Glicobiologia e Doença

Objetivos

No final da unidade curricular o aluno deverá ser capaz de:
- Associar a estrutura e função biológica dos glicanos e as proteínas que os reconhecem (lectinas, adesinas);
- Interpretar a estrutura dos glicanos de acordo com a sua classe e via biossintética:
- Determinar as diferentes formas como a glicosilação molda a actividade dos receptores imunitários e tem impacto na resposta imunitária;
- Classificar as proteínas que reconhecem os glicanos de acordo com a sua especificidade e função biológica;
- Nomear as patologias cujos mecanismos envolvem os glicanos;
- Indicar metodologias avançadas em glicobiologia para o estudo de glicanos;
- Explicar os princípios básicos das metodologias/tecnologias utilizadas para analisar a estrutura das latas de glicose;
- Interpretar os resultados de testes diagnósticos simples utilizados na prática clínica para doenças congénitas de glicosilação (CDG) e cancro;
- Explorar a relação entre as estruturas e os mecanismos fisiopatológicos por detrás de certas condições patológicas (por exemplo, cancro e CDG);
- Enumerar medicamentos baseados em glicanos ou em glicoconjugados ou em proteínas que os reconheçam e modelem;
- Formular questões relacionadas com a diversidade, função e reconhecimento dos glicanos e a sua relevância em patologias como a CDG, a infecção e o cancro
- Interpretar publicações científicas no campo da Glicociência;

Caracterização geral

Código

12032

Créditos

3.0

Professor responsável

Paula Alexandra Quintela Videira

Horas

Semanais - 1

Totais - 28

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Conhecimentos básicos de Biologia Celular e Molecular, Microbiologia, Bioquímica e Genética Molecular

Bibliografia

Essentials of Glycobiology –Varki A, Cummings RD, Esko JD, et al., editors. Essentials of Glycobiology. 4th edition. Cold Spring Harbor (NY): Cold Spring Harbor Laboratory Press; 2022-. Available free from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK579918/ .

Introduction to Glycobiology –Third Edition Maureen E. Taylor and Kurt Drickamer, Oxford University Press, Inc., New York. 2011, ISBN 978-0-19-956911-3. Available to request in the library as a hard-copy.

Artigos científicos selecionados

Disponibilizados pelos docentes na página MOODLE da disciplina.

Método de ensino

A lingua sera em portugues. No caso de alunos estrangeiro será leccionada em ingles. Os slides serão sempre em ingles.

A unidade curricular encontra-se organizada em oito temas, cada qual compreendendo aulas teóricas, teórico/práticas e práticas. Esta unidade curricular decorrerá em formato b–learning: ou seja, contém aulas presenciais com os professores, e uma parte do ensino é on-line (vídeos de aulas, documentos, fóruns), fazendo uso dos computadores e da internet como ferramentas didáticas e pedagógicas. De um modo geral haverá dois terços de aulas teóricas (b-learning), e um terço de aulas práticas. As aulas teóricas incluem aulas acompanhadas à distância, com conteúdos on-line com recursos e vídeos de professores. A unidade curricular abrange estratégias de tutoria com sessões à distância e fóruns de discussão sobre os temas de interesse.

As aulas práticas incluem tecnologias inovadoras e permitem os alunos trabalharem hands-on em diversas técnicas laboratoriais. Pretende-se desta forma que o aluno atualize e amplie os seus conhecimentos na área da glicobiologia bem como o desenvolvimento do pensamento crítico para aplicação em glicopatologia. Com estas metodologias de ensino pretende-se cativar o aluno desde o início da unidade curricular, fomentar uma participação ativa e colaborativa, fomentar a discussão e crítica, permitindo aos alunos inter-relacionar os vários temas entre si e criar bases para eventual aplicação da Glicobiologia no seu trabalho futuro.

Método de avaliação

A frequência às aulas teóricas é recomendada e há frequência obrigatória às aulas práticas e teórico-práticas.

As notas são dadas com base nestes três parâmetros:

1) Um teste escrito individual com ponderação de 50 %, que inclui matéria das aulas teóricas e práticas. Este teste deverá ter nota superior a 9 valores;

2) Apresentação e discussão de um artigo científico na área com ponderação de 40%;

3) Participação nas aulas incluindo questões colocadas na plataforma moodle com ponderação de 10 %;

 A nota final é dada pelo somatório da nota do teste, mais a nota da apresentação e discussão do artigo científico e da nota da participação. Este somatório deverá ser superior a 9,5 valores para aprovação à unidade curricular.

No caso de exame de recurso, o aluno deverá ter frequência à Unidade. Poderá optar por um exame à matéria toda e neste caso tem a valorização de 100% ou apenas à matéria do teste e neste caso tem a valorização de 50%, mantendo-se a nota obtida na apresentação e discussão do artigo científico e da nota da participação.

Conteúdo

Dia

Tipo de Aula/Conteúdo

Docente

15/09

Teórica:  Introdução à Unidade Curricular/ Introdução à Glicobiologia (parte 1).

Paula Angelina Filipa

22/09

Teórica: Introdução à Glicobiologia (parte 2): conceitos básicos da diversidade estrutural de glicanos

Angelina

29/09

Teórica: Biossíntese de glicanos – N- e O-glicosilação – via de secreção ER-GOLGI e processamento de glicoproteínas.

Angelina

6/10

Teórica: Reconhecimento de glicanos pelo sistema imunitário e imunomodulação. Inflamação e migração celular.

Paula

13/10

Teórico-prática: “Glycan-mediated microbial adhesion” - e-learning session (interface moodle).

Paula

 

20/10

Teórica: Reconhecimento molecular de glicanos por lectinas em infeção. Da estrutura à função.

Filipa

27/10

Teórica-prática: Metodologias avançadas em Glicobiologia para o estudo dos glicanos – da molécula à célula

Angelina

3/11

Teórica-prática: “Mechanisms of cancer-associated glycosylation changes- e-learning session (interface moodle)

Paula

 

10/11

Prática: NMR para caraterização estrutural da interação glicano-proteína.

Filipa

17/11

Prática: Glycan microarrays para identificação da especificidade fina para glicanos e descoberta de novos ligandos para lectinas

Angelina

24/11

Teórica: Glicanos e doença: Doenças congénitas da Glicosilação (CDGs) e terapia humana

Paula

9/12

Teste

Paula Angelina Filipa

15/12

Apresentação e discussão de artigos científicos

Paula Angelina Filipa

 

 

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: