Métodos de Investigação Qualitativa em Saúde

Objetivos

No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
1. Reconhecer os diferentes paradigmas de investigação e compreender as principais orientações teórico-concetuais da investigação qualitativa.
2. Conhecer os diferentes desenhos de estudos qualitativos; formular questões e objetivos de investigação; conhecer as técnicas de amostragem.
3. Conhecer e aplicar as principais técnicas de recolha de dados em estudos qualitativos, incluindo o papel do entrevistador/moderador.
4. Conhecer as principais técnicas de tratamento e análise de dadosem investigação qualitativa.
5. Saber redigir e publicar uma investigação qualitativa

Caracterização geral

Código

5788003

Créditos

3

Professor responsável

Isabel Craveiro

Horas

Semanais - 8

Totais - 40

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

• BARDIN, L. (2013), A análise de conteúdo, Edições 70, Lisboa.
• CRESSWELL, J. W., (2009), Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Method Approaches. 3th edition. Sage Publications, London.
• DENZIN, N and LINCOLN, Y (1994) Handbook of Qualitative Research. (eds). Sage, Thousand Oaks.
• FLICK, U. (2006) An introduction to Qualitative Research, Sage Publications.
• Green J, Thorogood N. (2009) Qualitative Methods for Health Research, Sage Publications. ISBN: 978-1-84787-073-5
• HOLLIDAY, A. (2002), Doing and Writting Qualitative Research, Sage Publications, UK.
• MANN, P. H. (1983), Métodos de Investigação Sociológica, Biblioteca de Ciências Sociais, Zahar Editores, S.P.
• MINAYO, M. C. de Souza (2014). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14 ed. São Paulo: Hucitec Editora.

Método de ensino

Propõe-se para esta unidade curricular o recurso à combinação de diferentes métodos de ensino-aprendizagem interativos e participativos, como sessões teórico-práticas, resolução de exercícios baseados em problemas, role-playing, orientação tutorial, elaboração de trabalhos e aprendizagem através do trabalho autónomo dos estudantes.

Método de avaliação

- A avaliação será realizada através da elaboração de um protocolo de investigação utilizando a abordagem qualitativa (desenho de estudo, preparação, recolha e análise de dados).
- Avaliação do trabalho individual (protocolo de investigação utilizando a abordagem qualitativa - desenho de estudo, recolha e análise de dados) – 70%.
- Avaliação da apresentação oral e discussão do trabalho individual – 30%.

Conteúdo

I. Caracterização e distinção dos diferentes paradigmas de investigação em saúde (estudos quantitativos vs. estudos qualitativos), suas orientações teóricas, utilidade e contextos de aplicação.
II. Diferentes desenhos de estudos. Elaboração das questões de investigação e os objetivos do estudo. Diferentes tipos de técnicas de amostragem.Fases de um protocolo de investigação.
III. Recolha de Dados. Algumas das principais técnicas de recolha de dados qualitativos. Papel do entrevistador/moderador. Exercícios práticos. Exemplos.
IV. Tratamento e análise de dados. Análise de conteúdo. Exemplos. Exercícios.
V. Apresentação e discussão de resultados. Redação de uma investigação qualitativa.