Seminários temáticos
Objetivos
No final desta unidade curricular os alunosdevem ser capazes de: 1. Propiciar aos alunos formação avançada, em formato flexível, em temas não cobertos pelas restantes unidades curriculares, mas úteis na prática e na investigação da medicina tropical. 2. Preparar os alunos para a futura compreensão de avanços previsíveis na Medicina tropical e nas ciências e tecnologias que lhe dão suporte. 3. Contribuir para a cultura geral médica e científica dos alunos e para a sua capacidade de elaboração de conhecimento, análise crítica e sentido dainovação. 4. Promover o contacto pessoal com especialistas. 5. Desenvolver a compreensão, com base nas vivências transmitidas, das necessidades e realidades da prática de investigação clínica nos países tropicais ou de baixo e médio rendimento.
Caracterização geral
Código
5787029
Créditos
10
Professor responsável
Cláudia Conceição
Horas
Semanais - A definir entre o estudante e o docente responsável
Totais - 98
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
Dependendo dos temas em estudo, a fornecer pelo docente responsável.
Método de ensino
Seminários, com estímulo à interatividade e participação. Estudo prévio das matérias.
Método de avaliação
Avaliação contínua em função da presença e participação ativa do aluno. Eventualmente, relatórios sobre alguns seminários.
Conteúdo
Sessões de exposição e debate sobre tópicos avançados e perspetivas futuras da Medicina tropical, a rever anualmente (60-180 minutos), como por exemplo: I. Ensaios clínicos. II. Emergências, crises e conflitos. III. Medicina do viajante e saúde dos migrantes. IV. Problemas e avanços na saúde sexual e reprodutiva. V. Transferência de competências para os LMIC. VI. Perspetivas do desenvolvimento de vacinas contra a malária. VII. Medicina translacional e avanços em biologia molecular, biologia do desenvolvimento, neurobiologia e biotecnologia moleculares. VIII. A saúde na antropologia cultural africana. IX. Venenos, animais e plantas tóxicas. X. Resistências a antimicrobianos. XI. Avanços na micologia clínica, incluindo no contexto tropical. XII. Bioinformática: bases de dados principais; árvores filogenéticas; estrutura de macromoléculas; genomas, proteomas, transcritomas, microbiomas. Apresentação e discussão de temas de momento e de artigos científicos (60 minutos). Outras sessões científicas no programa do IHMT.