Complementos de Geologia para o Ensino I
Objetivos
O objectivo da disciplina é dotar os estudantes dos conhecimentos e ferramentas necessários para a compreensão do enquadramento da Terra no Sistema Solar, e a diferenciação do seu interior, causa da dinâmica da sua camada mais externa, a litosfera.
No final da unidade curricular, os estudantes deverão ter adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhes permitam: 1) Reconhecer que a Terra, um planeta entre muitos outros, faz parte de um Sistema Solar em evolução; 2) Conhecerem os argumentos e mecanismos aduzidos para a formulação da Teoria da Tectónica de Placas; 3) Conhecer as causas e os efeitos da mobilidade das placas, geradora de forças de que resulta a deformação das rochas; 4) assimilarem os conceitos de ciclo de Wilson e de ciclo das Rochas; 5) Conhecerem e serem capazes de analisar, identificar e classificar minerais e rochas resultantes da geodinâmica interna; 6) Conhecerem os recursos geológicos do País, resultantes do magmatismo e do metamorfismo.
Caracterização geral
Código
11403
Créditos
9.0
Professor responsável
Joaquim António dos Reis Silva Simão, José Carlos Ribeiro Kullberg
Horas
Semanais - 4
Totais - 56
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Ter formação de base em qualquer área das Geociências
Bibliografia
- Halliday, D., Resnick, R., & Walker, J. (2005). Fundamentals of physics (7th ed.). New York: Wiley.
- Physics of Atoms and Molecules – B. H. Bransden and C. J. Joachain, 2nd Ed., Prentice Hall, 2003
- Introductory Nuclear Physics – Kenneth S. Krane, John Wiley & Sons, New York (1988), ISBN 0-471-85914-1
- Introduction to Solid State Physics, C. Kittel, 7th edition (Wiley)
- Introdução à Física Estatística, J.P. Casquilho e P.I. Teixeira, IST Press (2011)
- W. Greiner, Quantum mechanics: an introduction, Springer-Verlag, Berlin, 1994.
Método de ensino
Os conceitos e teorias são explicadas pelo professor com o auxílio de diapositivos,principalmente as partes introdutórias da UC.
São utilizados laboratórios e o campo para a compreensão das diferentes matérias:1) mesa de deformação analógica para simulação de estruturas tectónicas em vários contextos tectónicos;2) campo, observação,interpretação e aprendizagem dos métodos de geólogo no campo,medição de estruturas de frágeis e dúcteis (Arrábida);3) laboratórios de minerais e rochas em amostras de mão e de microscópios petrográficos para descrição e identificação de minerais/rochas magmáticas/metamórficas;4) campo,observação de modos de ocorrência de rochas magmáticas e metamórficas (Sintra);5) exercícios práticos.
Método de avaliação
Avaliação- grupos de 2:apresentação e discussão de um conceito teórico(30 %)+ proposta de uma atividade experimental (laboratório) (20%)+ entrega de livro de campo(20%);individual:relatórios de identificação de rocha em amostra de mão e ao microscópio petrográfico (30%)
Conteúdo
A Terra no Universo e no Sistema Solar. Estrutura e dinâmica interna da Terra. Diferenciação quanto à composição química e às características físicas; descontinuidades. Da Hipótese da Deriva dos Continentes à Teoria da Tectónica de Placas: argumentos e mecanismos. Movimentos verticais da litosfera. O Ciclo de Wilson, abordagem integradora dos processos de dinâmica interna da Terra e dos materiais deles resultantes; comparação com o Ciclo das Rochas. Deformação das rochas: comportamentos, estruturas geradas e factores condicionadores. Consequências da dinâmica interna da Terra: 1) Actividade sísmica: contexto tectónico e processos associados. 2) Actividade vulcânica: contextos tectónicos, tipologia, estruturas e materiais resultantes. Minerais e rochas magmáticas. 3) Metamorfismo; tipos, contextos geodinâmicos, factores condicionadores, materiais resultantes. Rochas metamórficas. Utilizações pelo Homem dos recursos gerados em ambientes magmáticos e metamórficos. Exemplos em Portugal. |