Biologia Vegetal
Objetivos
No final do semestre os alunos terão adquirido competências necessárias à avaliação crítica da complexidade das plantas, das suas adaptações ao meio envolvente e da sua relevância na sociedade. Especificamente, poderão:
(1) Avaliar a contribuição Biologia Vegetal para a resolução de desafios societais.
(2) Compreender as implicações das alterações climáticas na produção agrícola.
(3) Identificar fatores ambientais com grande impacto no crescimento, e desenvolvimento das plantas (e.g. disponibilidade de água e nutrientes minerais no solo, microrganismos patogénicos e benéficos).
(4) Enquadrar as inovações moleculares na investigação em Biologia Vegetal.
(5) Discutir as implicações éticas, riscos e oportunidades do uso das diversas tecnologias no melhoramento vegetal, e.g. culturas geneticamente modificadas.
(6) Identificar mecanismos moleculares envolvidos no transporte de água e na sua regulação;
(7) Identificar mecanismos moleculares de absorção, regulação e transporte de nutrientes minerais e suas implicações no desenvolvimento vegetal.
(8) Descrever a relação entre fotossíntese e disponibilidade hídrica.
(9) Indicar porque é considerada a fotossíntese um processo ineficiente.
(10) Identificar mecanismos moleculares de regulação da fotossíntese.
(11) Descrever a importância metabólica da sacarose no contexto celular e no contexto da planta.
(12) Identificar reguladores de crescimentos e aspetos moleculares das suas vias de sinalização.
(13) Identificar e analisar mecanismos de reconhecimento molecular em interações planta-microrganismo (interações benéficas ou de patogenicidade).
Em paralelo os alunos irão:
(14) Adquirir competências ao nível de trabalho de equipa, de gestão de tarefas e de discussão, crítica e construtiva, de resultados experimentais.
(15) Complementar competências adquiridas, ou em aquisição, nas Unidades Curriculares de “Metabolismo e Regulação”, “Biologia Celular A”, “Biologia Molecular” e “Técnicas de Laboratório em Biologia II” (2º ano de Licenciatura).
Caracterização geral
Código
3466
Créditos
6.0
Professor responsável
Carla Maria Alexandre Pinheiro, Luís Jaime Gomes Ferreira da Silva Mota
Horas
Semanais - 4
Totais - 73
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Requisitos de frequência
Língua de ensino
Bibliografia
Livro base: Biochemistry & Molecular Biology of Plants de Bob Buchanan, Wilhelm Gruissem, Russell Jones, John Wiley & Sons (2015);
Relações hídricas: Plant Physiology de Lincoln Taiz e Eduardo Zeiger (5ª Edição). Sinauer Associates Inc. Publishers (2010);
Serão ainda utilizados artigos científicos (que serão disponibilizados aos alunos de acordo com o programa de trabalhos).
Método de ensino
Aulas teóricas com apresentação ppt e disponibilização dos conteúdos no CLIP e no Moodle;
Aulas práticas: componente laboratorial;
Apresentação de resultados obtidos nas aulas práticas; apresentação e discussão de artigos científicos.
Método de avaliação
A existência de necessidades especiais terá de ser comunicada ao docente no máx até ao final da 1ª semana de aulas de forma a poder ser equacionada.
Formas de avaliação
• aprovação na parte teórica (70% nota final); a nota obtida terá de ser ≥ 9,01 valores (escala 0-20);
• aprovação na parte prática (30% nota final); a nota obtida terá de ser ≥ 9,01 valores (escala 0-20) e o aluno terá de frequentar pelo menos 2/3 das aulas práticas obterá frequência à disciplina. A classificação obtida nesta componente é válida para o ano letivo seguinte caso o aluno não obtenha aprovação na componente teórica;
A assiduidade será englobada na classificação P;
• a nota final é calculada com base na média ponderada da nota obtida na parte teórica e na parte prática (arredondada à centésima).
Avaliação teórica
-três testes parciais de 60 min cada (não há nota mínima por teste, nem repetição de testes);
-em caso de ausência num dos testes será considerado que obteve a classificação zero (0);
-em caso de reprovação na avaliação contínua (inscrição obrigatória no CLIP) será disponibilizado um exame que engloba toda a matéria (3h). Esta mesma disposição aplica-se aos alunos que pretendam fazer melhoria.
Avaliação Prática
-um TBL
-atividades hands-on realizadas em aula
-desempenho laboratorial (motivação, interesse, participação, assiduidade).
Em exames de melhoria a nota da P será igualmente considerada.
Conteúdo
Aulas teóricas
• Absorção e transporte de água; Balanço hídrico
• Mecanismos moleculares de nutrição mineral
• Fotossíntese
• Fotorespiração
• Crescimento e desenvolvimento sob stress
• Plantas & patogénios – análise das vias de resistência
• Plantas & microsimbiontes – análise da via SYM
Aulas práticas
- Fracionamento da RuBisCO, proteína responsável pela fixação CO2 atmosférico e uma das mais abundantes nas folhas;
-Análise electroforética de extratos proteicos;
- Atividades hands-on (exemplos: Plant Awareness; Glossary construction; Feeding the world; Photosynthesis inefficiency; Friends, Foes, Allies and Adversaries)