Introdução à Análise de Dados
Objetivos
1. Ser capaz de identificar os métodos analíticos descritivos e inferenciais mais adequados para resolver problemas na área do direito e dos mercados financeiros.
2. Ser capaz de aplicar cada técnica e interpretar seus resultados.
3. Ser capaz de compreender as limitações e condições de aplicação das diferentes técnicas.
Caracterização geral
Código
33163
Créditos
6
Professor responsável
Pedro Simões Coelho (IMS)
Horas
Semanais - 3
Totais - 36
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
- Foster Provost, Tom Fawcett. Data Science for Business: What You Need to Know about Data Mining and Data-analytic Thinking. ISBN 1449361323
- Hair, J., Anderson, R., Tattham, R. and Black, W., Multivariate Data Analysis with readings, Prentice Hall, 1995, ISNN 0023490209.
- Sharma, S., Applied Multivariate Techniques, Wiley, 1996..
- Vilares, M. J.; Coelho, P. A Satisfação e a Lealdade do Cliente. Metodologias de Avaliação, Gestão e Análise., 2ª Edição, Escolar Editora.,2011.
Método de ensino
Apresentação dos métodos, seguida por exemplos reais e exercícios. Realização de um projeto com a aplicação das várias técnicas descritivas e inferenciais a dados reais.
Método de avaliação
Apresentação dos métodos, seguida por exemplos reais e exercícios. Realização de um projeto com a aplicação das várias técnicas descritivas e inferenciais a dados reais.
Conteúdo
1. Introdução
2. Variáveis Estatísticas e tipos de dados
3. Análise de dados para uma variável
3.1. Distribuições de frequência e histogramas
3.2. Indicadores de tendência central
3.3. Indicadores de dispersão
4. Análise de dados para duas variáveis
4.1. Gráficos de dispersão
4.2. Covariância e correlação
4.3. Tabelas de contingência
5. Inferência Estatística
5.1. Amostragem
5.2. Intervalos de confiança e medidas de precisão
6. Teste de hipóteses
6.1. Metodologia
6.2. Média, total e proporção
6.3. Diferenças de médias, totais e proporções
6.4. Testes de associação
7. Números índice
8. Análise em Componentes Principais
9. Análise de regressão