e-Learning e TIC em Educação II

Objetivos

No final desta unidade curricular a/o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:

a) Conhecer e utilizar ferramentas computacionais de desenvolvimento de produtos educacionais;
b) Analisar e conceber metodologias de avaliação de conteúdos e produtos educacionais com suporte tecnológico;
c) Analisar a literatura recente sobre ambientes educacionais baseados na utilização de computadores e redes;
d) Escrever sínteses sobre temas de tecnologia educacional e orientar discussões sobre esses temas;
e) Conhecer usos diversificados das tecnologias em diferentes situações de educação e formação, com particular ênfase para os exemplos portugueses;
f) Explorar sistemas informáticos de forma individual de forma a conhecer no concreto alguns sistemas de apoio ao ensino e à aprendizagem;
    

Caracterização geral

Código

11395

Créditos

9.0

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 2

Totais - 112

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Recomendada a frequência da unidade curricular eLTICE I

Bibliografia

 

  • Ananiadou, K., & Claro, M. (2009). 21st-century skills and competencies for new millennium learners in OECD countries. OECD Publishing.
  • D’Antoni, S. (2009). Open Educational Resources: reviewing initiatives and issues. Open Learning, 24(1), 3–10.
  • Balanskat, A., et al (2006). The ICT Impact Report European Schoolnet.
  • Kay, D., et al (2009). Next-Generation User Skills. Presented at the ALT-C 2009 “In dreams begins responsibility”, Manchester.
  • Naismith, L., et al (2004). Literature review in mobile technologies and learning.
  • Oblinger, D., et al (2005). Educating the net generation. Boulder, Colo.: EDUCAUSE
  • Paisana, M., & Lima, T. (n.d.). Sociedade em Rede. A Internet em Portugal 2012. Lisboa: OberCom.
  • Stahl, G., et al (2006). Computer-supported collaborative learning: An historical perspective. Cambridge handbook of the learning sciences

Método de ensino

As aulas decorrerão em ambiente de Seminário e Oficina, em sistema presencial e on-line, com apresentações teóricas, debate e trabalho prático (leitura de artigos, pesquisa na Internet, uso de sistemas e aplicações de e-Learning).

Método de avaliação

O método de avaliação será de natureza contínua, compreendendo a avaliação da participação nas actividades presenciais e on-line e elaboração e defesa de um portefólio digital.

Conteúdo

Os conteúdos programáticos têm carácter modular integra as três unidades curriculares de mesmo nome, partes I, II e III, que se apresentam em itálico para melhor contextualização:

I.1. e-Learning: Computadores, Redes e Internet no Ensino e na Aprendizagem
I.2. Computadores em Rede e suas aplicações educativas

II. Da Integração Curricular das TIC às Plataformas de Gestão de Ensino e Aprendizagem On-line e aos Ambientes de Aprendizagem Pessoal

III.1. Redes e Multimédia
III.2. Conteúdos Educativos Digitais

Dada a rápida evolução das TIC, estes mesmos os conteúdos poderão ser articulados de forma diferente entre as três partes.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: