Introdução à Conservação e Restauro I

Objectivos

O objectivo desta disciplina é o de dar a compreender  a natureza interdisciplinar e a complexidade da actividade de conservação.

Os alunos terão sessões relacionadas com diferentes tópicos de investigação e de actuação do DCR

No final do semestre o aluno deve: 

i) Utilizar as ferramentas de pesquisa bibliográfica, recorrendo a IGNOREes fidedignas;  

ii) Revelar capacidades organizativas e cumprir com as regras de higiene e segurança indispensáveis ao trabalho de conservação;

iii) Revelar a capacidade critica que lhe permita diferenciar entre medidas de conservação aceitáveis e desajustadas;

iv) Transmitir correctamente os conhecimentos adquiridos, nomeadamente através de uma apresentação oral e da produção de textos escritos.


Caracterização geral

Código

10130

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Filomena Meireles Abrantes de Macedo Dinis, Rita Andreia Silva Pinto de Macedo

Horas

Semanais - 3

Totais - 78

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não há requisitos.

Bibliografia

Bibliografia geral:

AZEVEDO, Carlos Alberto Moreira - Metodologia científica: contributos práticos para a elaboração de trabalhos académicos. 9ª ed. Lisboa: Universidade Católica, 2008. 180 p. 

CASE, Donald Owen - Looking for information [Recurso electrónico] : a survey of research on information seeking, needs, and behavior.2nd ed. London: Academic Press, 2007. 423 p. 

CARVALHO, Maria Cecília Maringoni de, org. -Construindo o saber: metodologia científica: fundamentos e técnicas. 15.ª ed. Campinas: Papirus, 2003. 175 p. 

NUNES, Fernando M. D. Oliveira - Segurança e higiene do trabalho: manual técnico. Amadora, Portugal: Edições Gustave Eiffel, 2006. 637 p.

Método de ensino

Ensino teórico-prático, com ilustrações adequadas aos objectivos da unidade curricular.

A unidade curricular tem uma componente teórico-prática de 4 horas/semana. Estas aulas são lecionadas por professores diferentes em cada semana. Nestas aulas os conceitos e técnicas básicas são explicados e no final (até uma semana depois) os alunos entregam mini-textos de um máximo de uma página A4 que devem refletir as a aprendizagem e as experiências vividas por cada um durante a respectiva aula.

Método de avaliação

Esta UC tem avaliação por frequência

Nota final

30% mini-textos de cada sessão + 20% participação + 50% Apresentação Oral

ou seja:

-  20% para avaliação na aula ( 4 val em 20)
- 30% para os textos  (6 valores em 20)
- 50% para a apresentação oral (10valores em 20)

 

Na realização de qualquer prova, devem ainda ter em consideração o disposto no nº3 do artigo 10º do Regulamento de Avaliação da FCT NOVA, “Quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação de uma UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados na UC, (…).”

Conteúdo

Programa das Aulas
1. Apresentação da UC. Visitas aos laboratórios
2. A conservação e a auto-etnografia. O que é o Património
3. Etnografia, religião e conservação
4. Princípios de Conservação Preventiva
5. Desvendando o património no Laboratório Científico
6. História da conservação e restauro de metais e o processo de tomada de decisão
7. A fotografia analógica e digital - desafios para a conservação
8. Vidro e vidrados - uma história comum?
9. Tomada de decisão em conservação - os desafios da Arte Contemporânea
10. Da arqueologia do livro à codicologia: os diferentes materiais e sistemas de construção
11. Auto-etnografia - a experiência de ICR1

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: