Neurobiologia da Doença
Objetivos
Nesta Unidade Curricular pretende-se aprofundar o estudo dos processos celulares e moleculares de degenerescência envolvidos na patologia de diversas doenças neurodegenerativas. Em paralelo serão abordados métodos de diagnóstico, com particular ênfase no conceito de biomarcador, bem como terapêuticas convencionais e desenvolvimento de fármacos (‘from bench to marketplace’). Serão também explorados os modelos experimentais - celulares e animais - para estudar doenças neurodegenerativas.
Espera-se que no final deste curso os alunos tenham atingido as seguintes competências gerais: i) expor os mecanismos envolvidos na etiologia e patologia de diversas doenças do sistema nervoso; ii) identificar e compreender estratégias experimentais para estudar essas doenças; iii) alvos terapêuticos para as doenças do sistema nervoso; iv) aquisição de competências de pesquisa de literatura recente sobre temas leccionados, com vista à exposição e discussão crítica de trabalhos científicos na área.
Caracterização geral
Código
12106
Créditos
3.0
Professor responsável
Margarida Casal Ribeiro Castro Caldas Braga
Horas
Semanais - 2
Totais - 30
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Frequência prévia de Neurobiologia (oferecida ao MGMB, 1º semestre) - admissão imediata.
Frequência prévia de outra disciplina de Neurobiologia/Neurobiologia Celular/Introdução à Neurobiologia - contactar a docente Responsável; admissão sujeita a aprovação pela docente.
Frequentar um mestrado ou equivalente a 2º ciclo de mestrado integrado.
Bibliografia
Neuroscience. D Purves et al. 4th Ed.Sinauer Associates Inc Publishers, Sunderland, Massachusetts USA
Basic Neurochemistry. Molecular, cellular and medical aspects. Siegel et al. 6th Ed. Lippincott Williams & Wilkins
Principles of Neural Science, Kandel ER, Schwartz JH, Jessel TM 4th Ed, McGraw-Hill, USA, 2000
Molecular Cell Biology. Lodish et al. 7th Ed. WH Freeman & Company, NY, 2012
Molecular Biology of the Cell, Alberts et al, 5th Ed. Garland Science, NY, 2007
Artigos cientícos seleccionados
Método de ensino
Aulas teóricas expositivas com recuro a imagens e videos.
Aulas teórico-práticas participativas que estimulem a curiosidade científica, espírito crítico e discussão de resultados e estratégias de investigação.
Será fomentada a participação activa dos alunos.
As aulas, pelo menos as iniciais, decorrerão online pela plataforma zoom.
Método de avaliação
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
A) Frequência na disciplina:
1. Para a obtenção da frequência à disciplina ao alunos têm que frequentar, no mínimo, 2/3 das aulas teórico-práticas leccionadas. A presença nas aulas TP é registada pela docente.
2. As faltas são marcadas 10 minutos após o início das aulas TP, no entanto o aluno pode optar por assistir à aula.
3. Atestados e outras justificações válidas para as faltas só serão aceites se entregues na aula da semana imediatamente após o dia da falta.
4. Os trabalhadores estudantes, e outros casos de excepção, que não frequentem as aulas TP devem realizar uma avaliação (a combinar com a docente) para a obtenção da frequência à disciplina.
O aluno sem frequência à disciplina não terá nota válida em nenhuma das componentes de avaliação.
B) Avaliação na disciplina
B.1) Regras de Avaliação
A classificação final da disciplina (escala de 0 a 20 valores) resulta da soma das notas das 3 componentes da avaliação:
i) Avaliação da componente teórica/prática (65% = 13 valores).
Realização de um trabalho escrito sobre o efeito/impacto da COVID-19 numa doença neurodegenerativa à escolha dos alunos (em grupo) que consiste em 2 partes:
. Modelos de estudo da doença: celulares ou animais; vantagens e desvantagens dos modelos. Qual o modelo apropriado (ou do futuro) para o estudo desta doença/relação entre patologias?
. Projecto científico que envolva investigação fundamental ou biomédica sobre a doença neurodegenerativa escolhida. O projecto tem obrigatoriamente de envolver modelo(s) da doença e o tema da proposta. Plano de trabalhos para 18 meses, com 3-4 tarefas e 50.000 euros de financiamento. Para a realização do projecto os alunos devem indicar um colaborador (nacional ou estrangeiro) que faça sentido integrar a proposta, e devem fundamentar a sua escolha.
O documento escrito, seguindo as regras fornecidas deverá ser carregado no moodle até às 23h59m do dia 23.4.2023. Os trabalhos podem ser entregues antes desta data, mas se forem entregues fora deste prazo serão penalizados em 50% da nota, se entregues nos 2 dias úteis seguintes ao prazo estipulado. Não serão aceites passado este prazo.
ii) Avaliação de projecto (20+5% = 4+1 valores).
Apresentação oral em grupo do projeto científico, focando os modelos escolhidos (com vantagens e desvantagens) e as estratégias propostas. Esta apresentação terá a duração máxima de 10 min e poderá ter o formato que o grupo preferir. A única obrigatoriedade é que todos os elementos do grupo participem na apresentação.
No final de cada apresentação haverá um debate com todos os alunos, que se espera participativo. Será avaliada a capacidade de responder às perguntas dos "avaliadores". Neste ponto será avaliado o projecto apresentado e as críticas feitas aos projectos dos colegas
Todos os grupos recebem os projectos dos colegas, e devem avaliá-los de uma forma independente. Isto significa que haverá avaliação dos projectos por pares, e a apresentação será uma oportunidade para esclarecer alguns pontos. O melhor projecto considerado para financiamento por mais colegas, por razões justificadas, terá uma bonificação de 1 val. O 2º mais bem classificado de 0,8 val, etc. As avaliações são individuais, nominais e têm de ser justificadas.
Os alunos também estão a ser avaliados pelas perguntas e observações que fazem ao trabalho dos colegas.A nota desta componente resulta da apresentação+capacidade de responder a perguntas+perguntas/observações feitas aos outros trabalhos (4 val) + majoração (máx 1 val)
As regras de elaboração dos trabalhos escritos serão fornecidas em documentos anexos no início do semestre.
O trabalho deve ser feito em grupos de 3-4 alunos.
iii) Avaliação individual (10% = 2 valores)
Avaliação individual que consiste numa questão relacionada com os tópicos da disciplina, a realizar na aula TP de 30.3.2023. A duração máxima desta avaliação será 20 min.
Não haverá avaliação por testes nem exame.
Faltas em dias de avaliação:
Os trabalhos escritos devem ser entregues até 23.4.2023, e as apresentações e discussões serão a 11.5.2023, e não há data(s) alternativa(s), nem repetição de nenhum dos momentos de avaliação.
. Todas as informações estão disponíveis no CLIP (Neurobiologia da Doença).
. Os critérios de avaliação específicos das componentes de avaliação são divulgados na 1ª aula e disponibilizados no CLIP e na página ‘moodle’ da disciplina.
B.2) Condições para obter Aprovação
Ter frequência e ter classificação igual ou superior a 50% da avaliação da componente teórica/ prática (trabalho escrito); ter nota final resultante da soma das 3 componentes de avaliação igual ou superior a 9,5 valores.
Época de Recurso
Realização da componente teórico-prática da disciplina – apenas realização do trabalho escrito, de acordo com as mesmas regras estabelecidas na Época Normal. Não é possível realizar apresentações orais, nem responder à questão em Época de Recurso.
Melhoria de nota
Só é possível fazer melhoria de nota à componente do trabalho escrito (13 val). A data limite de entrega do novo trabalho é o início da Época de recurso (data a combinar com os alunos interessados).
Conteúdo
1. Doenças neurodegenerativas: princípios gerais e modelos de estudo. Definição de alvos terapêuticos em doenças neurodegenerativas.
2. Estudos pré-clínicos, intervençao terapêutica, neuroproteção, intervenção nos mecanismos básicos da doença e terapêutica sintomática. Onde estamos e onde podemos actuar?
3. A escolha do melhor modelo para cada doença e para cada estudo.
4. Etiologia e neuropatologia da doença de Parkinson.
5. Etiologia e neuropatologia da doença de Alzheimer
6. Etiologia e neuropatologia da esclerose lateral amiotrófica
7. Neuropatologia do acidente vascular cerebral
8. Exercício físico como estratégia neuroprotectora
Nas aulas TP serão abordados e discutidos os melhores modelos para estudar as doenças. Haverá também aulas TP dinâmicas em que os alunos terão de construir ao longo das aulas um mini-projecto científico que foque uma doença neurológica. A construção do mini-projecto será faseada e acompanhada. A discussão e crítica construtiva entre os grupos será sempre fomentada.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: