Seminário Interdisciplinar, Tópicos de Investigação em Ciências Físicas e Matemática

Objetivos

Conhecimentos:
Sobre as investigações mais relevantes realizadas na FCTUNL e sobre a sua relevância para a sociedade. Sobre as metodologias, as questões, as técnicas, as dificuldades e os “estados de espírito” dos cientistas da FCTUNL.

Compreensão:
Dos modos de produção do conhecimento científico e da sua influência no ensino.

Competências:
Relacionar a atividade dos cientistas com as características e necessidades do ensino. Ler, interpretar, criticar e sistematizar literatura de divulgação científica.
Fundamentar e construir documentos que descrevam problemáticas da ciência

Caracterização geral

Código

11391

Créditos

3.0

Professor responsável

António Manuel Dias Domingos

Horas

Semanais - 2

Totais - 52

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

não tem

Bibliografia

Derry, G. N. (1999). What Science is and How it Works (pp. 1–323). Princeton, N. J.: Princeton University Press. Fiolhais, C. (2011). A Ciência em Portugal (pp. 1–118). Lisboa: Fundacao Francisco Manuel dos Santos.

Gago, J. M., Ziman, J., Caro, P., Constantinou, C., Davies, G., Parchamannn, I., et al. (2004). Increasing Human Resources for Science and Technology in Europe (Report to the EC Conference Europe Needs More Scientists) (pp. 1–182). European Commission.

Rocard, M., Csermely, P., Jorde, D., & Lenzen, D. (2007). Science Education Now: A Renewed Pedagogy for the Future of Europe. European Commission.

Rutherford, F. J., & Ahlgren, A. (1995). Ciência para Todos. (C. C. Martins, Trans.) (1st ed., pp. 1–215). Lisboa: Gradiva.

Snow, C. P. (1964). The Two Cultures: And A Second Look (pp. 1–113). Cambridge: Cambridge University Press.

Método de ensino

A unidade curricular decorrerá com conferências semanais, seguidas de debate, com leitura prévia e fórum online.
Será requerida a participação em pelo menos 4/5 das conferências.
A avaliação na unidade curricular será contínua e terá em consideração a assiduidade e participação nas conferências, bem como a elaboração por cada aluno de um artigo (máximo de 15000 carateres, incluindo espaços) sobre a temática de uma ou várias conferências, para um público alvo devidamente identificado (e.g., jornal do tipo “A Página da Educação” ou um texto de opinião para um semanário ou diário).

Método de avaliação

A unidade curricular decorrerá com conferências semanais, seguidas de debate, com leitura prévia e fórum online.
Será requerida a participação em pelo menos 4/5 das conferências.
A avaliação na unidade curricular será contínua e terá em consideração a assiduidade e participação nas conferências, bem como a elaboração por cada aluno de um artigo (máximo de 15000 carateres, incluindo espaços) sobre a temática de uma ou várias conferências, para um público alvo devidamente identificado (e.g., jornal do tipo “A Página da Educação” ou um texto de opinião para um semanário ou diário).

Conteúdo

Este é o Seminário Interdisciplinar, que decorrerá no terceiro semestre do curso. A ênfase será em Tópicos de Investigação em Ciências da Físicas e em Matemática. A coordenação do seminário escolherá em cada semestre um conjunto de cientistas da FCTUNL, em particular jovens cientistas, que prepararão conferências de aproximadamente 1 hora, seguida de debate e antecedida de leitura prévia sobre o tema da conferência. O debate será ainda complementado com fóruns online. Exemplos de temas possíveis, tendo em conta os temas de investigação em curso em maio de 2013:

Transparent Oxide Material and Nanostructure Glass-ceramic materials
Printed electrochemical devices
Solar cells based on oxide

Lab-on-Paper
Hybrid and printed electronics
X-Rays for Materials Characterization Solar-Pumped Lasers
Adsorption of liposomes on PEMs Wastewater treatment and valorization HRMAS NMR applied to bio-materials Cellulosome: a molecular machine

Statistic Analisys of Extreme Values Clustering of extreme values