História da Arte Medieval
Objetivos
No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido aptidões que lhe permitam:
- reconhecer as principais características de cada um dos períodos artísticos incluídos no Programa
- compreender o enquadramento histórico-artístico desses mesmos períodos
- analisar uma obra de forma individual, bem como estabelecer paralelismos entre obras de um mesmo período
- fazer interligações entre os diversos períodos, tendo a capacidade de reconhecer influências e heranças bem como elementos inovadores
- demonstrar capacidade critica de investigação e desenvolvimento de trabalhos
- ser capaz de aplicar metodologias de investigação em História da Arte
Caracterização geral
Código
2690
Créditos
6.0
Professor responsável
Catarina Paula Oliveira de Mattos Villamariz
Horas
Semanais - 4
Totais - 68
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
1.
BROWN, M. Art of the Islands. Celtic, Pictish, Anglo-Saxon & Viking Visual Culture, c. 450-1050, 2015.
Byzantium 330-1453, London, ed. R.Cormack & M. Vassilaki
GRABAR, A., Le premier art chrétien, 1966
MATHEWS, T., The Clash of Gods, a Reinterpretation of Early Christian Art
NEES, L., Early Medieval Art, 2002.
WALKER, R., Art in Spain and Portugal from the Romans to the Early Middle Ages, 2016.
2.
ALMEIDA, C. A. F., História da Arte em Portugal
DURLIAT, M., Introducción al Arte Medieval en Occidente
FOCILLON, H., Arte do Ocidente, a Idade Média Românica e Gótica
3.
DIAS, P., A Arquitectura Gótica em Portugal
ERLANDE-BRANDENBURG, La Cathédrale Gothique
SIMSON, O. von, A Catedral Gótica, origens da arquitectura gótica e o conceito medieval de ordem, 1990
Método de ensino
Introdução a cada uma das temáticas que fazem parte do programa através de uma contextualização histórico-cultural dos períodos artísticos leccionados.
Desenvolvimento dos temas através de uma abordagem que inclui a análise das principais vertentes artísticas de cada período, como a arquitectura, a escultura, a pintura ou o mosaico.
Exemplificação com casos concretos através da visualização dos mesmos - utilização de imagens projectadas ao longo das aulas de forma a ilustrar o discurso. A visualização de imagens permite uma melhor percepção da matéria, servindo igualmente para familiarizar os alunos na compreensão da obra de arte. Sempre que possível promove-se o contacto directo com as obras.
Em todas as aulas se procura manter um diálogo com os alunos de forma a que eles que coloquem dúvidas e participem activamente na análise das obras.
Método de avaliação
Avaliação Contínua | Decorre assincronamente no Moodle – 35% nota final
2 Mini-Testes – 30 % cada = 60%
1 Mini-Trabalho de Grupo [c. 350 palavras] – 40 %
.................................
1 Teste - 35 % nota final
1 trabalho de Grupo – 30% nota final
Nota Final: 35% AC + 35% Teste + 30 % TG = 100%
Exame de Recurso :
- para alunos que chumbaram na avaliação ao longo do semestre: a nota do Recurso substitui a avaliação contínua e faz média com o teste e o trabalho.
- para alunos que não tenham sido avaliados ao longo do semestre e tenham optado pelo exame de Recurso: o teste e o trabalho de grupo são obrigatórios e irão fazer média com a nota do exame.
- para alunos que vão a exame de Recurso em Melhoria de Nota: a nota deste exame substitui a nota final anterior
.............................
Estrutura do Trabalho:
- Introdução
- Ficha Técnica da Obra
- Ficha de Conservação da Obra
- Capítulo de Desenvolvimento composto por: contextualização artística; análise formal e estética da obra; paralelismos
- Conclusão
- Bibliografia [ao longo do trabalho devem ser incluídas notas de rodapé sempre que necessário]
…………………………
O trabalho deve incluir um apêndice com imagens ou qualquer outra informação considerada necessária.
………………………
10 páginas [apêndice não incluído].
Letras Times New Roman, 12, espaçamento 1,5.
....................
Na realização de qualquer prova, devem ainda ter em consideração o disposto no nº3 do artigo 10º do Regulamento de Avaliação da FCT NOVA, “Quando for comprovada a existência de fraude ou plágio, em qualquer dos elementos de avaliação de uma UC, os estudantes diretamente envolvidos são liminarmente reprovados na UC (…).”
Conteúdo
1) Introdução
- A Idade Média e a Arte Medieval: conceitos e imposturas.
- A Idade Média: contextualização espácio-temporal e enquadramentos culturais
- Metodologia e Fontes
2) Oriente e Ocidente na Alta Idade Média
2/i) O Oriente Bizantino
- A divisão do Império Romano no ano 395.
- Oriente: Imperio Bizantino.
2/ii) O Ocidente Cristão I
- As Ilhas Britânicas
- Case-study: o Evangelho de Lindisfarne
2/iii) O Ocidente Cristão II e A Arte Islâmica
- A Península Ibérica: os visigodos
- Maomé e o nascimento da religião islâmica. Criação e expansão do Império Islâmico
- A Arte Islâmica. Principais características. A Arte Islâmica na Península Ibérica
- A Península Ibérica entre os séculos VIII e X: a Arte Moçárabe e a Arte Asturiana
- Case-study: Santa Maria de Naranco: os critérios para a classificação como património da Unesco; a “Convention for the Conservation of Pre-Romanesque Monuments of the Asturias”
2/iv) O Ocidente Cristão III
- A arte Carolíngia e a Europa de Carlos Magno
3) O Românico
3/i) - Arquitetura e Escultura
- A Europa no virar do Milénio.
- As Rotas de Peregrinação. Tipologias. Regionalismos.
- O Românico em Portugal.
- Case-Study: A Sé de Lisboa.
- O recrudescimento Escultórico.
- Case-Study: Restauro do Pórtico da Gloria da Catedral de Santiago de Compostela
3/ii) - As artes da cor
- A Pintura e a Iluminura
4) A Ibéria das três culturas
- Case-Study: Toledo no século XIII: uma catedral, uma mesquita, uma sinagoga
5) O Gótico
5/i) - Arquitetura
- Uma nova concepção do espaço religioso; transformações técnicas e mentais; as figuras chave do século XII: São Bernardo e o Abade Suger de Saint-Denis.
- Catedrais na Idade Média e na Contemporaneidade: problemas de conservação, musealização. Como é que a conservação e restauro dinamiza a arquitectura?
-Case-study: A catedral de Reims; as intervenções na fachada Ocidental ao longo dos séculos XX e XXI; propostas de musealização
- Implantação e consolidação do Gótico em diferentes territórios e o papel das ordens religiosas.
-Case-study: o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Batalha
5/ii) - Escultura
- Sobrevivências escultóricas vs o emergir de novas devoções: a iconografia mariana; a humanização da Divindade.
- A presença da morte: a escultura funerária.
5/iii) - As artes da cor
- Pintura e Iluminura
- Case-Study: Giotto di Bandone e a Capella Scrovegni (Padova)