Metodologias de Investigação em Energia e Bioenergia
Objetivos
O objectivo da unidade curricular é proporcionar aos estudantes a aprendizagem das metodologias adequadas para um conhecimento actualizado da literatura da área científica, dos formatos de financiamento e de disseminação científica, para seleccionar um tema de investigação e formular estratégias de investigação. Permite ainda realizar trabalho em autonomia e em equipas multidisciplinares e adquirir consciência da responsabilidade profissional, social e ética num contexto de mercado global.
Caracterização geral
Código
9564
Créditos
3.0
Professor responsável
Ana Luísa Almaça da Cruz Fernando
Horas
Semanais - 1
Totais - 28
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
Michael Alley (2009) The Craft of Scientific Presentations: Critical Steps to Succeed and Critical Errors to Avoid by , Springer (Ed.), 264 pp (ISBN-10: 0387955550).
Michael Jay Katz (2009) From Research to Manuscript: A Guide to Scientific Writing, Springer (2nd ed.), 210 pp (ISBN-13: 978-1402094668)
Robert A. Day (2006) How to Write and Publish a Scientific Paper, Greenwood Press (Ed.), 6 edi., 320 pp (ISBN-10: 0313330409)
Andrew J. Friedland (2000) Writing Successful Science Proposals, Yale University Press (Ed), 190 pp (ISBN-13: 978-0300081411)
Método de ensino
As metodologiasde ensino incluem sessões com uma exposição oral de temas e a sua discussão e análise crítica, no decurso ou final da exposição, com a participação proactiva dos estudantes. Os estudantes desenvolvem trabalhos individuais de aplicação das diferentes metodologias de investigação, supervisionado pelo docente.
Método de avaliação
A avaliação é constituída pela elaboração, apresentação e discussão de um trabalho individual, de preparação de uma proposta de projecto de trabalho de investigação. A aprovação na unidade curricular requer uma classificação mínima de 9,5 valores (escala de 20 valores).
Conteúdo
1. Definição do objectivo da investigação. Pesquisa e revisão da literatura científica. Bases de dados. Formulação de hipóteses. Estratégias de investigação. Amostragem, modelos, validação de metodologias, aplicação de estatística. Cronograma.
2. Organização, escrita e apresentação de trabalhos científicos. Formatos de comunicação de divulgação científica.
3. Formas de financiamento institucional público e privado, nacional e comunitário, empresarial e outros dos projectos de investigação.
4. Impacto da actividade científica na promoção e desenvolvimento cultural, social, económico das sociedades. Importância dos valores sociais e éticos associados à produção científica e tecnológica.
5. Apresentações de projetos de tese de alunos de doutoramento a frequentares > 1º ano