Tecnologias no Ensino de CTEMII

Objetivos

 

Conhecimentos sobre as políticas e estudos nacionais e internacionais referentes ao ensino de CTEM com tecnologias:Orientações dos principais documentos publicados nas últimas décadas sobre o ensino de CTEM.Metodologias e resultados dos estudos comparativos internacionais (PISA, TIMSS, etc.).Conhecimentos:Organização de espaços para o ensino de CTEM.Planeamento de atividades letivas.Elaboração profissional de documentos (testes, apresentações, etc.) para atividades letivas.Compreensão dos modos de produção do conhecimento científico e da sua influência no ensino de CTEM.Competências:Identificar literatura relevante sobre ensino de CTEM.Utilizar de modo profissional sistemas de processamento de texto e de imagem.Utilizar software científico e sistemas de aquisição de dados, em situações de ensino.Ler, interpretar, criticar e sistematizar a literatura sobre o ensino de CTEM.Fundamentar e construir documentos para utilização em sala de aula, de forma estruturada, coerente e concisa.


Caracterização geral

Código

11388

Créditos

9.0

Professor responsável

António Manuel Dias Domingos

Horas

Semanais - 2

Totais - 122

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

não tem

Bibliografia

Barton, R. (2004). Learning and Teaching Secondary Science with ICT (1st ed.). Maidenhead: Open University Press.
Hohenwarter, J., & Hohenwarter, M. (2012). Introduction to Geogebra 4. geogebra.org.

Johnston-Wilder, S., & Pimm, D. (Eds.). (2005). Teaching Secondary Mathematics with ICT (pp. 1–273). Maidenhead: Open University Press.
Liengme, B. V. (2009). A Guide to Microsoft Excel 2007 for Scientists and Engineers (pp. 1–330). London: Academic Press. Meadows, D. H. (2008). Thinking in Systems: A Primer. White River Junction, VT : Chelsea Green Publishing.
Oldknow, A., & Taylor, R. (2010). Teaching Mathematics Using ICT (pp. 1–329). London: Continuum. Pimm, D. (1995). Symbols and Meanings in School Mathematics (pp. 1–235). London: Routledge. Watson, J. M. (2006). Statistical Literacy at School, Growth and Goals (pp. 1–319). Mahawah, N. J.: Lawrence Erlbaum Associates.

Método de ensino

Exposição do professor e discussão com os alunos, em geral com base em documentos escritos ou em vídeo.
Atividades práticas e laboratoriais com software e equipamentos científicos. Apresentações de alunos e simulação de aulas.
Elaboração individual e em grupo de documentos para utilização em atividades de ensino. Análise e discussão coletiva desses documentos.
Observação e análise de aulas e outras atividades nos ensinos básico e secundário.

Método de avaliação

A avaliação incide sobre o portefólio de documentos que cada aluno constrói ao longo da unidade curricular, bem como sobre a participação nas aulas e o seu desempenho nas apresentações e simulações de aulas.

Conteúdo

Atitudes e práticas interdisciplinares: as tecnologias computacionais e a abordagem CTEM nas várias disciplinas.
Sensores e sistemas de aquisição de dados com computadores.
Sensores e sistemas de aquisição de dados com calculadoras gráficas.

Sensores e sistemas de aquisição de dados com tablets.
Geometria e Análise com Geogebra e com software CAS (“Computer Algebra System”). Utilização do Geogebra numa perspetiva interdisciplinar.
Estatística dinâmica com Excel, Fathom e R.
Da dinâmica de populações ao movimento da Lua: modelação computacional com Excel e Modellus. Organização de espaços (laboratórios e salas de aula) para exploração de tecnologias educacionais.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: