Glicobiologia e Doença
Objetivos
No final da unidade curricular o aluno deverá ser capaz de:
- Associar a estrutura e função biológica dos glicanos e as proteínas que os reconhecem (lectinas, adesinas);
- Interpretar a estrutura dos glicanos de acordo com a sua classe e via biossintética:
- Determinar as diferentes formas como a glicosilação molda a actividade dos receptores imunitários e tem impacto na resposta imunitária;
- Classificar as proteínas que reconhecem os glicanos de acordo com a sua especificidade e função biológica;
- Nomear as patologias cujos mecanismos envolvem os glicanos;
- Indicar metodologias avançadas em glicobiologia para o estudo de glicanos;
- Explicar os princípios básicos das metodologias/tecnologias utilizadas para analisar a estrutura das latas de glicose;
- Interpretar os resultados de testes diagnósticos simples utilizados na prática clínica para doenças congénitas de glicosilação (CDG) e cancro;
- Explorar a relação entre as estruturas e os mecanismos fisiopatológicos por detrás de certas condições patológicas (por exemplo, cancro e CDG);
- Enumerar medicamentos baseados em glicanos ou em glicoconjugados ou em proteínas que os reconheçam e modelem;
- Formular questões relacionadas com a diversidade, função e reconhecimento dos glicanos e a sua relevância em patologias como a CDG, a infecção e o cancro
- Interpretar publicações científicas no campo da Glicociência;
Caracterização geral
Código
12032
Créditos
3.0
Professor responsável
Paula Alexandra Quintela Videira
Horas
Semanais - 1
Totais - 28
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de Biologia Celular e Molecular, Microbiologia, Bioquímica e Genética Molecular
Bibliografia
Essentials of Glycobiology –Varki A, Cummings RD, Esko JD, et al., editors. Essentials of Glycobiology. 4th edition. Cold Spring Harbor (NY): Cold Spring Harbor Laboratory Press; 2022-. Available free from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK579918/ .
Introduction to Glycobiology –Third Edition Maureen E. Taylor and Kurt Drickamer, Oxford University Press, Inc., New York. 2011, ISBN 978-0-19-956911-3. Available to request in the library as a hard-copy.
Artigos científicos selecionados
Disponibilizados pelos docentes na página MOODLE da disciplina.
Método de ensino
A lingua sera em portugues. No caso de alunos estrangeiro será leccionada em ingles. Os slides serão sempre em ingles.
A unidade curricular encontra-se organizada em oito temas, cada qual compreendendo aulas teóricas, teórico/práticas e práticas. Esta unidade curricular decorrerá em formato b–learning: ou seja, contém aulas presenciais com os professores, e uma parte do ensino é on-line (vídeos de aulas, documentos, fóruns), fazendo uso dos computadores e da internet como ferramentas didáticas e pedagógicas. De um modo geral haverá dois terços de aulas teóricas (b-learning), e um terço de aulas práticas. As aulas teóricas incluem aulas acompanhadas à distância, com conteúdos on-line com recursos e vídeos de professores. A unidade curricular abrange estratégias de tutoria com sessões à distância e fóruns de discussão sobre os temas de interesse.
As aulas práticas incluem tecnologias inovadoras e permitem os alunos trabalharem hands-on em diversas técnicas laboratoriais. Pretende-se desta forma que o aluno atualize e amplie os seus conhecimentos na área da glicobiologia bem como o desenvolvimento do pensamento crítico para aplicação em glicopatologia. Com estas metodologias de ensino pretende-se cativar o aluno desde o início da unidade curricular, fomentar uma participação ativa e colaborativa, fomentar a discussão e crítica, permitindo aos alunos inter-relacionar os vários temas entre si e criar bases para eventual aplicação da Glicobiologia no seu trabalho futuro.
Método de avaliação
A frequência às aulas teóricas é recomendada e há frequência obrigatória às aulas práticas e teórico-práticas.
As notas são dadas com base nestes três parâmetros:
1) Um teste escrito individual com ponderação de 50 %, que inclui matéria das aulas teóricas e práticas. Este teste deverá ter nota superior a 9 valores;
2) Apresentação e discussão de um artigo científico na área com ponderação de 40%;
3) Participação nas aulas incluindo questões colocadas na plataforma moodle com ponderação de 10 %;
A nota final é dada pelo somatório da nota do teste, mais a nota da apresentação e discussão do artigo científico e da nota da participação. Este somatório deverá ser superior a 9,5 valores para aprovação à unidade curricular.
No caso de exame de recurso, o aluno deverá ter frequência à Unidade. Poderá optar por um exame à matéria toda e neste caso tem a valorização de 100% ou apenas à matéria do teste e neste caso tem a valorização de 50%, mantendo-se a nota obtida na apresentação e discussão do artigo científico e da nota da participação.
Conteúdo
Dia |
Tipo de Aula/Conteúdo |
Docente |
15/09 |
Teórica: Introdução à Unidade Curricular/ Introdução à Glicobiologia (parte 1). |
Paula Angelina Filipa |
22/09 |
Teórica: Introdução à Glicobiologia (parte 2): conceitos básicos da diversidade estrutural de glicanos |
Angelina |
29/09 |
Teórica: Biossíntese de glicanos – N- e O-glicosilação – via de secreção ER-GOLGI e processamento de glicoproteínas. |
Angelina |
6/10 |
Teórica: Reconhecimento de glicanos pelo sistema imunitário e imunomodulação. Inflamação e migração celular. |
Paula |
13/10 |
Teórico-prática: “Glycan-mediated microbial adhesion” - e-learning session (interface moodle). |
Paula
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20/10 |
Teórica: Reconhecimento molecular de glicanos por lectinas em infeção. Da estrutura à função. |
Filipa |
27/10 |
Teórica-prática: Metodologias avançadas em Glicobiologia para o estudo dos glicanos – da molécula à célula |
Angelina |
3/11 |
Teórica-prática: “Mechanisms of cancer-associated glycosylation changes” - e-learning session (interface moodle) |
Paula
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10/11 |
Prática: NMR para caraterização estrutural da interação glicano-proteína. |
Filipa |
17/11 |
Prática: Glycan microarrays para identificação da especificidade fina para glicanos e descoberta de novos ligandos para lectinas |
Angelina |
24/11 |
Teórica: Glicanos e doença: Doenças congénitas da Glicosilação (CDGs) e terapia humana |
Paula |
9/12 |
Teste |
Paula Angelina Filipa |
15/12 |
Apresentação e discussão de artigos científicos |
Paula Angelina Filipa |
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Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: