Introdução à Conservação e Restauro I
Objetivos
O objectivo desta disciplina é o de dar a compreender a natureza interdisciplinar e a complexidade da actividade de conservação.
Os alunos terão sessões relacionadas com diferentes tópicos de investigação e de actuação do DCR
No final do semestre o aluno deve:
i) Utilizar as ferramentas de pesquisa bibliográfica, recorrendo a IGNOREes fidedignas;
ii) Revelar capacidades organizativas e cumprir com as regras de higiene e segurança indispensáveis ao trabalho de conservação;
iii) Revelar a capacidade critica que lhe permita diferenciar entre medidas de conservação aceitáveis e desajustadas;
iv) Transmitir correctamente os conhecimentos adquiridos, nomeadamente através de uma apresentação oral e da produção de textos escritos.
Caracterização geral
Código
10130
Créditos
6.0
Professor responsável
Catarina Paula Oliveira de Mattos Villamariz, Rita Andreia Silva Pinto de Macedo
Horas
Semanais - 4
Totais - 78
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não há requisitos.
Bibliografia
Bibliografia geral:
AZEVEDO, Carlos Alberto Moreira - Metodologia científica: contributos práticos para a elaboração de trabalhos académicos. 9ª ed. Lisboa: Universidade Católica, 2008. 180 p.
CASE, Donald Owen - Looking for information [Recurso electrónico] : a survey of research on information seeking, needs, and behavior.2nd ed. London: Academic Press, 2007. 423 p.
CARVALHO, Maria Cecília Maringoni de, org. -Construindo o saber: metodologia científica: fundamentos e técnicas. 15.ª ed. Campinas: Papirus, 2003. 175 p.
NUNES, Fernando M. D. Oliveira - Segurança e higiene do trabalho: manual técnico. Amadora, Portugal: Edições Gustave Eiffel, 2006. 637 p.
Método de ensino
Ensino teórico-prático, com ilustrações adequadas aos objectivos da unidade curricular.
A unidade curricular tem uma componente teórico-prática de 4 horas/semana. Estas aulas são lecionadas por professores diferentes em cada semana.
Método de avaliação
Apresentação Oral
subordinada ao tema O que é ser Conservador na FCT Nova? (tendo em conta a experiência do semestre)
- peso na nota final: 50%
4 relatórios*
subordinados à experiência nos laboratórios sob o ponto de vista da auto-etnografia
- peso na nota final: 12,5% cada
*cada aluno fará quatro relatórios de 1 página sobre quatro das oito aulas práticas – a cada duas aulas práticas os alunos serão divididos (por sorteio) de forma a haver o mesmo número de alunos para cada tema das aulas práticas.
Os Relatórios (tendo em conta a vertente da auto-etnografia) serão avaliados de acordo com a capacidade que os alunos revelam:
- de identificar as questões essenciais relativas ao tema apresentado/discutido em aula (sem fazer um resumo de tudo)
- efectuar uma reflexão crítica sobre a sua própria experiência
- seleccionar as questões gerais e apontar alguns detalhes considerados mais relevantes
- escrever uma narrativa lógica, coerente e estruturada a partir do que se observou, escolheu, reflectiu e distinguiu
Esta UC tem avaliação por frequência
Na realização de qualquer prova, devem ainda ter em consideração o disposto no nº3 do artigo 10º do Regulamento de Avaliação da FCT NOVA, “Quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação de uma UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados na UC, (…).”
Conteúdo
1. Apresentação da UC. Visitas aos laboratórios
2. Introdução à Conservação e Restauro. O que é o Património
3. A conservação e a auto-etnografia
4. Etnografia, religião e conservação
5. Gestão de Colecções & Princípios de Conservação Preventiva
6. Vidro e vidrados - uma história comum?
7. Conservação, Arqueometria e Metais
8. Desvendando o património no Laboratório Científico
9. A fotografia analógica e digital - desafios para a conservação
10. Tomada de decisão em conservação - os desafios da Arte Contemporânea
11. Verba volant, scripta manent - Uma introdução à conservação de documentos gráficos
12. Preparação para as apresentações orais