Metodologia de Investigação em Educação

Objetivos

No final desta unidade curricular cada mestrando terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:

- conhecer os principais paradigmas, estratégias de pesquisa e técnicas de recolha e análise de dados em investigação educacional;

- compreender as características, potencialidades e limites de diferentes opções metodológicas;

- ser capaz de desenvolver um projeto de investigação completando todas as etapas que o integram;

- ser capaz de selecionar e fundamentar a escolha de estratégias de pesquisa e  de  técnicas de investigação;
- ser capaz de analisar criticamente a pesquisa desenvolvida, tanto no que respeita aos resultados obtidos quanto em termos dos procedimentos seguidos.

Caracterização geral

Código

11420

Créditos

9.0

Professor responsável

António Manuel Dias Domingos

Horas

Semanais - 3

Totais - 92

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem

Bibliografia

Afonso, N. (2005), Investigação Naturalista em Educação  Um guia prático e crítico, Porto: ASA.

Bogdan, R.& Bilken, S. (1994): Investigação Qualitativa em Educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.

Cardoso, T., Alarcão, I., Celorico, J. (2010) Revisão da Literatura e Sistematização de Conhecimento, Porto: Porto Editora.


Cohen, L.; Manion, L.; Morrison, K. (2005). Research Methods in Education.London and New York: Routledge Falmer.

Ghiglione, R & Matalon, B. (1993): O Inquérito, Teoria e Prática. Oeiras: Celta Editora.

Lessard-hébert, M.; Goyette, G.; Boutin, G. (1994). Investigação Qualitativa: Fundamentos e Práticas. Lisboa: Instituto Piaget.

Scott, D. & Usher, R. (1999). Researching Education: data, methods and theory in educational enquiry. London: Institute of Education.

Método de ensino

Recorre-se a metodologias de ensino diversificadas que deverão combinar a exposição oral de problemáticas relevantes no domínio em estudo, o diálogo e argumentação em torno de temáticas científicas e a pesquisa e análise de informação pertinente para o aprofundamento de questões metodológicas da investigação em educação.

Para tal, os estudantes são desde cedo convidados a participar ativamente nas sessões presenciais através da preparação prévia das temáticas a abordar, de momentos de debate e reflexão coletivos e da exposição individual (oral e escrita) de problemáticas de investigação.

Método de avaliação

A avaliação da Unidade Curricular será contínua e terá em consideração os seguintes elementos: assiduidade e participação nas aulas; desempenho na realização das tarefas propostas; apresentação de trabalhos nas aulas; qualidade do projeto de investigação ou do trabalho de projeto proposto.

Conteúdo

  1. Especificidades do conhecimento científico da educação e etapas do processo de investigação
  2. Paradigmas de investigação educativa: positivismo, interpretativismo e teoria crítica
  3. Estratégias de pesquisa educativa: experimental, «survey», abordagens qualitativas e estudos de caso
  4. Principais técnicas de recolha e análise de dados: testes, questionários, entrevistas, observação e análise documental
  5. Principais técnicas de tratamento de dados: análise estatística e análise de conteúdo