Introdução à Metodologia de Investigação
Objetivos
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
1. Descrever e analisar os fundamentos teóricos e conceptuais da investigação em saúde.
2. Identificar o tipo de abordagem mais adequada ao problema de investigação que vão desenvolver no plano de Tese de Doutoramento.
3. Analisar criticamente os princípios e aplicações das abordagens de investigação quantitativa e de métodos mistos.
4. Aplicar os conceitos das diferentes etapas do processo de investigação ao caso especifico do plano de Tese de Doutoramento.
Caracterização geral
Código
5788004
Créditos
3
Professor responsável
Maria do Rosário O. Martins
Horas
Semanais - 4
Totais - 24
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
• Armitage, P., and Berry, G. (2005). Statistical Methods for Medical Research. 4th Edition. Oxford: Blackwell Science Ltd. • Bowling, A. (2014). Research Methods in Health - Investigating health and health services. 4th Edition. Opening University Press. • Cresswell, J. W. (2009). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Method Approaches. 3rd Edition. London: Sage Publications. • Health Research Methodology: A Guide for Training in Research Methods. World Health Organization. Regional Office for the Western Pacific Manila, 2001. • Fathalia MF. A Practical Guide for Health Researchers. World Health Organization. Regional. Office for the Eastern Mediterranean. 2004. • Hill, M., and Hill, A. (2009). Investigação por questionário. 2ª Edição. Lisboa: Sílabo.
Método de ensino
Utilização de diferentes métodos de ensino-aprendizagem: sessões teóricas e sessões teórico-práticas com apresentação de exemplos de planos de investigação.
Método de avaliação
A avaliação consiste na elaboração de um protocolo de investigação em saúde (proposta de plano de Tese).
Conteúdo
I. Enquadramento teórico-conceptual da investigação: a) Fundamentos teóricos e conceptuais dos diferentes paradigmas de investigação: Abordagem Dedutiva e Indutiva; b) Positivismo e Construtivismo.
II. Abordagens de investigação em saúde: Metodologia quantitativa, qualitativa e de métodos mistos; Utilidade e aplicação das diferentes metodologias de investigação.
III. O Plano de Investigação: O problema de Investigação; A Revisão de literatura; Propósito, objetivos e hipóteses; questão de Investigação; Métodos; Ética e Comissões de Ética; Orçamento e Cronograma; Plano de divulgação dos resultados.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: