Educação Ambiental e Sustentabilidade II

Objectivos

Dar a conhecer os grandes dominios do ambiente, nomeadamente os debates da atualidade ao nivel do ambiente e sustentabilidade.

Esta unidade curricular tem como objetivo fornecer conteúdos teóricos e práticos sobre os domínios da água, ar, solos, ruído e gestão de resíduos. Para cada um dos domínios em causa, pretende-se compreender as suas funções e usos, bem como as pressões e degradação a que estão sujeitos e as formas de as evitar, promovendo um uso sustentável.

No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:

- Compreender e conhecer os principais conceitos e indicadores relacionados com as áreas da água, ar, solos e as componentes ruído e resíduos;

- Ser capaz de contribuir para discutir a relevância dos temas no quadro de um desenvolvimento sustentável, identificando as boas práticas que permitam reduzir as atuais pressões e degradação sobre os domínios em causa.

Caracterização geral

Código

11401

Créditos

9.0

Professor responsável

Lia Maldonado Teles de Vasconcelos, Maria Gabriela Lourenço da Silva Féria de Almeida

Horas

Semanais - 4

Totais - 112

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Nenhum.

Bibliografia

- Miller, G. and Sppolman, S., 2014. Living in the Environment, 18th Edition, Wadsworth Publishing Company, Belmont, 816 pp.

- Laws, E. A. 2001. Aquatic Pollution. An Introductory Text. 3rd ed. John Wiley & Sons, Inc. New York

- Clark, R.B. 2000. Marine Pollution. 5th ed. OUP

- Vallero, D.A., 2008. Fundamentals of Air Pollution, 4th edition, Elsevier Inc.,

San Diego.

- Brady, N. C.; Weil, R. R. (2008). The Nature and Properties of Soil. 14th Ed. Pearson-Prentice Hall, Upper Saddle River, New Jersey, 990 pp., ISBN 139780132279383

- Tchobanoglous, G.; Kreith, F. (2002). Handbook of Solid Waste Management. Second Edition. McGraw-Hill International Editions.

- Martinho, M.G.; Gonçalves, M. G., Silveira, A. (2013). Gestão Integrada de Resíduos. Manual de apoio às aulas. FCT-UNL.

Método de ensino

O método de ensino é suportado em aulas teórico-práticas. As aulas práticas incidem na análise e discussão de instrumentos de avaliação e gestão. O método de ensino é orientado para: a) capacidade individual e/ou de grupo para produzir, desenvolver ou utilizar as técnicas estudadas; b) capacidade de argumentação e raciocínio coerente na exposição de temas estudados individualmente ou em grupo. As horas não presenciais são orientadas em regime tutorial com recurso ao sistema e-learning.

Método de avaliação

A avaliação será feita na base de um trabalho individual sobre um dos dominios aprendidos: água, ar, solos e as componentes ruído e resíduos;

Conteúdo

Definições e enquadramento geral dos tipos de poluentes dos meios hídricos. Impacto/toxicidade e controlo. Poluição orgânica. Eutrofização. Metais. Hidrocarbonetos. Deposição ácida e acidificação dos oceanos. Plásticos e Poluentes emergentes

As IGNOREes de poluição do ar. Os efeitos da poluição do ar na saúde humana, vegetação, animais. Efeitos de longo prazo: alterações climáticas. A acidificação. Destruição da camada de ozono. Controlo de IGNOREes móveis e fixas.

A importância do ruído, danos para a saúde e controlo.

Solos - sua formação e constituição. Solo como interface. Funções e usos do solo. Degradação da qualidade do solo. Contaminação do solo por diferentes classes de poluentes: clássicos/prioritários, emergentes.

Introdução à problemática da gestão de resíduos. Princípios da política europeia e nacional em matéria de gestão de resíduos (3Rs, PERSU). Psicologia da reciclagem, o papel dos cidadãos e da comunidade educativa em particular.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: