Historical Perspectives on Radiation Biochemistry and Physical Engineering
Objetivos
Esta disciplina tem por objectivos:
1- Perspectivar a evolução da ciência numa dimensão histórica, permitindo uma visão dinâmica do conhecimento científico
2- Compreender a estrutura interna da abordagem científica e a sua relação com os contextos socio-económico e cultural
Caracterização geral
Código
11252
Créditos
6.0
Professor responsável
Isabel Maria da Silva Pereira Amaral
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 56
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Licenciatura
Bibliografia
P. J. Bowler and John V. Pickstone, The Cambridge History of Science: Volume 6, Modern Life and Earth Sciences (Cambridge, 2009)
P. J. Bowler & I. R. Morus, Making Modern Science. A Historical Survey (Chicago, 2005)
R. Porter, ed., The Cambridge History of Science: Volume 4, Eighteenth-Century Science: Eighteenth-century Science Vol 4 (Cambridge, 2003)
R. C. Olby et al., eds., Companion to the History of Modern Science, (London/Nova Iorque, 1990)
J. Agar, ed., Science in the 20th Century and Beyond (Polity, 2013).
Método de ensino
As aulas tutoriais combinam introduções pela docente aos temas da disciplina e sessões de reflexão e debate com a intervenção dos alunos, a partir de vários casos de estudo. Os estudantes têm acesso a um variado tipo de documentação de apoio à frequência da unidade curricular que é disponibilizado na página da disciplina, na plataforma Moodle.
Método de avaliação
A avaliação inclui os seguintes elementos:
Apresentação oral de um artigo científico sobre um tema específico do programa (40%);
Elaboração de uma recensão crítica de uma obra publicada sobre um dos tópicos da disciplina (60%)
Conteúdo
Elementos para uma História das Ciências:
- Práticas da razão: os Impérios Pré-clássicos e os primeiros passos numa racionalidade proto-científica.
- A Grécia e o nascimento da racionalidade científica: a física e a matemática como pilares de uma nova arquitectura cognitiva.
- O mundo cognitivo da Europa Medieval: teologia e simbolismo. O conceito do universo fechado como fundamento do conhecimento. Uma prática perigosa: a alquimia.
- Renascimento: Leonardo e a observação; Galileu e o método científico. O conceito do domínio da natureza. O universo de Newton e o mecanicismo.
- O Iluminismo, os conceitos de utilidade e de progresso. Ciência e Iluminismo: A extensão do paradigma newtoniano. Newtonianos e ‘newtonianismos’. Lavoisier e a revolução na química.
- O século XIX: A visão mecanicista e seus problemas. A irreversibilidade na física, geologia e ciências da natureza. Átomos na física e na química. A Biologia, uma nova área disciplinar. As terias evolucionistas, a microscopia, a microbiologia e a genética mendeliana.
- O desenvolvimento das teorias de campo: de Faraday a Maxwell. Física.
- Epistemologia e sociedade no século XX: o mundo do muito rápido e o mundo do muito pequeno. A física do éter e os seus problemas. Einstein e as origens da teoria da relatividade restrita. As novas noções de espaço, tempo e simultaneidade e as previsões da teoria. A estrutura do átomo e as primeiras teorias quânticas. Luz e matéria.
- Do universo macro ao universo micro nas ciências biológicas. A Biologia Molecular, a biotecnologia, as novas linguagens e potencialidades da investigação biológica e biomédica.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: