Research Rotation II

Objetivos

À semelhança da unidade curricular Research Rotation I (RR I), que precede esta, pretende-se que os estudantes tenham contacto direto com investigadores e outros membros da equipa dos laboratórios afiliados ao programa.

Desenvolver o espírito crítico e aprofundar os conhecimentos científicos sobre os temas em investigação e contactar e também conhecer as diferentes metodologias utilizadas no trabalho laboratorial.

Permitir um enriquecimento dos conhecimentos científicos a aplicar na área e tema de investigação que irão desenvolver durante a dissertação de doutoramento.

Caracterização geral

Código

11256

Créditos

6.0

Professor responsável

Pedro António de Brito Tavares

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 32

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Artigos científicos relacionados com as áreas de investigação dos laboratórios afectos ao programa.

Método de ensino

Antecipadamente será disponibilizada a lista dos laboratórios afiliados ao programa disponíveis para a realização da unidade curricular. Será realizada uma seriação respeitando as opções pretendidas pelos alunos. No trabalho laboratorial os estudantes serão supervisionados pelos docentes da unidade curricular e/ou acompanhados pelos investigadores dos laboratórios envolvidos.

Método de avaliação

 A avaliação será contínua realizada pelos responsáveis dos laboratórios visitados baseado no comportamento e na atitude dos estudantes. No fim do semestre haverá a elaboração de um relatório da actividade global e a apresentação pública do trabalho desenvolvido.

Conteúdo

Nesta unidade curricular, os estudantes permanecerão por períodos de curta duração (45 h cada), em laboratórios de investigação pertencentes aos parceiros envolvidos no programa doutoral, num total de 3. Estas rotações permitir-lhes-á contactar diretamente com as dinâmicas da investigação e com os investigadores. Durante esses períodos, serão incentivados a discutir conceitos, participar de forma proactiva em reuniões e seminários, ler e comentar trabalhos científicos sobre a área específica, apresentar novas abordagens experimentais plausíveis, e aprender a utilizar os vários equipamentos. Para atingir os objectivos propostos, os estudantes de doutoramento terão ainda de planear e executar os trabalhos experimentais.