Educação Ambiental e Sustentabilidade I
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivo fornecer conteúdos teóricos e práticos sobre a dinâmica e funcionamento dos ecossistemas, a importância da biodiversidade, os desafios e oportunidades associados às cidades, a contextualização da influência humana num território em constante mudança onde a responsabilidade social e ética são relevantes para proporcionarem uma maior qualidade de vida num quadro de desenvolvimento sustentável.
No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:
- Compreender e conhecer os principais conceitos, desafios, oportunidades e indicadores relacionados com o funcionamento dos sistemas naturais e humanizados;
- Ser capaz de contribuir para discutir a relevância da biodiversidade e conservação da natureza para o planeta, da importância das cidades e do planeamento e gestão do território numa perspetiva de responsabilidade individual e coletiva.
Caracterização geral
Código
11400
Créditos
9.0
Professor responsável
Francisco Manuel Freire Cardoso Ferreira
Horas
Semanais - 4
Totais - 112
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem.
Bibliografia
- Miller, G. and Sppolman, S., 2014. Living in the Environment, 18th Edition, Wadsworth Publishing Company, Belmont, 816 pp.
- Begon M, Colin R, Towsend J, Harper L. 2005. Ecology: From Individuals to Ecosystems. 4th Edition, 752 pp. Wiley-Blackwell
*Gaston, K.J., Spicer J. I. 2004. Biodiversity – An Introduction. Blackwell Pub. Co. ISBN 1-4051-1857
* Odum, E.P. e G.W. Barrett. 2005. Fundamentals of Ecology, 5th ed. Brooks/Cole, Belmont (Chapter 3 only): “Princípios e Conceitos Fundamentais Relacionados com a Energia”]
- The Sustainable Urban Development; Ed. Wheeler, S. and Beatley, T.; Urban Reader Series, Routledge, New York, 2004.
- Dobson, A. (2003) Citizenship and the Environment. Oxford University Press. Oxford, 132.
Método de ensino
O método de ensino é suportado em aulas teórico-práticas. As aulas práticas incidem na análise e discussão de instrumentos de avaliação e gestão. O método de ensino é orientado para: a) capacidade individual e/ou de grupo para produzir, desenvolver ou utilizar as técnicas estudadas; b) capacidade de argumentação e raciocínio coerente na exposição de temas estudados individualmente ou em grupo. As horas não presenciais são orientadas em regime tutorial com recurso ao sistema e-learning.
Método de avaliação
No contexto de uma avaliação em regime tutorial, a avaliação de conhecimentos é realizada exclusivamente com base num trabalho individual extenso.
Conteúdo
Conceitos base, características e funcionamento dos ecossistemas terrestres e marinhos. A importância da biodiversidade e os mecanismos de salvaguarda do património natural à escala nacional, europeia e mundial. Pressões, impactes e degradação dos sistemas naturais. Os ciclos de nutrientes, da água e da energia.
As cidades como IGNOREe de problemas mas também de soluções, a gestão do território e a qualidade de vida das populações.
Democracia e cidadania. Enquadramento normativo e novas exigências. Cidadania ativa. Situação atual e conceitos chave. Técnicas e metodologias. Contextos multigeracionais promotores de cidadania ativa em prol da sustentabilidade.
As responsabilidades sociais e éticas no quadro de um desenvolvimento sustentável.