Parasitoses Oportunistas no contexto da Infeção VIH/SIDA.
Objetivos
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 1. Selecionar as técnicas de diagnóstico e datação das parasitoses oportunistas humanas – PO (criptosporidiose, microsporidiose, toxoplasmose, pneumocistose), adequadas à situação/doença e a executarem as técnicas mais utilizadas. 2. Aplicar os métodos moleculares ao estudo da epidemiologia das PO: a) à deteção e diferenciação de espécies/genótipos/subgenótipos dos parasitas oportunistas; b) à identificação das IGNOREes de contaminação nos surtos epidémicos de origem hídrica e alimentar; c) à caracterização da dinâmica de transmissão das infeções em áreas endémicas; d) à determinação da importância para a Saúde Pública da presença de parasitas oportunistas na água de consumo público; e) à comparação patogenicidade/características da infeção provocada por espécies/genótipos de parasitas oportunistas. 3. Executar as técnicas de biologia molecular mais utilizadas no estudo/caracterização das PO. 4. Aplicar as medidas de controlo/prevenção nas PO.
Caracterização geral
Código
1290030
Créditos
2
Professor responsável
Olga Matos
Horas
Semanais - Se a UC for oferecida como opcional, o horário será disponibilizado no 2º semestre
Totais - 33
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
• Garcia L. S. (2007). Diagnostic Medical Parasitology, 5ª edição. ASM Press. Washington, DC, USA. • Xiao L, Fayer R, Ryan U,Upton ST. Cryptosporidium Taxonomy: Recent Advances and Implications for Public Health. Clin Microbiol Rev, 2004, 17: 72–97. • Cecile-Marie Aliouat-Denis, Magali Chabe´, Christine Demanche, El Moukhtar Aliouat,Eric Viscogliosi, Jacques Guillot, Laurence Delhaes, Eduardo DeiCas. Pneumocystis species, coevolution and pathogenic power. Infection, Genetics and Evolution, 2008, 8: 708–726. • Sibley LD, Khan A, Ajioka JW, Rosenthal BM. Genetic diversity of Toxoplasma gondii in animals and humans. Philos Trans R Soc Lond B Biol Sci. 2009; 364(1530):274961. Review.
Método de ensino
Aulas práticas, teórico-práticas e seminário.
Método de avaliação
Avaliação contínua para determinar o progresso da aprendizagem, quanto aos objectivos que estamos a tentar atingir. Como tal, parâmetros como a assiduidade, atitude dinâmica e participativa nas várias actividades pedagógicas (por exemplo, a apresentação de temas no seminário), disponibilidade, curiosidade, integração de conhecimentos e relacionamento com os colegas serão tidos em conta. A classificação será atribuída segundo uma escala de 0-20 valores, com base: na avaliação contínua (5 valores) e num exame escrito constituído por 15 perguntas de resposta rápida, com 5 alíneas em cada pergunta em que só uma estará correta. Aprovação com classificação ≥10 valores.
Conteúdo
I. Parasitoses oportunistas no contexto da infecção VIH/Sida – patogenia, clínica e tratamento. II. Diagnóstico laboratorial das parasitoses oportunistas (execução das técnicas mais utilizadas). III. Epidemiologia molecular das principais parasitoses oportunistas (execução das técnicas mais utilizadas). IV. Introdução aos produtos naturais aplicados à Parasitologia.