Práticas Laboratoriais Integradas II
Objetivos
O objetivo desta unidade curricular é encorajar o contacto entre os estudantes e os laboratórios de investigação da FCT NOVA, ITQB NOVA e NMS|FCM de forma a ajudar os estudantes na identificação de um laboratório e escolha de um tópico a desenvolver durante o projeto de dissertação.
Esta unidade curricular vem na sequência de Práticas Laboratoriais Integradas I, onde os estudantes adquiriram um conhecimento das múltiplas técnicas usadas em Bioquímica. Pretende-se que os estudantes adquiram uma visão e uma prática integrada de várias metodologias laboratoriais usadas na área de investigação relacionada com biomoléculas.
Caracterização geral
Código
11181
Créditos
6.0
Professor responsável
Lígia Maria de Oliveira Martins, Maria Teresa Nunes Mangas Catarino
Horas
Semanais - 1
Totais - 84
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem.
Bibliografia
Artigos específicos dos projectos.
Pesquisa bibliográfica a cargo dos estudantes.
Método de ensino
Antes do início da Unidade Curricular serão distribuídos pelos diferentes grupos de estudantes mini-projectos de investigação, a partir de uma lista elaborada pelo docente responsável, com a colaboração de investigadores do ITQB, FCT e FCM.
Após escolha dos planos, os alunos executam os trabalhos experimentais, em ambiente de laboratório de investigação, recorrendo às várias técnicas disponíveis, sendo acompanhados por um tutor do respetivo laboratório.
Método de avaliação
A avaliação será contínua (40%) e no final da Unidade Curricular os alunos prepararão um relatório sucinto (Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão e Referências Bibliográficas) de uma das rotações (30%) e farão uma apresentação oral (30%) do trabalho realizado.
Conteúdo
Os estudantes irão planear e realizar trabalho experimental de modo a atingir os objetivos dos projetos escolhidos, recorrendo às várias técnicas experimentais disponíveis nos laboratórios de investigação do ITQB, FCT e FCM.