Bioinformática

Objetivos

No final desta unidade curricular os alunos devem ser capazes de:
1. Demonstração de capacidade para reconhecer as potencialidades da bioinformática no domínio biomédico.
2. Aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos à resolução de problemas complexos, incluindo: construção de contigs de sequência nucleotídica e identificação de sequências codificantes, utilização de bases de dados de acesso público e pesquisa de sequências homólogas usando diversos algoritmos ou análise funcional de uma sequência proteica.
3. Aquisição de competências básicas no domínio da filogenia molecular e inferência filogenética, e aplicação das mesmas à construção e interpretação de árvores filogenéticas e à análise exploratória de sequências desconhecidas.
4. Demonstração da capacidade para uma apresentação crítica dos dados decorrentes de dois projetos de investigação propostos (avaliação).

Caracterização geral

Código

9512025

Créditos

3

Professor responsável

Ricardo Parreira

Horas

Semanais - 6

Totais - 39

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

• Claverie, J.-M., Notredame, C. (2007). Bioinformatics for Dummies. 2nd Edition. Wiley Publishing Group.
• Higgs, P.G. Attwood, T.K. (2005). Bioinformatics and Molecular Evolution. Blackwell Science, Ltd.
• Lemey, P., Salemi, M., Vandamme, A.-M. (ed). (2009). The Phylogenetic Handbook. 2nd edition. Cambridge University Press.
• Lesk, A. (2020). Introduction to bioinformatics. 5th revised edition. Oxford University Press.

Método de ensino

A maioria das aulas tenha um cariz teórico-prático, e os conceitos teóricos serão lecionados recorrendo ao auxílio de metodologias expositivas (usando PowerPoint). A totalidade das sessões letivas incluirá a utilização, na prática, de computadores.

Método de avaliação

A avaliação de conhecimentos será essencialmente baseada na apresentação (em grupo, na 1ª época de avaliação) de um relatório sob o formato de um artigo científico, sendo expectável que os alunos sejam capazes de comunicar as suas conclusões de forma clara, crítica e cientificamente correcta. A maioria das aulas tutoriais permitirá orientar os alunos na preparação da sua avaliação. Esta (escrita) incluirá dois componentes: análise de uma sequência nucleotídica e a reconstrução de filogenias baseadas na análise de alinhamentos de sequências nucleotídicas previamente fornecidas. A participação/interesse demonstrados nas aulas serão igualmente avaliados e poderão fazer oscilar a classificação dos estudantes até um máximo de 2 valores, relativamente à classificação obtida, em 1ª época (pelo grupo). As avaliações em 2ª época, ao contrário do que acontece na 1ª, serão feitas individualmente.

Conteúdo

Análise de cromatogramas relativos a sequenciação levada a cabo pelo método de Sanger. Edição de sequências "raw" e construção de contigs . Formatos e anotação de sequências nucleotídicas. Conceito de homologia, homologia posicional, e similaridade. Tipos de substituições nucleotídicas. Alinhamentos de sequências nucleotídicas ou de aminoácidos e suas aplicações: global vs local, de pares vs alinhamento múltiplo. Construção de alinhamentos múltiplos de sequências: algoritmos progressivos (Clustal) e iterativos (MAFFT, Muscle). Árvores filogenéticas, modelos evolutivos e distâncias genéticas corrigidas. Reconstrução de filogenias: junção de vizinhos vs máxima verosimilhança. Robustez da topologia de uma árvore. Análise de mosaicos. Composição (G+C), estrutura de moléculas de RNA e proteínas, mapeamento físico de DNA, pesquisa de genes. Utilização de diversas ferramentas tendo em vista a identificação, caracterização, análise da possível função de proteínas.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: