Génomica e Proteómica aplicadas a Doenças Infeciosas
Objetivos
1. Aquisição de conhecimentos base relativos aos princípios subjacentes a técnicas gerais (incluindo sequenciação de DNA e RNA, produção/purificação de proteínas de forma recombinante e análises de interações destas entre si e com ácidos nucleicos) frequentemente utilizadas nos domínios da genómica e da proteómica. 2. Analisar de forma crítica as potencialidades analíticas/limites técnicos das diferentes abordagens apresentadas. 3. Demonstração de capacidade de discussão crítica do potencial/limitações das diferentes abordagens apresentadas quando aplicadas ao estudo de doenças infeciosas específicas ou dos seus vetores.
Caracterização geral
Código
9512026
Créditos
2
Professor responsável
Ricardo Parreira
Horas
Semanais - 7
Totais - 24
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A frequência de 2/3 das aulas é obrigatória
Bibliografia
• Arthur, L. (2012). Introduction to Genomics, 2nd ed. Oxford University Press, UK. • Arthur, L. (2010). Introduction to Protein Science, 2nd ed. Oxford University Press, UK. • Josip, L. (2011). Introducing Proteomics: From Concepts to Sample Separation, Mass Spectrometry and Data Analysis. Wiley-Blackwell, UK. A bibliografia recomendada incluirá, adicionalmente, artigos científicos que cobrirão, de forma mais específica, cada uma das temáticas apresentadas.
Método de ensino
Devido (i) à multitude de especificidades técnicas das abordagens experimentais do domínio da genómica e proteómica e (ii) à formação heterogénea e insipiente dos alunos ao nível de 2º Ciclo, estes limitam a implementação, com sucesso, de aulas com componente prática. Assim, a experiência de anos anteriores levou-nos a optar por aumentar a componente de formação teórica, distribuída por aulas formais e seminários científicos, em detrimento da componente teórico-prática. No entanto, deve ser realçada a ligação estreita que esta UC tem com a de Bioinformática, caracterizada por uma forte componente prática, e versando sobre a análise genómica. É ainda privilegiada na UC presente a componente de orientação tutorial.
Método de avaliação
Tendo em consideração o reduzido número de ECTS associados a esta UC, a avaliação basear-se-á exclusivamente, no resultado de um exame escrito de tipo booleano (Verdadeiro/Falso).
Conteúdo
I. Introdução às tecnologias de sequenciação (automatizada) de fragmentos de DNA e genomas completos: Sanger vs NGS (