Curso de Extensão Universitária "Estágio de Investigação Científica D"

Objetivos educativos

O Curso de Extensão Universitária Estágio de Investigação Científica D, a funcionar no ITQB-UNL ou nas outras instituições que constituem o Laboratório Associado, é destinado preferencialmente a estudandes de Licenciatura (1º ciclo) ou Mestrado (2º ciclo), ou graus equivalentes Europeus, em regime de voluntariado.

Este curso pretende iniciar o estudante na atividade científica, desenvolver o seu sentido crítico, criatividade, capacidade de comunicação oral e escrita e fomentar alguma autonomia científica.

Tais objetivos vão ser conseguidos pela integração dos estudantes em laboratórios de investigação de qualquer uma das instituições que constituem o Laboratório Associado, ficando cada estudante sob a supervisão de um orientador doutorado.

Caracterização geral

Código DGES

EICD

Ciclo

Cursos de pós-graduação

Grau

Curso de Extensão Universitária

Acesso a outros cursos

A disponibilizar brevemente

Coordenador

Beatriz Royo e Abel Oliva

Data de abertura

Candidaturas e matrículas abertas em permanência

Número máximo de admissões

Depende das vagas disponíveis nos laboratórios que os candidatos contactam.

Propinas

Propinas: 625,00 euros (para alunos externos)
Emolumentos de custos administrativos (matrícula): 15,00 euros

Horários

Normalmente, esta Unidade Curricular decorrerá durante 1 semestre em regime de tempo parcial ou tempo integral de permanência num laboratório de investigação

Idioma de ensino

A disponibilizar brevemente

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

A disponibilizar brevemente

Condições de acesso

Podem ser admitidos a este ciclo de estudos estudantes com frequência de um primeiro ciclo, ou grau equivalente Europeu, nas áreas da ciência e tecnologia.

Outros candidatos fora do âmbito do nº 1 podem ser considerados, mediante parecer positivo de um dos Coordenadores Gerais do Curso de Extensão Universitária.

A seleção dos candidatos será feita com base no mérito académico, podendo ter lugar uma entrevista, presencial ou remota, realizada pelo orientador científico do laboratório onde o candidato pretende desenvolver trabalho.

O prazo de candidatura será estabelecido anualmente por despacho do Diretor do ITQB.

Pode haver lugar ao pagamento de uma inscrição individual, por decisão do Diretor do ITQB, mediante parecer de um dos Coordenadores Gerais do Curso de Extensão Universitária.

Regras de avaliação

A classificação final do curso é expressa no intervalo 10-20 da escala numérica inteira de 0 a 20 e corresponderá à classificação da sua única unidade curricular.

A avaliação desta unidade curricular terá três componentes:
i) Avaliação contínua pelo orientador do estudante no laboratório – 50%.
ii) Avaliação pelo orientador de um relatório de atividades – 25%.
iii) Avaliação da apresentação oral em seminário público – 25%.
iv) Na avaliação da apresentação oral, participarão nesta avaliação o orientador, o responsável desta unidade curricular, que é também o Coordenador Geral do Curso de Extensão Universitária e um vogal, que deve ser um investigador doutorado (interno ou externo ao Laboratório Associado de Oeiras) que não pertença ao laboratório onde o estudante desenvolveu o trabalho.
v) O vogal a que se refere o nº 2 iv) será escolhido por um dos Coordenadores Gerais do Curso de Extensão Universitária, ouvido o orientador.
vi) No caso do responsável pela unidade curricular ser o próprio orientador, será nomeado pelo Conselho Científico outro investigador doutorado para o substituir em todas as suas funções.

Estrutura

A disponibilizar brevemente