Diagnóstico e Conservação de Fotografia e outros registos
Objetivos
O objectivo principal desta unidade curricular é o de fornecer o conhecimento e as ferramentas necessárias aos alunos de modo a que estes fiquem aptos a identificar, avaliar e a diagnosticar o estado de conservação de espécies fotográficas: identificando as patologias que os afectam, propondo conjuntos de medidas de conservação preventiva e eventualmente delinearem uma proposta de conservação e restauro para estes materiais. Esta UC faz parte de um conjunto de UCs de diagnóstico e conservação de diversos materiais (pedra, pintura, materiais metálicos, cerâmica e vidro, documentos gráficos) oferecidos pelo 1º ciclo de estudos do DCR no âmbito de uma formação completa e de oferta alargada.
A fim de se atingirem os objectivos propostos para a UC, os alunos têm de aprender a conhecer quais os diferentes tipos de espécies fotográficas, bem como as suas propriedades químicas, ópticas e mecânicas, aprendendo também sobre as diversas metodologias para caracterizar, reconhecer e distinguir as diferentes espécies e respectivos materiais constituintes. Os alunos ficarão também a conhecer os mecanismos de degradação destes materiais e as técnicas analíticas que podemos usar para as perceber melhor.
Para além do essencial treino das competências práticas, uma parte integrante e fundamental do treino académico é a componente de investigação. É um dos papéis fundamentais do Professor o de fomentar a participação em projectos de conservação, simpósios e palestras dadas por professores e/ou especialistas convidados. A investigação científica é uma parte vital do conceito de formação, o que aliado ao facto de esta ser uma Faculdade de Ciências e Tecnologia, faz com que seja necessário dar a conhecer ao aluno a possibilidade de seguir uma carreira cientifica dedicada à investigação.
Os alunos deverão chegar ao fim desta UC, capazes de:
- Compreender a transdisciplinaridade do conhecimento adquirido na disciplina de diagnóstico e conservação de materiais fotográficos e da conservação e restauro em geral;
- Distinguir e conhecer os diferentes tipos de espécies fotográficas e outros registos
- Conhecer as diferentes técnicas de produção de processos fotográficos;
- Conhecer e reconhecer as patologias que podem afectar os objectos fotográficos;
- Elaborar e preencher uma ficha de diagnóstico para diferentes tipologias de espécies fotográficas
- Elaborar uma proposta de intervenção e/ou conservação preventiva baseada no diagnóstico proposto previamente.
Não só do programa proposto é feita a formação dos alunos, fazendo também parte do seu processo formativo o desenvolvimento de outras competências, as chamadas soft skills, tais como:
- Capacidade de trabalhar em equipa, mas também a de trabalhar e tomar decisões individualmente;
- Capacidade de estruturar o trabalho, organizando e fazendo a gestão do tempo para cumprir prazos;
- Capacidade de estruturar comunicações por escrito, bem como comunicações orais;
- Capacidade de participar em apresentações como apresentador e como audiência.
Caracterização geral
Código
10926
Créditos
6.0
Professor responsável
Élia Catarina Tavares Costa Roldão
Horas
Semanais - 8
Totais - 84
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
- Lavédrine, B., La Conservation des Photographies, Presses du CNRS, Paris, 1990.
- Norris, D. H., Gutierrez, J. J., Issues in the Conservation of Photographs, Getty Publications, 2010.
- Pavão, L., Conservação de Colecções de Fotografia, Dinalivro, Lisboa, 1997..
- Pénichon, S., Twentieth-Century Colour Photographs: The Complete Guide to Processes, Identification and Preservation, Thames and Hudson, London, 2013.
- Lavédrine, B., Fournier, A., Martin, G. (eds). POPART: Preservation of Plastic Artefacts in Museum Collections. Paris: Comité Des Travaux Historiques Et Scientifiques (CTHS), 2012.
- Down, J., Adhesive Compendium for Conservation. Canada: Canadian Conservation Institute, 2015.
- Shashoua, Y., Inhibiting the inevitable; current approaches to slowing the deterioration of plastics. In Macromolecular symposia, 238 (1) 2006, 67-77.
- Thomson, G., The Museum Environment, Butterworth-Heinemann, Oxford, 1986.
Método de ensino
A metodologia que se propõe tem como objectivo levar os alunos a integrarem e relacionarem o conhecimento adquirido em outras disciplinas da Licenciatura em Conservação – Restauro e também introduzir conceitos e conhecimento que serão aprofundados em outras UCs, nomeadamente nas que fazem parte dos planos dos Mestrados em Conservação e Restauro e em Ciências da Conservação. Desta forma os alunos desenvolvem um pensamento crítico e exercitam a transdisciplinaridade fundamental para a área da C&R.
Nas aulas teóricas serão apresentados os conteúdos programáticos e será fornecido o conhecimento respeitante aos materiais fotográficos, iniciando com o conceito de diagnóstico respeitante a estes materiais, abordando seguidamente a composição química dos materiais constituintes das fotografias, bem como mecanismos de degradação associados e sinais de degradação comuns. Todas as aulas teóricas serão acompanhadas de um artigo, capítulo de livro ou texto de leitura obrigatória e cujo conteúdo será discutido entre os alunos e o Professor no inicio de cada aula (o artigo, capítulo de livro ou o texto serão entregues na aula anterior à de discussão do mesmo), promovendo assim uma interacção mais directa com os alunos. A leitura dos artigos/ textos pretende estimular os alunos a procurar mais informação sobre os temas abordados nas aulas. Os artigos/ textos seleccionados são consideradas obras de referência (independentemente do ano de publicação) que indicam linhas de investigação pertinente, focando as preocupações e actualizações na área.
Quanto às aulas práticas, estas serão um espaço de experimentação, demonstração e observação, que incluem a discussão de situações concretas, recorrendo a casos de estudo, promovendo assim o debate entre os alunos, docente e docentes/investigadores convidados. Pretende-se criar um equilíbrio entre a componente prática e a componente teórica, onde a teoria irá dar o conhecimento necessário para o desenvolvimento da prática.
Serão realizados seminários e visitas, inseridas tanto na componente teórica como na componente prática das aulas, que levou a que estas aulas fossem inseridas como uma actividade teórico-prática. É proposta uma visita de estudo obrigatória, e inserida no espaço das aulas desta UC. A visita poderá ser feita a um museu ou arquivo (incluindo os espaços expositivos e de reserva), dependendo da disponibilidade das instituições. A escolha destas instituições recai no facto de incluírem nas suas colecções fotográficas diversas, de diversos períodos cronológicos, com diversas funções e em diversos estados de conservação, permitindo assim ao Professor ajudar o aluno a “treinar o olho” e estar atento às diversas condições em que podemos encontrar os materiais fotográficos. Esta aula serve também o propósito de se abordar o tema dos métodos e escolhas expositivas de cada museu/arquivo e como esse factor pode influenciar a integridade e o estado de conservação dos objectos.
A organização de seminários surge com o objectivo de termos uma aula lecionada pelo especialista em determinado tema a partilharem a sua experiência e conhecimento com os alunos. Estão previstos um a dois seminários no período das aulas, um dedicado à fotografia ao nível molecular (dado pelo Professor do DQ) e outro dedicado aos materiais cinematográficos/sonoros (dado por um especialista de um arquivo/museu). Serão propostos outros seminários que possam cobrir o tema de diagnóstico e problemas de conservação em materiais fotográficos específicos (cor, cinema, vídeo) ou metodologias de exame, análise ou preservação. Para leccionar os seminários extra poderemos contar com a presença de vários conservadores, historiadores, cientistas nacionais ou internacionais.
Método de avaliação
O método de avaliação irá contemplar a componente Teórica, a componente Prática e a componente do tipo Teórico-prático.
Esta UC tem frequência, isto é, conjunto de condições a satisfazer pelo estudante para ter acesso a exame;
- O aluno terá acesso ao Exame de Recurso desde que não falte a mais de 1/3 das aulas práticas.
- A nota obtida no Exame de Recurso subsitui apenas a nota da Componente Teórica (T).
- A nota da Componente Prática (P) é válida durante 2 anos académicos.
A componente teórica pretende avaliar o conhecimento que os alunos adquiriram sobre a composição e mecanismos de degradação dos materiais fotográficos. A componente teórica pode ser feita através da realização dos dois testes ao longo do semestre ou em alternativa, através do exame no final do período das aulas. É obrigatório ter aproveitamento positivo à componente teórica.
A componente prática será avaliada através do desempenho nas aulas práticas e irá avaliar a qualidade do relatório de diagnóstico, tendo em conta aspectos como a correcta identificação dos processos fotográficos e identificação de todas as patologias dos objectos estudados nas aulas, entre outros. É obrigatório ter aproveitamento positivo à componente prática.
Finalmente a componente Teórico-prático pretende avaliar a participação activa nas aulas através da resposta a perguntas colocadas, à qualidade dos comentários aos diversos temas e à participação e preparação dos textos que são de leitura obrigatória para cada aula e que são discutidos, em jeito de seminário no início de cada aula. A qualidade da apresentação oral do trabalho é também um factores de avaliação desta componente.
Esta UC tem 3 componentes de avaliação contínua: 2 testes de Avaliação teórica (T), uma de avaliação prática (P, exercícios de consolidação de conhecimento sobre o trabalho prático) e 2 componentes de avaliação Teórico-prática (a apresentação oral e discussão do relatório e a avaliação da participação nas discussões dos textos de leitura obrigatória para cada aula). Para ter aprovação à UC é necessário ter um mínimo de 9.5 valores em duas componentes, Teórica e Prática. Cada componente é avaliada numa escala de 0 a 20.
A nota final da unidade curricular é obtida pela média das três componentes:
- Componente Teórica vale 50% (cada teste tem um peso igual de 25% com mínimo de 7,5 de nota para aprovação no 1º teste para aceder ao 2º teste),
- Componente Prática vale 25% (a nota do relatório valerá 20%), exercícios de consolidação de conhecimento, Manuseamento e organização do posto de trabalho (5%)
- Componente do tipo Teórico-prático vale 25% (a apresentação oral e discussão do relatório tem um peso de 15% e a participação nas discussões dos textos de leitura obrigatória para cada aula têm um peso de 10% na nota final).
Nota Final = (0.5*T) + (0.25*P) + (0.25*TP)
T= média dos 2 testes Teóricos ou nota do exame de recurso.
P= Relatório de Diagnóstico ( desenvolvido ao longo do semestre em grupo), exercícios de consolidação de conhecimento, Manuseamento e organização do posto de trabalho
TP= apresentação oral e discussão do relatório vale 15% e a participação nas discussões dos textos de leitura obrigatória para cada aula vale 10%.
ATENÇÃO: A Apresentação ORAL do Relatório de Diagnóstico desenvolvido ao longo do semestre será feita de forma INDIVIDUAL (10 min. de apresentação + 5 min. de discussão)
Factores como a capacidade de resolver problemas, assiduidade e pontualidade serão avaliados continuamente ao longo de todo o semestre e em todos os componentes.
Todos os elementos de avaliação, salvo algum imponderável, serão de carácter presencial.
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ATENÇÃO: Na realização de qualquer prova, devem ainda ter em consideração o disposto no nº3 do artigo 10º do Regulamento de Avaliação da FCT NOVA, “Quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação de uma UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados na UC, (…).”
Conteúdo
O programa proposto a leccionar por aula na UC de DCFOR encontra-se no campo "outros". As componentes teórica e prática serão apresentadas em conjunto de forma a demonstrar a simbiose entre as partes.
Por cada aula teórica será sugerida bibliografia, sendo que uma das referências será de leitura obrigatória para discussão na aula. Quando são referenciados livros como a referência de leitura obrigatória, significa que apenas um ou dois capítulos do livro serão de leitura obrigatória. Esta bibliografia será alterada e actualizada sempre que possível e que se justifique.