Bioestatística I – Análise de Dados em Saúde
Objetivos
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 1. Compreender a importância da utilização da Estatística no delineamento de projetos de investigação em Saúde Internacional. 2. Distinguir os diferentes tipos de variáveis e escalas de medição. 3. Utilizar adequadamente conceitos de Análise Exploratória de Dados e Estatística Descritiva. 4. Aplicar os conceitos de estimação pontual e intervalar. 5. Decidir entre os testes de hipóteses paramétricos e não-paramétricos mais usuais nas aplicações em saúde internacional. 6. Distinguir os conceitos de correlação e associação e saber aplicá-los em casos reais. 7. Analisar criticamente dos resultados produzidos no programa SPSS. 8. Utilizar de forma responsável e consciente o programa SPSS ou outros programas complementares.
Caracterização geral
Código
5788001
Créditos
3
Professor responsável
Maria do Rosário O. Martins
Horas
Semanais - 6,5
Totais - 46
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
• Armitage P., Berry G. Statistical Methods for Medical Research, 4rd Edition. Oxford: Blackwell Science Ltd. 2005. • Bland, M., An Introduction to Medical Statistics, 3rd Edition, Oxford University Press. • Douglas G. Altman. Practical Statistics for Medical Research, Chapman and Hall/CRC Texts in Statistical Science. • G. Cunha, M. Rosário Martins, R. Sousa, F. Ferraz Oliveira. Estatística Aplicada às Ciências e Tecnologias da Saúde, Editora LIDEL. • J Martin Bland, Douglas G. Altman, Statistical Notes, BMJ.
Método de ensino
Aulas presenciais e tutoriais. As aulas presenciais serão teórico-práticas, envolvendo a análise de bases de dados em contexto real, através da utilização de programas estatísticos, nomeadamente o Programa SPSS.
Método de avaliação
Avaliação: exame (50%); trabalho individual (50%).
Conteúdo
I. Introdução: O que é a Estatística e qual a sua importância na Investigação em saúde internacional; Classificação das Variáveis e Escalas de Medida; Organização e Apresentação dos Dados; Principais Indicadores em Saúde e respetivas Fontes de Informação. II. Estatística Descritiva: Medidas de Localização (Média, Moda, Mediana); Medidas de Dispersão (Variância, Desvio-padrão, Coeficiente de Variação); Principais Distribuições: distribuições amostrais e Teorema Limite Central. III. Introdução a Estatística Inferencial: Intervalos de Confiança para a média e proporção; Principais etapas subjacentes à construção de um Teste de Hipóteses; Teste de Kolmogorov-Smirnov e Teste de Shapiro-Wilk. IV. Testes paramétricos e não paramétricos: teste de igualdade de média e proporção entre dois grupos; amostras emparelhadas e amostras independentes; Testes não paramétricos: teste de igualdade de medianas para dois ou mais grupos; amostras independentes e emparelhadas. V. Correlação e Associação: Associação e teste do Qui-quadrado; Correlação Linear de Pearson e Correlação de Spearman.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: