Tecnologias no Ensino de CTEM I
Objetivos
Conhecimentos sobre as políticas e estudos nacionais e internacionais referentes ao ensino de CTEM com tecnologias:
Orientações dos principais documentos publicados nas últimas décadas sobre o ensino de CTEM.
Metodologias e resultados dos estudos comparativos internacionais (PISA, TIMSS, etc.).
Conhecimentos:
Organização de espaços para o ensino de CTEM.
Planeamento de actividades lectivas.
Elaboração profissional de documentos (testes, apresentações, etc.) para actividades lectivas.
Compreensão dos modos de produção do conhecimento científico e da sua influência no ensino de CTEM.
Competências:
Identificar literatura relevante sobre ensino de CTEM.
Utilizar de modo profissional sistemas de processamento de texto e de imagem.
Utilizar software científico e sistemas de aquisição de dados, em situações de ensino.
Ler, interpretar, criticar e sistematizar a literatura sobre o ensino de CTEM.
Fundamentar e construir documentos para utilização em sala de aula, de forma estruturada, coerente e concisa.
Caracterização geral
Código
11387
Créditos
9.0
Professor responsável
António Manuel Dias Domingos
Horas
Semanais - 2
Totais - 91
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem
Bibliografia
Anderson, P. V. (2011). Technical Communication: A Reader-Centered Approach.
Black, Paul, & Atkin, J. M. (Eds.). (2005). Changing the Subject, Innovations in Science, Mathematics and Technology Education.
Eurydice. (2011). Science Education in Europe: National Policies, Practices and Research.
Hewitt, P. G., Lyons, S. A., Suchocki, J. A., Yeh, J., & Baird, D. (2007). Conceptual Integrated Science.
Liengme, B. V. (2009). A Guide to Microsoft Excel 2007 for Scientists and Engineers.
Meadows, D. H. (2008). Thinking in Systems: A Primer.
National Research Council. (2011). Successful K-12 STEM Education, Identifying Effective Approaches in Science, Technology, Engineering, and Mathematics.
Rocard, M., et al. (2007). Science Education Now: A Renewed Pedagogy for the Future of Europe.
Método de ensino
Exposição do professor e discussão com os alunos, em geral com base em documentos escritos ou em vídeo.
Actividades práticas e laboratoriais com software e equipamentos científicos. Apresentações de alunos e simulação de aulas.
Elaboração individual e em grupo de documentos para utilização em actividades de ensino. Análise e discussão colectiva desses documentos.
Observação e análise de aulas e outras actividades nos ensinos básico e secundário.
Método de avaliação
A avaliação incide sobre o portefólio de documentos que cada aluno constrói ao longo da unidade curricular, bem como sobre a participação nas aulas e o seu desempenho nas apresentações e simulações de aulas.
Conteúdo
Aprender CTEM com tecnologias computacionais: contributos da Psicologia da Aprendizagem e das Didácticas.
A natureza da Ciência, da Tecnologia e da Matemática e suas implicações no ensino. “Inquiry” como conceito chave na aprendizagem de CTEM. Documentos orientadores em Portugal e na União Europeia.
Processamento de texto científico, tópicos avançados.
Conceitos fundamentais de ilustração técnico-científica.
Folha de cálculo, tópicos avançados em análise de dados experimentais.
Análise de video com Tracker e Logger Pro.
Análise de imagem com ImageJ e microscópios digitais.
Desenvolvimento colaborativo de recursos educativos digitais em CTEM e utilização de Repositórios.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: