Desenho experimental e projeto de tese

Objetivos

No âmbito desta Unidade Curricular, os estudantes deverão adquirir/desenvolver as seguintes competências:
1. Capacidade para autoaprendizagem, análise crítica, conceção, implementação, adaptação, calendarizaçãode um projeto de investigação original e inovadora, passível de conduzir à preparação de uma Tese de Doutoramento, respeitando as exigências impostas pelos padrões de integridade académica.
2. Aplicação os conhecimentos adquiridos na UC de “Comunicação Científica” adaptando-os à situação específica de formulação de planos de Tese de Doutoramento.
3. Comunicação com os seus pares, a restante comunidade académica e com a sociedade em geral sobre a área em de especialização com ênfase nas mais-valia(s), interesse científico, objetivos gerais e possível impacto do tema de Tese que o estudante pretende levar a cabo.

Caracterização geral

Código

5573041

Créditos

4

Professor responsável

Ricardo Parreira

Horas

Semanais - 13

Totais - 38

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

• Stefan Rüger. 2016. How to write a good PhD thesis and survive the viva (verbal defence of your written thesis). The Open University, UK (disponível online em: http://people.kmi.open.ac.uk/stefan/thesis-writing.pdf)
• How to Write a Good Postgraduate Research Proposal. 2015. The Postgraduate Team, Student Recruitment and Admissions, The University of Edinburgh (disponível online em: http://www.ed.ac.uk/files/imports/fileManager/HowToWriteProposal090415.pdf)
• Qais Faryadi. 2012. How to Write Your PhD Proposal: A Step-By-Step Guide. American International Journal of Contemporary Research Vol. 2(4). 111-115 (disponível online em: http://www.aijcrnet.com/journals/Vol_2_No_4_April_2012/12.pdf)
• Quinn G, Keough M. 2002. Experimental Design and Data Analysis for Biologists. Cambridge University Press, UK. (Dispinível online em: http://www.ib.unicamp.br/profs/fsantos/apostilas/QuinnKeough.pdf)
• Writing a Thesis Proposal: Independent Learning Resources. Learning Centre, The University of Sydney (Disponível online em: https://sydney.edu.au/stuserv/documents/learning_centre/Thesis_Proposal_2012.pdf

Método de ensino

O contato presencial entre docentes e estudantes decorrerá de diversas formas: (i) aulas com uma componente expositiva, tirando partido de apresentações de tipo powerpoint (quando tal se justificar), as quais serão planeadas tendo em vista estimular a participação dos estudantes, (ii) sessões tutoriais e (iii) Seminários (sessões de exposição oral), levadas a cabo pelos estudantes e nos quais podem ainda participar os docentes que se mostrarem interessados em fazê-lo.

Método de avaliação

As sessões tutoriais visarão a resolução de dúvidas ou a apresentação de temáticas especificamente levantadas por um aluno/grupo de alunos. As prestações dos estudantes nestes Seminários, assim como nas sessões tutoriais, serão tidas em conta como parte integrante da classificação que obterão, concluída a Unidade Curricular.
No final da UC, os estudantes serão convidados a apresentarem um plano de tese o qual poderá responder ao que estará na base do trabalho que o aluno levará a cabo tendo em vista a preparação de uma Tese e a consequente obtenção do grau de Doutor.

Conteúdo

I. Regulamentos de apresentação de planos de tese no IHMT.
II. Comissões tutoriais, interação com a Divisão Académica (apoio ao aluno), formatos de Tese, apresentação de relatórios anuais e participação nas Jornadas Científicas do IHMT.
III. Atualização de conceitos de desenho experimental, metodologia científica, definição da dimensão de amostragem,e testes estatísticos mais frequentemente utilizados.
IV. Calendarização das diferentes atividades em função de objetivos específicos e definição de metas e resultados esperados.
V. Planeamento e escrita de projetos científicos.
VI. Revisão bibliográfica. Formatação de referências bibliográficas.
VII. Preparação, análise crítica, apresentação oral e defesa de projetos de tese de doutoramento.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: