Complementos de Geologia para o Ensino II

Objetivos

O objectivo da UC é dotar os estudantes dos conhecimentos e ferramentas necessários para a compreensão da origem e do desenvolvimento da Vida na Terra registada pelas rochas sedimentares. No final da UC, os estudantes deverão ter adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhes permitam:
1) Conhecerem as principais etapas de desenvolvimento dos organismos, ao longo da História da Terra através dos estudos paleontológicos;
2) Conhecerem as metodologias da Paleontologia;
3) Assimilarem o conceito de tempo geológico e, a partir dele, conhecer as formas de o medir: idade isotópica e relativa;
4) Saberem distinguir as diferentes unidades básicas da Estratigrafia (formais e informais) e os princípios fundamentais e excepções;
5) Conhecerem os processos de geodinâmica externa conducentes à formação das rochas sedimentares;
6) Saberem identificá-las e classificá-las em amostra de mão e em lâmina delgada;
7) Conhecerem os recursos geológicos do País, resultantes do ambiente sedimentar.

Caracterização geral

Código

11404

Créditos

9.0

Professor responsável

Octávio João Madeira Mateus, Paulo Alexandre Rodrigues Roque Legoinha

Horas

Semanais - 4

Totais - 56

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Sem requisitos.

Bibliografia

MIALL, A.D. (2016) - Stratigraphy: A Modern Synthesis, 452 p.

MONROE, J.S. & WICANDER, R. (2015) – Historical Geology. Evolution of Earth and life through time. 8th edition, Brooks / Cole, Thomson Learning, 580 p.

SUGUIO K. (2003) - Geologia Sedimentar. Editora Edgard Blucher, 400p.

DIAS, R., ARAÚJO, A., TERRINHA, P. & KULLBERG, J.C. (Eds.) (2013) - Geologia de Portugal no contexto da Ibéria. 2 Vols: Vol I - Geologia Pré-mesozóica de Portugal; Vol. II - Geologia Meso-cenozóica de Portugal. Escolar Editora: (807 +798 p.).

IUGS - Stratigraphic Guide: https://stratigraphy.org/guide/

(Outra — artigos, websites, etc— de acordo com a especificidade de temas a desenvolver pelos alunos)

Método de ensino

Aulas teóricas expositivas com recurso a meios multimédia. Aulas práticas de observação e classificação de rochas sedimentares, e de exercícios de desenho de colunas litostratigráficas, correlação e interpretação da evolução paleogeográfica. Saída de campo com visita de afloramentos com carácter pedagógico para ilustração de conceitos sedimentológicos, estratigráficos e observação de fósseis.

Método de avaliação

Avaliação contínua com apresentação de relatórios dos trabalhos práticos e da visita de estudo. O aluno apresentará trabalhos escritos, de síntese, sobre temas propostos pelos docentes, bem como uma apresentação oral sobre esses temas e sua discussão com o docente e colegas.

Conteúdo

Geohistória e evolução da Vida no planeta Terra.

O papel da Paleontologia e suas metodologias; conceito de fóssil e de espécie em Paleontologia. Processos de fossilização. Macro e microfósseis, fósseis de fácies e de idade. Caracterização dos grandes grupos de fósseis.

A linha do tempo geológico; idades isotópicas e relativas. Princípios fundamentais da Estratigrafia e suas excepções. Unidades estratigráficas formais e informais. Eustatismo. Reconstituições paleo- geográficas e climáticas.

Ambientes de sedimentação e rochas resultantes. Análise, descrição e classificação de r. sedimentares em amostras de mão e em lâmina delgada (uso do microscópio petrográfico). Fases da diagénese e seu papel na modificação das propriedades físicas e químicas das rochas sedimentares. O papel dos agentes erosivos nas fases formação das rochas sedimentares e na modelação das formas do terreno. Conceito de bacia sedimentar e exploração de recursos geológicos com potencial económico; exemplos em Portugal.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: