Patologia Clínica Tropical
Objetivos
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 1. Conhecer a epidemiologia e distribuição da malária. 2. Relacionar o vetor/parasita e a importância de medidas de controlo. 3. Conhecer o papel do laboratório no diagnóstico da malária. 4. Conhecer os agentes das IST’s, epidemiologia e atual incidência. 5. Conhecer os procedimentos de diagnóstico laboratorial de infeções bacterianas no âmbito das IST’s (infeções sexualmente transmissíveis). 6. Conhecer a atual distribuição das helmintoses. 7. Conhecer e interpretar os métodos de diagnóstico helmintológico (imunológicos e moleculares). 8. Conhecer a distribuição das espiroquetoses zoonóticas: Leptospirose e doença de Lyme em contexto tropical. 9. Relacionar variáveis ambientais, bioecológicas e sociais com a incidência das espiroquetoses. 10. Conhecer o papel do laboratório no diagnóstico das espiroquetoses. 11. Conhecer estratégias de controlo e prevenção das duas espiroquetoses.
Caracterização geral
Código
5788015
Créditos
3
Professor responsável
A determinar
Horas
Semanais - Se a UC for oferecida como opcional, o horário será disponibilizado no 2º semestre
Totais - 33
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A frequência de 2/3 das aulas é obrigatória
Bibliografia
• Castro R. (2010). Diagnóstico Laboratorial em Microbiologia Clinica Microbiologia pp. 411-430- Canas F.W.F, Sousa, J.C.F., Lima, N., (Eds.), Edições Lidel, Lisboa. • Farrar, J., Hotez, P., Junghanss, T., Kang, G., Lalloo, D., White, N., J. (2013). Manson's Tropical Diseases, 23rd Ed. Elsevier Science, UK E: 1552 pp. • Picardeau, M. (2015). Leptospirosis: Updating the Global Picture of an Emerging Neglected Disease, PLoS Neglected Tropical Diseases, 9(9): e0004039. doi:10.1371/journal.pntd.0004039. • Zhang W, Wen H, Li J, Lin R, McManus DP. (2012). Immunology and immunodiagnosis of cystic echinococcosis: an update. Clinical and Developmental Immunology. Review article, 10 pages doi:10.1155/2012/101895. • WHO. (2013). Laboratory diagnosis of sexually transmitted infections. Edited by Unemo, M., Ballard, R., Ison, C., Lewis, D., Ndowa, F., Peeling, R., Piot, P. 228 pp.
Método de ensino
Aulas teóricas (expositivas) e orientação tutorial dos estudantes.
Método de avaliação
- Os alunos, com pelo menos 2/3 de frequência, são sujeitos a avaliação contínua (assiduidade e participação ativa nas aulas e desempenho nas discussões temáticas. - Seminário 30%. - Exame escrito final (teste de escolha múltipla) - 70%. - Escala de classificação de 0 a 20. - Aprovação com classificação igual ou superior a 10.
Conteúdo
Aulas teóricas: I. Fundamento teórico do diagnóstico laboratorial de malária. II. Introdução às Infeções Sexualmente Transmitidas: uretrites, cervicites, vaginites, úlceras genitais. III. Fundamentosteóricos dos principais testes utilizados no laboratório para o diagnóstico das IST’s. IV. Considerações gerais sobre helmintoses. V. Distribuição, incidência das helmintoses e o papel do laboratório no diagnóstico. VI. A leptospirose e a doença de Lyme: os agentes etiológicos e o papel de reservatórios e vetores na sua transmissão; A situação epidemiológica em países tropicais. VII. Programas integrados de controlo e vigilância epidemiológica da leptospirose. Orientação Tutorial: VIII. Visitas guiadas aos laboratórios, apresentação sumária das principais abordagens de diagnóstico para malária, helmintoses, IST’s e espiroquetoses. IX. Laboratório de referência para diagnóstico de leptospirose (OMS), ex. do Lab. no IHMT. X. Projetos de investigação em curso nas doenças abordadas. XI. Discussão de artigos científicos.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: