Promoção da saúde
Objetivos
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 1. Descrever o conceitos de promoçãoe educação para a saúde, incluindo as diferentes perspetivas teóricas esua evolução. 2. Considerar os debates centrais na promoção da saúde, incluindo questões éticas e diferentes abordagens para a promoção da saúde. 3. Compreender a complexidade e a natureza dinâmica dos processos de promoção da saúde e relacioná-los com os seus valores, fundamentos teóricos e práticos; 4. Explicar os conceitos fundamentais dos programas depromoção e educação para a saúde e como eles desempenham um papel central nas suas práticas e intervenções, bem como as tecnologias apropriadas na execução dos programas; 5. Analisar criticamente os múltiplos determinantes da saúde e as suas interligações com as desigualdades em saúde, bem como as suas implicações para a política e prática da promoção da saúde a diferentes níveis (local, nacional e internacional). 6. Descrever as diferentes etapas do planeamento deprogramas de promoção da saúde. 7. Avaliar criticamente diferentes estratégias de promoção de saúde.
Caracterização geral
Código
827006
Créditos
5
Professor responsável
Tiago Correia
Horas
Semanais - 8
Totais - 40
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
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Método de ensino
Esta unidade curricular utiliza diferentes metodologias de ensino-aprendizagem, tanto em sala de aula quanto através do trabalho autónomo dos alunos. As atividades em sala de aula incluem aulas teóricas e teórico-práticas, discussões e debates. O trabalho autónomo dos alunos consiste na leitura de literatura científica para acompanhar as atividades em sala de aula e num trabalho de grupo em torno da análise de um estudo de caso prático. A supervisão tutorial do docente complementa o processo de aprendizagem sempre que os alunos a solicitam.
Método de avaliação
A avaliação consiste num trabalho em grupo para analisar criticamente uma intervenção selecionada de promoção da saúde. O trabalho em grupo está sujeito a avaliação contínua para monitorizar a evolução do trabalho e a avaliação sumativa por intermédio de uma apresentação oral e da entrega de um relatório final.
Conteúdo
I. Enquadramento geral da evolução teórico-conceptualde Promoção da Saúde e Educação para a Saúde: perspetivas, princípios e modelos de promoção da saúde. II. Modelos para a compreensão da saúde das populações: determinantes de saúde e desigualdades em saúde. III. Promoção da saúde em diferentes populações,incluindo ao longo da vida. IV. Estratégias de investigação e intervenção em Promoção da Saúde, aspetos conceptuais e metodológicos. V. Planeamento e avaliação de projetos de promoção da saúde – abordagens e modelos. Promoção da saúde em diferentes contextos (e.g. escolas e organizações de saúde) e a diferentes níveis (local, nacional e internacional).