Robótica
Objetivos
- 1. Conhecer
- 1. Conceitos fundamentais de Sistemas Autónomos (SA)
- 2. Conceitos fundamentais de Sistemas tele-Operados
- 3. O que são arquitecturas e os diferentes tipos que caracterizam os SA
- 4. A funcionalidade reactiva dos SA: sensores e percepção
- 5. A funcionalidade deliberativa dos SA: navegação, localização e mapeamento.
- 6. Conceitos fundamentais de planeamento
- 7. Conceitos fundamentais de Aprendizagem
- 8. Conceitos fundamentais de HRI
- 9. Conceitos fundamentais de sistemas multi robot
- 2. Capaz de Fazer
- 1. Equacionar problemas novos e estratégias de implementação de sistemas robóticos industriais e móveis
- 2. Aumentar a capacidade de programar robôs industriais e executar programas simples de robôs móveis.
- 3. Desenvolver a criatividade e inovação.
- 3. Competências não-técnicas
- 1. Desenvolver a capacidade de síntese e análise crítica
- 2. Trabalhar em equipa e incrementar a comunicação escrita e oral
Capacidade de gestão de tempo e cumprimento de prazos
Caracterização geral
Código
7309
Créditos
6.0
Professor responsável
José António Barata de Oliveira, Luís Manuel Camarinha de Matos
Horas
Semanais - 4
Totais - 56
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não são necessárias competências de programação e destina-se a alunos do Mestrado em tecnologias Alimentares.
Bibliografia
- Corke, P. (2017) Robotics, Vision and Control. Cham: Springer International Publishing (Springer Tracts in Advanced Robotics).
- Jazar, R. N. (2010) Theory of Applied Robotics. Boston, MA: Springer US.
- Kelly, A. (2013) Mobile Robotics, Mobile Robotics: Mathematics, Models, and Methods. New York: Cambridge University Press.
- Mihelj, M. et al. (2019) Robotics. Cham: Springer International Publishing. ~
- Siegwart, R., Nourbakhsh, I. R. and Scaramuzza, D. (2011) Introduction to Autonomous Mobile Robots, Second Edition, MIT Press. MIT Press.
- LaValle, S. (2006). Planning Algorithms. Cambridge: Cambridge University Press.
- Edelkamp, S., & Schrödl, S. (2011). Heuristic search: theory and applications. Elsevier.
- Choset, H. M., Lynch, K. M., Hutchinson, S., Kantor, G., Burgard, W., Kavraki, L., ... & Arkin, R. C. (2005). Principles of robot motion: theory, algorithms, and implementation. MIT press.
Método de ensino
As aulas teorico-praticas (TP) são dirigidas de forma a que os estudantes, através da sua participação activa, compreendam cada um dos tópicos listados nos objectivos de aprendizagem.
Nas aulas laboratoriais (PL) os estudantes focam-se na experimentação dos conceitos expostos nas aulas teórico-práticas de forma a saberem fazer.
Para cada trabalho prático:
- Apresentação do enunciado,
- tutorial sobre as tecnologiais / ferramentas a usar,
- discussão do método de trabalho,
- realização do trabalho pelos alunos acompanhados por docente e
- elaboração de relatório.
Componentes de Avaliação
- 1. 2 Mini-Testes
- 2. 3 Trabalhos Práticos
Regras de Avaliação
- 1. Nota Teórica = (Mini-Teste 1 + Mini-Teste 2) / 2
- 2. Nota Teórica >= 9.5
- 3. Cada Trabalho Prático >= 9.5
- 4. Nota Prática = TP1 * Peso1 + TP2 * Peso2 + TP3*Peso3 ; Pesos são anunciados no início da UC
- 5. Nota Final = Nota Prática * 0.6 + Nota Teórica * 0.4
Método de avaliação
Componentes de Avaliação
- 1. 2 Mini-Testes
- 2. 3 Trabalhos Práticos
Regras de Avaliação
- 1. Nota Teórica = (Mini-Teste 1 + Mini-Teste 2) / 2
- 2. Nota Teórica >= 9.5
- 3. Cada Trabalho Prático >= 9.5
- 4. Nota Prática = TP1 * Peso1 + TP2 * Peso2 + TP3*Peso3 ; Pesos são anunciados no início da UC
- 5. Nota Final = Nota Prática * 0.6 + Nota Teórica * 0.4
Conteúdo
- 1. INTRODUCTION
- 1. Historical Development
- 2. Robot Components
- 3. Robot Classifications & Parameters
- Position and Orientation
- Referentials & Orientation
- Transformation Matrices
- Robot Arm Kinematics
- Forward and Inverse Kinematics
- Robot Sensors [1]
- Principles of Sensing
- Sensors of Movement
- Proximity and Ranging Sensors
- Robot Programming
- Mobile Robots
- Introduction
- Locomotion
- Kinematics
- Mobile Robots in Agriculture
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: