Protozoologia Médica
Objetivos
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 1. Ser capaz de aplicar os conhecimentos e as capacidades para identificar as principais parasitoses causadas por protozoários de relevância médica e reconhecer a fisiopatologia e aspetos clínicos causados por estes microrganismos. 2. Ser capaz de aplicar os seus conhecimentos em contexto de diagnóstico das protozooses. 3. Ter a capacidade de integrar os conhecimentos e dominar a informação com uma reflexão sobre as responsabilidades sociais e éticas relacionadas com a aplicação dos conhecimentos e juízos nomeadamente em estudos epidemiológicos, no terreno e intervenções de controlo dos parasitas. 4. Ser capaz de comunicar as suas conclusões e os conhecimentos, e o raciocínio que as suportam, à comunidade científica e cívica. 5. Ter as capacidades de aprendizagem que lhes permitam prosseguir estudos na sua área de estudo de modo autodirecionado ou autónomo.
Caracterização geral
Código
1290037
Créditos
11
Professor responsável
Henrique Silveira
Horas
Semanais - 5,5
Totais - 111
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
• Cook, G.C. and Zumla, A.L. (Eds). (2014). Manson’s Tropical Diseases. London: Saunders Elsevier.; • Garcia, L.S. (2007). Diagnostic Medical Parasitology. Washington, DC: ASM Press.; • Rey, L. (2008). Parasitologia. RJ. GuanabaraKoogan.; • Satoskar, A.R. (Ed). (2009.) Medical Parasitology. Texas: Landes Bioscience.; • World Health Organization (1991). Basic lab methods in medical parasitolology. Retrieved from WHO:www.who.int/malaria/publications/atoz/9241544104_part1/en/index.html ;
Método de ensino
As aulas téoricas (T) e teórico-práticas (TP) utilizam o método expositivo, em sala de aula. Nas TP transmitem-se os conhecimentos com análise e resolução de exercícios relacionados com os temas apresentados. Nas aulas práticas, em laboratório, observam-se ao microscópio os agentes patogénicos estudados e realizam-se métodos laboratoriais, reforçando os conhecimentos das aulas T,TP. ; Os seminários destinam-se à apresentação oral com apoio visual, pelos alunos em grupos, de temas resultantes da pesquisa e análise de artigos científicos, a sua discussão e conclusões.
Método de avaliação
A avaliação consiste numa prova teórica de respostas de escolha múltipla (50%). Prova prática 1h com observação de 3 preparações de amostras biológicas para diagnóstico presuntivo das protozooses (20%). Avaliação da exposição dos trabalhos nos seminários: tema selecionado, clareza de exposição, conteúdo científico e correção dos termos (30%).
Conteúdo
I. Principais parasitoses causadas por protozoários de interesse médico: Conceitos gerais (