Intervenções Globais em saúde

Objetivos

Os alunos no final da unidade curricular devem ser capazes de:
1. Conteúdo e dinâmica da UC. Conceitos introdutórios.
2. A relevância crescente da diplomacia da saúde no contexto da saúde global e da cooperação sul-sul.
3. Conhecer os objetivos, funções e contribuições dos principais atores institucionais na área da saúde global. Descrever a evolução da arquitetura da saúde global. Discutir as variações nos objetivos e contribuições desses atores.
4. Descrever os principais impactos da COVID 19 na força de trabalho. Desafios e medidas para proteger a força de trabalho em saúde no contexto pandémico.
5. Describe the sustainable development goals and targets related to reproductive, maternal, neonatal and child health and how they are being measured.
6. Describe the panorama of global organizations working to support MCH programs.
7. Discuss a framework for MCH program indicators.
8. Discuss benefits of measuring MCH program performance as well as issues and challenges involved.
9. Regarding decentralization, the focus will be discussion regarding the pros and cons of decentralization, the risks regarding fragmentation and poor governance and options to improve continuity of care.
10. Vigilância em saúde pública. Conceitos fundamentais: metas de SVSP; Elementos chave de um SVSP; Métodos principais de vigilância; Critérios de seleção de doenças; Diferença entre vigilância e sistemas de informação em saúde; Sistemas integrados versus verticais.
11. Principais desafios de um SVSP.
12. Avaliação de um SVSP.
13. Describe essential public health functions and the public health system infrastructure needed to support them.
14. Describe the International Health Regulations and their core capacities, and their functioning during the COVID-19 pandemic; discuss how improvement in EPHF and IHR core capacities could improve the response during future epidemics / pandemics.
15. Understand the importance of population health and a public health system to the achievement of the SDGs.
16. Discuss a framework and steps to strengthen public health systems.
17. In the case of Payment systems we will discuss the transition from historic budgets to per capita, per capita with performance incentives, fees for services, and DRGs. We will also discuss the evolution of the WB project from plain investments projects to result based programs. The whole logic is how to incentivize performance and quality and strategic purchasing.

Caracterização geral

Código

5788025

Créditos

4

Professor responsável

Paulo Ferrinho

Horas

Semanais - 8

Totais - 24

Idioma de ensino

Português e Inglês

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

• Hoffman S.J., Cole C.B., Mark Pearcey M. (2015), Mapping Global Health Architecture to Inform the Future, Research Paper, Centre on Global Health Security, The Royal Institute of International Affairs, Chatham House, London; https://www.chathamhouse.org/sites/files/chathamhouse/field/field_document/20150120GlobalHealthArchitectureHoffmanColePearceyUpdate.pdf.
• Hoffman SJ, Cole CB. Defining the global health system and systematically mapping its network of actors. Global Health. 2018 Apr 17;14(1):38. doi: 10.1186/s12992-018-0340-2. PMID: 29665828; PMCID: PMC5904998.
• Szlezák NA, Bloom BR, Jamison DT, Keusch GT, Michaud CM, Moon S, et al. (2010) The Global Health System: Actors, Norms, and Expectations in Transition. PLoS Med 7(1): e1000183. https://doi.org/10.1371/journal.pmed.1000183
• WHO (2020). Health workforce policy and management in the context of the COVID-19 pandemic response. https://www.who.int/publications/i/item/WHO-2019-nCoV-health_workforce-2020.1
• Nagesh S, Chakraborty S. Saving the frontline health workforce amidst the COVID-19 crisis: Challenges and recommendations. J Glob Health. 2020 Jun;10(1):010345. doi: 10.7189/jogh-10-010345. PMID: 32373323; PMCID: PMC7183244.
• Garcia-Abreu, Anabela. Public Health Surveillance Tool kit, a Guide for Busy Task Managers. World Bank, 2002,
• Bonita R., M. de Courten, T. Dwyer, K. Jamrozik, R. Winkelmann, 2001. “Surveillance of Risk Factors for Non-Communicable Diseases: the WHO STEPwise approach”. Geneva
• CDC (Center for Disease Control and Prevention) 1997. Case Definitions for Infectious Conditions Under Public Health Surveillance. MMWR 46:1-55
• CDC, 2001. Updated Guidelines for Evaluating Public Health Surveillance Systems. Recommendations from Guidelines Working Group
• Teutsch, S. M.and R.E. Churchill, eds 1994. Principles and Practice of Public Health Surveillance. New York: Oxford University Press
• WHO, www.who.int/emc/surveillance/index.html
• WHO, 1999 Recommended Surveillance methods, Geneva
• WHO, 1999. Manual on Surveillance logistics
• WHO, 2002. Integrated Disease Surveillance
• WWW.WHO.INT The Pacific Public Health Surveillance Network (PPHSN)
• https://ec.europa.eu Surveillance and early warning
• ECDC

Método de ensino

T - Ensino: expositivo, apresentações dos discentes, discussão em sala de aula virtual;
TP – Narrativas de conviddos sobre experiências em intervenções globais em saúde;
OT – Apoio aos discentes como parte da preparação de pósters.

Método de avaliação

Submissão de um póster relacionado com os objetivos da aprendizagem (contribui para 40% da nota).
Apresentação oral (10 minutos) e defesa do póster (que incide sobre toda a matéria lecionada) (20 minutos)(contribui para 60% da nota).

Conteúdo

I. Introdução à UC.
II. Diplomacia e negociações globais e cooperação sul-sul.
III. Atores institucionais na área da saúde global.
IV. Proteger a força de trabalho em saúde no contexto pandémico.
V. Programas de Saúde Materno -Infantil.
VI. Estratégias para reforço dos SS em Países em desenvolvimento: entre a fragmentação e a descentralização o papel dos stakeholders globais (estudos de casos).
VII. Vigilância em saúde pública.
VIII. Fortalecimento dos Sistemas de saúde pública no contexto de novas pandemias – guia prático.
IX. Sistemas de saúde em países em desenvolvimento - financiamento baseado no desempenho: da teoria à implementação (estudos de casos).
X. Vigilância regional.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: