Introdução à Biofísica A

Objectivos

A preencher

Caracterização geral

Código

11823

Créditos

6.0

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - 5

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A preencher

Bibliografia

A preencher

Método de ensino

A preencher

Método de avaliação

1 Elementos da avaliação

1.1. Alunos de primeira inscrição:

Resolução de problemas (avaliação do tipo projeto) relativos aos assuntos nas aulas teórico-práticas. Os problemas são resolvidos, em casa e em grupos de 3, antecipadamente às aulas. Cada problema será indicado na semana anterior à entrega que é efetuada (entrega de problemas no moodle) até às 23:59 da quarta-feira salvo outra indicação. Três dos problemas entregues são classificados em 3 níveis: 0-não satisfaz (resolução não entregue ou incorreta), 1-satisfaz (resolução essencialmente correta, com algumas falhas ou com passos não justificados) ou 2-satisfaz completamente (resolução correta e com todos os passos justificados). Aos cinco problemas classificados será associada uma nota média, Np, compreendida ente 0,0 e 2,0 (10% da nota final dos alunos de primeira inscrição) com indicação às décimas.

Apresentação escrita e oral de um trabalho subordinado a um tema (avaliação do tipo seminário) realizado em grupo (3 alunos/grupo). Os temas serão atribuídos a partir de 21 de Abril de acordo com registo de escolha/atribuição feita no moodle. As apresentações escritas deverão ser entregues até às 23:59 de dia 28/05 (entrega de trabalhos no moodle) e as apresentações orais marcadas no período de 02/06 a 09/06 dentro dos períodos indicados no quadro de planeamento publicado no Clip/ moodle. À apresentação (parte escrita e oral) é atribuída uma nota, Nap, entre 0,0 e 6,0 valores (30% da nota final dos alunos de primeira inscrição) com indicação às décimas.


1.2. Alunos de primeira inscrição e alunos que já estiveram inscritos em anos anteriores

A avaliação teórico-prática pode ser obtida em testes ou em exame de recurso. Representa 60% da nota final dos alunos de primeira inscrição e 100% da nota final para os restantes).

Serão realizados 2 testes (avaliação teórico-prática) presenciais, marcados no Clip e com a duração de 1h 30 min. A cada teste é atribuída a cotação de 6 valores. A nota de cada teste é dada às décimas e a nota Nt é a soma das classificações obtidas nos 2 testes.

O exame de recurso terá a duração de 2h. A nota do exame, Ne, é dada às décimas numa escala de 0,0 a 12,0 valores.


2. Obtenção de frequência

Só poderão ter aprovação à disciplina os alunos com frequência

2.1. Alunos de primeira inscrição
Os alunos de primeira inscrição obterão frequência se satisfizerem o conjunto dos seguintes critérios:
- Presença a pelo menos 2/3 das aulas TP.
Nota, Np ≥ 1,0.
Nota, Nap ≥ 3,0.

2.2.  Alunos que já estiveram inscritos em anos anteriores
Os alunos que obtiveram frequência em 2020/2021 mantêm a frequência obtida e as classificações Np (10% de peso na nota final) e Nap (30% de peso na nota final). Os alunos que estiveram inscritos à disciplina em anos anteriores a 2020/2021 são considerados com frequência sem nota associada. Os alunos com frequência não entregam os problemas semanais nem fazem a apresentação do tema.


3. Aprovação

Para ter aprovação à disciplina é necessário ter informação “com frequência” e Nt≥5,7 ou Ne≥5,7. A nota final dos alunos aprovados, NF, terá um valor entre 10 e 20 e será obtido do arredondamento às unidades dos resultado dos seguintes cálculos:

3.1. Alunos que primeira inscrição e alunos com frequência obtida em 2020/2021

NF=Np+Nap+Nt    ou    NF=Np+Nap+Ne


3.2. Alunos que já estiveram inscritos em anos anteriores a 2020/2021

NF=Nt*20/12    ou    NF=Ne*20/12

Conteúdo

A preencher

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: