Decisão e Risco

Objetivos

Ao obter aprovação o aluno:

- terá tomado contacto com a problemática da tomada de decisão com um único ou múltiplos decisores,

- conhecerá os principais modelos de apoio à decisão, com ou sem negociação, e de risco,

- compreenderá qual o tipo de dados que deverão ser recolhidos e tratados de modo a alimentarem os modelos anteriores,

- saberá identificar e construir os modelos adequados aos problemas que poderá enfrenta num contexto profissional futuro.

Caracterização geral

Código

12081

Créditos

6.0

Professor responsável

Nelson Fernando Chibeles Pereira Martins

Horas

Semanais - 4

Totais - 72

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Hillier, Lieberman, Introduction to Operations Research, Mc Graw - Hill, 10th ed (2015) 

Goodwin, P. e Wright, G. – Decision Analysis for Management Judgement (2014) – John Wiley & Sons

Opricovic, S., Tzeng, G.-H., (2004). Compromise solution by MCDM methods: A comparative analysis of VIKOR and TOPSIS. Eur. J. Oper. Res. 156, 445–455.

____

Fudenberg F. and Tirole, J. (1995) Game Theory, The MIT Press, 1995.

Kelly A. (2003) Decision Making Using Game Theory: An Introduction for Managers, Cambridge University Press.

Peterson M. (2009) An Introduction to Decision Theory, Cambridge University Press.

Vose D. (2008) Risk Analysis: A Quantitative Guide. John Wiley & Sons.

Método de ensino

Os conteúdos serão lecionados modularmente, em ambiente computacional.

Em cada aula, após um momento expositivo, os alunos explorarão os conceitos lecionados através da resolução de exercícios e pequenos casos de estudo.

Método de avaliação

A aprovação pode ser obtida aravés de um exame ou através de Avaliação Contínua.

Uma vez que a UC é constituída por três módulos, a avaliação contínua é dividida em três partes independentes. O docente de cada  módulo é responsável pela avaliação do seu módulo.

Considere C1, C2, C3 as três classificações obtidas nos três módulos, numa escala de 0 a 20. 

C1, C2 e C3 serão constituidas por um teste, mas poderão incluir compodentes de avaliação sumativa realizadas na aula. 

- um aluno obterá a aprovação se:

               CMédia = (5 C1 + 4 C2 + 3 C3) / 12 > 9.5,

   obtendo a classificação em Época Normal (CEN) de

               CEN = Arredondamento(CMédia)

Em caso de reprovação por avaliação contínua um aluno poderá tentar aprovar em exame. Sendo CEx a classificação no exame, um aluno obterá a aprovação se

               CEx > 9.5 

    obtendo a classificação de Época de Recurso (CER) de:

              CER = Arredondamento (CEx)

Conteúdo

I. Teoria de decisão - O que é uma decisão? - Estruturação e análise do problema de decisão - Decisões sequenciais - Decisões com vários objetivos

II. Teoria de jogos - Modelação da interação estratégica - Jogos de estáticos com informação completa - Jogos dinâmicos com informação completa e incompleta - Jogos cooperativos

III. Risco - Introdução - Modelo fundamental - Principais medidas e fatores de risco - Outros modelos de risco

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: