Seminário Interdisciplinar, Inovação em Educação

Objetivos

-    Conhecer as mais recentes orientações políticas e estudos internacionais em matéria de organização dos sistemas educativos e de processos de ensino-aprendizagem
-    Compreender as possibilidades de inovação em educação a nível macro (sistema), meso (escolas e territórios) e micro (salas de aula e ambientes de aprendizagem
-    Ser capaz de identificar e planear modelos e práticas inovadoras nos respectivos contextos profissionais

Caracterização geral

Código

11386

Créditos

3.0

Professor responsável

João José de Carvalho Correia de Freitas

Horas

Semanais - 2

Totais - 28

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Sem requisitos específicos

Bibliografia

AAVV. (2002). Espaços de Educação, tempos de formação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Andreas SCHLEICHER (ed.) (2012). Preparing teachers and developing school leaders for the 21st century. Paris: OCDE pub.

António NÓVOA (2009). Professores: Imagens do Futuro Presente. Lisboa: edições EDUCA.

Eurydice (2007). Autonomia das escolas na Europa. Políticas e medidas. Lisboa: Unidade Europeia da Rede Eurydice.

Gert BIESTA (2010). Good Education in an Age of Measurement: Ethics, Politics, Democracy. Boulder, CO: Paradigm Publishers.

Jan MASSCHELEIN; Marten SIMONS (2013). Em defesa da escola. Uma questão pública. Belo Horizonte: Ed. Autêntica.

Lima, L., Pacheco J., Esteves M. & Canário R. (2006). A Educação em Portugal (1986- 2006). Alguns contributos de investigação. Lisboa: CNE.

Paulo SANTIAGO, Graham DONALDSON, Anne LOONEY, Debora NUSCHE (eds.). (2012). OCDE Reviews of Evaluation and Assessment in Education: Portugal. Paris: OCDE publishing.

Método de ensino

A unidade curricular decorrerá com conferências semanais, seguidas de debate, com leitura prévia e fórum online.Será requerida a participação em pelo menos 4/5 das conferências.

Método de avaliação

A avaliação na unidade curricular será contínua e terá em consideração a assiduidade e participação nas conferências, bem como a elaboração por cada aluno de um artigo (máximo de 15000 caracteres, incluindo espaços) sobre a temática de uma ou várias conferências, para um público alvo devidamente identificado (e.g., jornal do tipo “A Página da Educação” ou um texto de opinião para um semanário ou diário).

Alternativamente poderá ser elaborado e apresentado um portefolio digital de aprendizagem

Conteúdo

1 – A organização dos sistemas educativos:
1.1    perspetivas inovadoras nos estudos e recomendações dos organismos internacionais (OCDE, UNESCO,…)
1.2    orientações recentes das políticas nacionais

2    – As escolas e os territórios:
2.1    modelos e práticas inovadoras
2.2    potencalidades educativas das instituições locais (culturais, artísticas, científicas, sociais, profissionais,…)

3    – As salas de aula e os ambientes de aprendizagem:
3.1    recomendações nacionais e internacionais sobre processos de ensino-aprendizagem
3.2    modelos e práticas inovadoras