Mestrado em Saúde Pública e Desenvolvimento

Objetivos educativos

O Mestrado em Saúde Pública e Desenvolvimento reflete a preocupação com os problemas de saúde, os sistemas de saúde e os contextos sociais dos países de rendimentos baixos e médios. Neste programa, a ênfase é colocada nos problemas da fase inicial da “transição em saúde”, nas implicações decorrentes das limitações de recursos e das fragilidades institucionais dos sistemas de saúde e dos índices de “Desenvolvimento Humano”.

As questões relacionadas com a governação, a consolidação da sociedade civil e os fenómenos migratórios são, também, analisadas bem como a sua reflexão em problemas como a exclusão social e as desigualdades sociais e em saúde.

Caracterização geral

Código DGES

8271

Ciclo

Mestrado (2.º Ciclo)

Grau

Mestrado

Acesso a outros cursos

Habilita à continuidade da formação, ao nível do 3º ciclo de estudos, em qualquer área da Saúde e Desenvolvimento.

Coordenador

Isabel Craveiro

Data de abertura

Outubro de 2022

Número máximo de admissões

30

Propinas

3000 euros

Horários

6.ª Feira, das 9h00 às 18h00

Idioma de ensino

Português

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 3 semestres letivos.

A componente curricular corresponde aos dois primeiros semestres.

O terceiro semestre diz respeito à componente não letiva de preparação e apresentação de uma dissertação original e exige, para sua frequência, aproveitamento em todas as unidades curriculares do 1.º e 2.º semestres.

Créditos totais: 93 ECTS para a atribuição do grau de mestre (60 em unidades curriculares + 33 na elaboração da dissertação).

Condições de acesso

Consultar o Regulamento do Curso disponível em www.ihmt.unl.pt/education/saude-publica-e-desenvolvimento/

Regras de avaliação

Regulamento de Avaliação disponível em www.ihmt.unl.pt/servicos-academicos/.

Cada unidade curricular (UC) é avaliada de acordo com os critérios estabelecidos pelo Professor Responsável, que se encontram disponíveis na seção "Métodos de avaliação" no separador "Caracterização geral" de cada UC.

1 — O resultado da avaliação é expresso na escala numérica de 0 a 20 valores.

2 — O aluno é considerado aprovado quando a classificação final é igual ou superior a 10 valores.

3 — A classificação da componente curricular do mestrado corresponde à média ponderada pelo número de ECTS das classificações finais obtidas pelo aluno em cada unidade curricular.