Métodos quantitativos e qualitativos
Objetivos
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 1. Identificar as etapas do planeamento e da realização de um projeto de investigação. 2. Formular questões de investigação e hipóteses testáveis. 3. Delinear um estudo para testar as hipóteses propostas, utilizando um desenho adequado, definindo o tamanho da amostra e a recolha dos dados. 4. Conhecer os princípios subjacentes à conceção e seleção de um processo de amostragem. 5. Saber retirar conclusões a partir dos resultados da análise de dados, usando tabelas apropriadas ao tipo de dados. 6. Reconhecer as características dos diferentes paradigmas de investigação e conhecer as diferenças concetuais e metodológicas entre estudos quantitativos e qualitativos. 7. Compreender os princípios concetuais e contextos de aplicação da metodologia qualitativa. 8. Conhecer os diferentes tipos de estudos qualitativos. 9. Conhecer e aplicar as principais técnicas de recolha de informação em estudos qualitativos. 10. Desenvolver competências que conduzam à realização de investigações qualitativas.
Caracterização geral
Código
5789002
Créditos
3
Professor responsável
Ana Abecasis
Horas
Semanais - 7
Totais - 30
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
• Bardin, L. (2009). A análise de conteúdo, Edições 70, Lisboa. • Cresswell, J. W. (2009). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Method Approaches. 3rd edition. London: Sage Publications. • Denzin, N. and Lincoln, Y. (2 011). The SAGE Handbook of qualitative research. Thousand Oaks, CA: Sage Publications. • Flick, U. (2006). An introduction to Qualitative Research. London: Sage Publications. • Holliday, A. (2002). Doing and Writting Qualitative Research. UK: Sage Publications. • Yin, R.K. (2009). Case Study Research: Design and Methods. 4th edition. Thousand Oaks, CA: Sage Publications. • Bowling, A. (2002). Research methods in health - Investigating health and health services. 2nd Edition, Opening University Press. 2002. • Douglas G. Altman. Practical Statistics for Medical Research, Chapman and Hall/CRC Texts in Statistical Science.
Método de ensino
Os alunos vão trabalhar em grupo, formulando questões de investigação e as hipóteses correspondentes. Em grande parte das aulas os alunos vão trabalhar em grupos de pequena dimensão mas sempre num contexto de discussão e apresentação de temas relevantes/seminários. A tarefa principal é a análise de dados e sua interpretação utilizando a metodologia mais adequada e um conjunto de dados adaptados ao contexto. Com base neste exercício os alunos devem fazer uma apresentação oral e sob a forma de póster.
Método de avaliação
Os alunos são avaliados pelo trabalho em grupo (40% da nota global) e de um exame escrito de resposta curta de cerca de 90 minutos (60% da nota global).
Conteúdo
I. As principais etapas de uma investigação em saúde. II. Princípios subjacentes a um estudo quantitativo. III. Questão de Investigação e formulação de hipóteses. IV. Amostragem aleatória simples, por conglomerados, dimensão da amostra e efeitos de desenho. V. Questões éticas. VI. A conceção de um Inquérito. VII. Logística da Recolha de dados. VIII. Análise da base de dados. IX. Distinção entre estudos quantitativos e qualitativos em saúde. X. Métodos qualitativos: Definição, princípios concetuais básicos e contextos de aplicação. XI. Orientações teóricas na investigação qualitativa: diferentes tipos de estudos. Ética. XII. Desenho de um estudo qualitativo: fases de um protocolo de investigação. XIII. Técnicas de recolha de dados: Entrevistas; grupos focais; observação; análise documental. XIV. Planeamento e organização da recolha de dados. Papel do entrevistador/moderador. XV. Tratamento e análise de dados. Análise de conteúdo. Redação de uma investigação qualitativa. XVI. Apresentação dos resultados de um estudo quantitativo e qualitativo.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: