Saúde no ciclo da vida
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objectivo geral compreender o impacto do percurso de vida na epidemiologia das doenças/problemas de saúde. Mais especificamente, pretende-se que o aluno seja capaz de: 1. Descrever a importância do início da vida no desenvolvimento de doença na idade adulta. 2. Descrever de que forma se desenvolve o risco de doença ao longo da vida. 3. Compreender as implicações do desenvolvimento e crescimento fetal no desenvolvimento de doença. 4. Discernir sobre as implicações para as políticas e para a investigação da abordagem epidemiológica baseada no percurso de vida.
Caracterização geral
Código
827017
Créditos
5
Professor responsável
Ana Abecasis
Horas
Semanais - Se a UC for oferecida como opcional, o horário será disponibilizado no 2º semestre
Totais - 40
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não se aplica
Bibliografia
• Kuh D, Ben-Shlomo Y. A life course approach to chronic disease epidemiology: tracing the origins of ill-health from early to adult life. 2nd edition. Fully revised. Oxford University Press. • Ebrahim, Shah and Kalache, Alexandre. (1996). Epidemiology in old age / edited by Shah Ebrahim and Alex Kalache. BMJ Publishing Group. • Jacob S. Siegel. The Demography and Epidemiology of Human Health and Aging. 1 edition. Springer, Dordrecht (2012).
Método de ensino
Sessões teóricas e trabalhos de grupo com exemplos práticos com dados de investigações reais.
Método de avaliação
Avaliação: Prova individual constando de análise de um artigo científico.
Conteúdo
I. Abordagem da doença baseada no percurso de vida. II. Importância do início da vida no desenvolvimento de doença na idade adulta. III. Perspetiva histórica. IV. Desenvolvimento do risco de doença ao longo da vida. V. Desenvolvimento e crescimento fetal. VI. Ligações entre a saúde na infância e na vida adulta. VII. Implicações para as políticas de saúde e investigação. VIII. Métodos epidemiológicos e estatísticos específicos para o estudo de fenómenos longitudinais.