Segurança e Manipulação Laboratorial
Objetivos
No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de: 1. Saber o que significa Biossegurança e a classificação de agentes biológicos de acordo com os diferentes níveis de laboratórios das áreas de Microbiologia e Parasitologia. 2. Saber como proceder para o transporte de amostras biológicas de acordo com as regras existentes para o efeito. 3. Saber reconhecer a diferença entre descontaminação, assepsia e esterilização. 4. Identificar os diversos tipos de câmaras de segurança biológica. 5. Conhecer a legislação e diretivas internacionais no âmbito da segurança laboratorial. Atuar de forma correta face a algum potencial acidente que possa ocorrer na utilização dos equipamentos e/ou de reagentes existentes no interior de um laboratório. 6. Saber estar no laboratório de experimentação animal de acordo com as regras a utilizar. 7. Resolver exercícios aplicados à execução técnicas laboratoriais. 8. Saber o significado de 'Controlo da Qualidade (CQ)' - Padronização de procedimentos no laboratório: meios de cultura, reagentes, vidraria e equipamentos, normas ISO e marca CE; Legislação (diretivas EU). 9. Saber distinguir CQ interno e externo. 10. Identificar os Laboratórios de Referência (ex. Lab Leptospirose do IHMT, NOVA); e saber o que são e para que servem os Testes de Proficiência.
Caracterização geral
Código
9512023
Créditos
3
Professor responsável
Maria Luísa Vieira
Horas
Semanais - 6
Totais - 26
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A frequência de 2/3 das aulas é obrigatória
Bibliografia
Os estudantes têm acesso aos materiais de cada aula, nomeadamente, aos diapositivos das aulas teóricas, exercícios e protocolos das técnicas a realizar nas aulas teórico-práticas e prática. Todos estes materiais são disponibilizados pelos professores envolvidos na lecionação da Unidade Curricular, através da plataforma Moodle e, preferencialmente, antes de cada uma das aulas de modo que os estudantes tenham conhecimento prévio do que vai ser lecionado e das atividades que vão executar. Os estudantes têm também acesso à seguinte documentação bibliográfica: • Cooper,G., CLS., MHA. (2008). Basic Lessons in Laboratory Quality Control. QC Workbook. Published by Bio-Rad Laboratories, Inc. Quality Systems Division 60pp. • IHMT, NOVA (2014). Manual de Segurança Biológica. 50pp. • WHO. (2018). Laboratory Quality Management System. Handbook, 245 pp. • Laboratory Biosafety and Biosecurity Risk Assessment Technical Guidance Document. https://www.aam.org.ar/.../Laboratory-Biosafety-Biosecurity-Guidance.pdf • Yao, K., McKinney, B., Murphy, A., M. T. (ASCP), Rotz, P., Wafula, W., Sendagire, H., Okui S., MPH, Nkengasong, J. N. (2010). Improving Quality Management Systems of Laboratories in Developing Countries. American Journal Clinical Pathology, 134, 401-409. doi: 10.1309/AJCPNBBL53FWUIQJ.
Método de ensino
Aulas teóricas (T), Aulas Teórico-Práticas (TP) e Prática Laboratorial (PL), todas estas unidades de aprendizagem estão integradas entre si, de modo que os alunos nas componentes teórico-práticas e práticas possam enquadrar os conhecimentos apreendidos nas aulas teóricas iniciais.
Método de avaliação
- Os alunos, com pelo menos 2/3 de frequência, realizam um teste escrito final (teste de escolha múltipla) com 40 questões que cobrem os assuntos lecionados. - Escala de classificação de 0 a 20. - Aprovação com classificação igual ou superior a 10.
Conteúdo
I. Aulas teóricas
Biossegurança e risco biológico.
Descontaminação, assepsia e esterilização.
Controlo da Qualidade (CQ) no Laboratório.
II. Aulas Teórico-Práticas
Biossegurança e acidentes em ambiente laboratorial: responsabilidades e comportamentos.
O Laboratório e a Experimentação Animal - Visita guiada ao Biotério do IHMT-NOVA. Discussão de diversos conceitos básicos associados às ciências de animais de laboratório; Legislação e creditação de instalações, pessoas e projetos; Princípio dos 3Rs: Reduzir, Reutilizar e Refinar.
Resolução de exercícios aplicados à prática laboratorial (preparação de solução e meios de cultura; diluições a partir de soluções