Diagnóstico e Conservação de Documentos Gráficos

Objetivos

Nesta disciplina pretende-se que o aluno adquira um conhecimento horizontal sobre a natureza dos documentos gráficos e suas causas de deterioração, de forma a poder realizar o diagnóstico de patologias de património documental. Nesta óptica, temos como objectivos principais:

1. Apreensão dos conhecimentos necessários à identificação dos métodos de produção e caracterização material dos diferentes tipos de documentos gráficos, numa perspectiva histórica.

2. Estudo e compreensão das principais causas de deterioração dos documentos gráficos.

3. Estudo dos métodos de diagnóstico de patologias para a avaliação do estado de conservação do documento gráfico.

4. Introdução das metodologias de conservação preventiva de documentos gráficos.

5. Exercícios práticos de aplicação dos métodos estudados a peças sob diagnóstico.

Caracterização geral

Código

2680

Créditos

6.0

Professor responsável

Sílvia Oliveira Sequeira

Horas

Semanais - 5

Totais - 70

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Paper Conservation Catalog. The American Institute for Conservation of Historic and Artistic Works, Book and Paper Group. 

IPH, “Paper History”, Journal of International Association of Paper Historians, ed. Anna-Grethe Rischel, Vol 14 (2), 2010.

HUBBE, M. A., "Handmade paper. A reriew of its history, craft and science", BioResources 4(4), 2009.

COLLINGS, T.; MILNEV D. ; - ''''''''''''''''''''''''''''''''A new chronology of papermaking technology'''''''''''''''''''''''''''''''', in Paper conservator, nº 14, 1990.

 

 


Método de ensino

Exposição teórica, observação  avaliação de casos práticos e dignostico de um caso pratico com recurso a metodos de exames e analise.

Método de avaliação

A unidade curricular Diagnóstico e Conservação de Documentos Gráficos contempla 3 componentes de avaliação: uma componente Teórica, uma componente Prática e uma componente Teórico-prática.

Para ter aprovação à UC é necessário ter um mínimo de 9.5 valores em cada uma das componentes de avaliação. Cada componente é avaliada numa escala de 0 a 20.

Esta UC tem frequência, isto é, conjunto de condições a satisfazer pelo estudante para ter acesso a exame: o aluno terá acesso ao exame desde que não falte a mais de 1/3 das aulas práticaso aluno chumbará automaticamente na componente prática se faltar a mais de 1/3 das aulas práticas.

A nota obtida no Exame de Recurso substitui apenas a nota da Componente Teórica (T).

A nota da Componente Prática (P) é válida durante 2 anos académicos.

componente teórica pretende avaliar o conhecimento que os alunos adquiriram sobre a composição e mecanismos de degradação de documentos gráficos. A componente teórica será avaliada através de dois testes escritos ao longo do semestre, ou, em alternativa, através de exame de recurso.

componente prática será avaliada através da qualidade do relatório de diagnóstico (realizado em grupo) e do desempenho nas aulas práticas (exercícios práticos, capacidade de resolver problemas, assiduidade, pontualidade e postura em aula). 

componente teórico-prática irá avaliar a qualidade da apresentação oral e discussão do relatório (realizadas de forma individual, 10 min. de apresentação + 5 min de discussão) e a qualidade de participação ativa nas aulas (colocação de questões, resposta a perguntas colocadas, e comentários aos diversos temas).

A nota final da unidade curricular é obtida pela ponderação das três componentes:

Nota Final = (0,5*T) + (0,30*P) + (0,20*TP)

  • Componente Teórica (T): 50% - Teste 1 (25%) + Teste 2 (25%) – será necessário uma nota mínima de 7,5 valores no 1º teste para ter acesso ao 2º teste, ou exame de recurso (50%)
  • Componente Prática (P): 30% - Nota do relatório (20%); desempenho nas aulas práticas (10%)
  • Componente Teórico-prática (TP): 20% - Apresentação oral e discussão do relatório (15%); participação ativa nas aulas (5%)

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ATENÇÃO: Na realização de qualquer prova, devem ainda ter em consideração o disposto no nº3 do artigo 10º do Regulamento de Avaliação da FCT NOVA, “Quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação de uma UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados na UC, (…).”

Conteúdo

1. Identificação imaterial e caracterização material de Documentos Gráficos

1.1.Principais conceitos que envolvem o documento gráfico e a importância de uma linguagem comum: diferentes categorias de documento gráfico.

1.2. Principais materiais utilizados como suporte de informação:

1.2.1. Do papiro ao pergaminho.

1.2.2. O papel e a sua evolução histórica.

1.3. Materiais utilizados como registo de informação gráfica (meio) numa perspetiva histórica.

1.4. A produção do códice/livro: nomenclatura e identificação das diferentes partes que compõem o livro.

2. Principais fatores e mecanismos de deterioração dos Documentos Gráficos e meios para o seu controlo

2.1. Causas e mecanismos de deterioração do documento avulso.

2.2. Causas e mecanismos de deterioração do Livro costurado.

2.3. Técnicas de conservação preventiva.

3. Diagnóstico de estado de conservação: estudo e análise de casos de estudo.

3.1.Aplicação de diferentes técnicas de exame e análise.

3.2. Métodos de registo, nomenclatura e técnicas de mapeamento de danos.

3.3. Caraterização material e diagnóstico de casos de estudo.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: