Métodos de Investigação Qualitativa em Saúde
Objetivos
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
1. Reconhecer os diferentes paradigmas de investigação e compreender as principais orientações teórico-concetuais da investigação qualitativa.
2. Conhecer os diferentes desenhos de estudos qualitativos; formular questões e objetivos de investigação; conhecer as técnicas de amostragem.
3. Conhecer e aplicar as principais técnicas de recolha de dados em estudos qualitativos, incluindo o papel do entrevistador/moderador.
4. Conhecer as principais técnicas de tratamento e análise de dadosem investigação qualitativa.
5. Saber redigir e publicar uma investigação qualitativa
Caracterização geral
Código
5788003
Créditos
3
Professor responsável
Isabel Craveiro
Horas
Semanais - 8
Totais - 40
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
• BARDIN, L. (2013), A análise de conteúdo, Edições 70, Lisboa. • CRESSWELL, J. W., (2009), Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Method Approaches. 3th edition. Sage Publications, London. • DENZIN, N and LINCOLN, Y (1994) Handbook of Qualitative Research. (eds). Sage, Thousand Oaks. • FLICK, U. (2006) An introduction to Qualitative Research, Sage Publications. • Green J, Thorogood N. (2009) Qualitative Methods for Health Research, Sage Publications. ISBN: 978-1-84787-073-5 • HOLLIDAY, A. (2002), Doing and Writting Qualitative Research, Sage Publications, UK. • MANN, P. H. (1983), Métodos de Investigação Sociológica, Biblioteca de Ciências Sociais, Zahar Editores, S.P. • MINAYO, M. C. de Souza (2014). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14 ed. São Paulo: Hucitec Editora.
Método de ensino
Propõe-se para esta unidade curricular o recurso à combinação de diferentes métodos de ensino-aprendizagem interativos e participativos, como sessões teórico-práticas, resolução de exercícios baseados em problemas,
Método de avaliação
- A avaliação será realizada através da elaboração de um protocolo de investigação utilizando a abordagem qualitativa (desenho de estudo, preparação, recolha e análise de dados). - Avaliação do trabalho individual (protocolo de investigação utilizando a abordagem qualitativa - desenho de estudo, recolha e análise de dados) – 70%. - Avaliação da apresentação oral e discussão do trabalho individual – 30%.
Conteúdo
I. Caracterização e distinção dos diferentes paradigmas de investigação em saúde (estudos quantitativos vs. estudos qualitativos), suas orientações teóricas, utilidade e contextos de aplicação.
II. Diferentes desenhos de estudos. Elaboração das questões de investigação e os objetivos do estudo. Diferentes tipos de técnicas de amostragem.Fases de um protocolo de investigação.
III. Recolha de Dados. Algumas das principais técnicas de recolha de dados qualitativos. Papel do entrevistador/moderador. Exercícios práticos. Exemplos.
IV. Tratamento e análise de dados. Análise de conteúdo. Exemplos. Exercícios.
V. Apresentação e discussão de resultados. Redação de uma investigação qualitativa.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: