Tecnologias Energéticas para a Agro-Indústria

Objetivos

O objectivo da disciplina é dotar os estudantes dos conhecimentos e ferramentas necessários para a compreensão, avaliação e intervenção na seleccção de tecnologias energéticas no sector agro-industrial, com especial enfoque nos aproveitamentos renováveis e na eficiência energética.
No final da unidade curricular, os estudantes deverão ter adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhes permitam:
- Compreender os conceitos de energia e potência, numa perspectiva de produção eléctrica e térmica.
- Serem capazes de analisar o contexto energético em que se inserem e o respectivo quadro legislativo.
- Conhecer as tecnologias de produção de energia eléctrica e térmica, de armazenamento e recuperação de energia, e avaliar exemplos de aplicação no sector agro-industrial.
- Serem capazes de seleccionar as anteriores tecnologias para casos específicos, com base em estimativas de produção e respectivos estudos de viabilidade técnica e económica.

Caracterização geral

Código

11367

Créditos

3.0

Professor responsável

Anabela Monteiro Gonçalves Pronto

Horas

Semanais - 4

Totais - 48

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Conhecimentos de matemática e física adequados a um mestrado em engenharia.

Bibliografia

FAO, "Opportunities For Agri-Food Chains To Become Energy-Smart" (2015), https://www.fao.org/3/i5125e/i5125e.pdf

MastersGilbert M., Renewable and efficient electric power systems, Wiley-IEEE Press; 2nd edition (2013)

E. Sá e Silva, M. Queirós, Análise de Investimentos em Ativos Reais, Vida Económica Editorial (2013)

“Solar Heat for Industry”, Projeto Solar Payback Project, https://www.solar-payback.com/

“Energia Solar Térmica: manual sobre tecnologias, projecto e instalação”, Projecto GREENPRO



Método de ensino

Os diferentes conceitos, técnicas e teorias são explicadas pelo professor com o auxílio de diapositivos e de demonstradores disponíveis na FCT NOVA, com os quais os alunos realizarão actividades laboratoriais ou de demonstração. Ambos são preparados para as aulas pelo professor, sendo que os últimos permitem verificar ou analisar distintos comportamentos e regimes de operação.
Os alunos resolvem problemas disponibilizados nos diapositivos, de forma semiautónoma, assim como pequenos projectos relacionados com as matérias abordadas.

Método de avaliação

A avaliação contínua é baseada em dois testes, de notas T1 e T2, sendo a nota final obtida pela média aritmética dos resultados desses testes (arredondados às décimas).

Nota Final = (T1+T2)/2 ≥ 9,5 valores

Para serem aprovados os estudantes terão de ter uma média igual ou superior a 9,5 valores.

Caso os alunos não obtenham aprovação na avaliação contínua, deverão realizar o exame de recurso, cuja nota final terá de ser maior ou igual a 9,5 valores.

Conteúdo

Introdução e conceitos básicos: conceitos básicos de electrotecnia e termodinâmica.

Regime jurídico da produção de energia elétrica renovável.

Energia solar fotovoltaica: sistemas ligados à rede, autónomos e alimentação directa de cargas (bombagem de água); sistemas integrados em estufas; estimativa da produção de energia.

Energia solar térmica: tecnologias para produção de águas quentes; tipologia de sistemas em aplicações agro-industriais.

Co-geração: produção simultânea de calor e energia elétrica; trigeração; tipos de sistemas; combustíveis renováveis.

Iluminação eficiente e eficiência energética: luminotecnia; LEDs; eficiência energética.

Armazenamento e recuperação de energia: baterias; hidrogénio e pilhas de combustível; recuperação de calor.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: