Complementos de Geologia para o Ensino III
Objetivos
O objectivo da UC é dotar os estudantes dos conhecimentos e ferramentas necessários para a interpretação da geologia de uma região através de cartas geológicas e, a partir delas utilizar a Terra como uma IGNOREe de recursos para o Homem e a Vida.
No final da UC, os estudantes deverão ter adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhes permitam:
1) Interpretar cartas geológicas;
2) utilizá-las como base do conhecimento dos georecursos e dos riscos geológicos;
3) Compreender as formas de ocorrência da água subterrânea, sua exploração e importância para a Vida;
4) Identificar o Homem como potencial agente de alterações climáticas;
5) Reconhecer os factores perturbadores da ocupação antrópica em diferentes áreas da superfície da Terra;
6) Conhecer os recursos geológicos com interesse para o desenvolvimento sustentado da Sociedade;
7) Reconhecer a importância da preservação do Património Geológico, e adoptar um postura ética perante o Planeta.
Caracterização geral
Código
11405
Créditos
9.0
Professor responsável
Paulo do Carmo de Sá Caetano
Horas
Semanais - 5
Totais - 80
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
NA
Bibliografia
Bolton, T., 2009. Geological Maps; their solutions and interpretation.
Brilha, J., 2005. Património Geológico e Geoconservação. Palimage, 190 p.
Culshaw, M.G., Reeves, H.J., Jefferson, I., Spink, T.W. (eds.) (2009) – “Engineering Geology for Tomorrow''''s Cities”. GSEG Sp. Pub., nº 22, 400 p.
Hiscock, K., 2005. Hydrogeology: Principles and practice. Blackwell Publishing Co., 389 p.
Jackson, R. E. (2019) Earth Science for Civil and Environmental Engineers. Cambridge Univ Press, 1st Ed., 492 p.
Lisle, R.J., Brabham, P. & Barnes, J.W., 2011. Basic Geological Mapping, Wiley, 5ª ed., 217p.
Ramkumar, M. (Ed.), 2013. On a Sustainable Future of the Earth''''s Natural Resources. Springer, 554 p.
Sharma, H. D.; Reddy, K. R., 2004. Geoenvironmental Engineering: Site Remediation, Waste Containment, and Emerging Waste Management Technologies. Wiley, 992 p.
Vallejo, L. I. & Ferrer, M., 2011. Geological Engineering. CRC Press Balkema Group, 678 p.
Método de ensino
Na disciplina são utilizados diferentes métodos de ensino, a saber:
- Ensino tutorial, para a componente letiva presencial prevista no calendário escolar, para as componentes teórica e teórico-prática.
- Ensino assistido, não presencial, utilizando o Moodle, onde o aluno contacta o docente para colocar dúvidas, para além das horas convencionais semanais destinadas a dúvidas, previstas na programação da UC.
Método de avaliação
Avaliação contínua com apresentação de relatórios dos trabalhos práticos ou de visitas de estudo. O estudante apresentará trabalhos escritos, de síntese, sobre temas propostos pelos docentes, bem como uma apresentação oral sobre esses temas e sua discussão com os docentes e colegas, sempre que possível na perspetiva da sua aplicabilidade ao ensino Secundário (de acordo com os conteúdos programáticos deste nível de ensino).
Conteúdo
A) Cartas geológicas: elementos de síntese de informação do substrato geológico e instrumento de interpretação para fins económicos e o planeamento e ordenamento do território. Produção e interpretação de cartas. Cartas temáticas e de risco. Avaliação e estratégias de gestão e mitigação do risco. Ocupação antrópica e ordenamento do território; bacias hidrográficas, zonas costeiras e de vertente.
B) Ciclo da Água. Aptidão hidrogeológica das rochas: aquíferos. Qualidade, exploração, contaminação da água subterrânea.
C) Ciclo do Carbono. Alterações climáticas e seus efeitos; perspetiva geocientífica e ação do Homem.
D) Classificação e génese de georrecursos: metálicos, não metálicos e rochas ornamentais. Gestão sustentada. Métodos e tecnologias de exploração: céu aberto e em subterrâneo. Processamento e valorização. Recursos energéticos. Exploração de reservatórios.
E) Geologia, tecnologia e sociedade: contribuição para uma cultura de sustentabilidade da vida na Terra - Património geológico e Geoética.