Pós-Graduação em Digital Enterprise Management

Objetivos educativos

As organizações que procuram altos níveis de competitividade, rentabilidade e produtividade numa economia mais global e digitalizada, devem estar dotadas de competências, soluções e ferramentas de gestão mais sofisticadas. A mudança de paradigma, devido à disponibilidade de infraestruturas, plataformas e software disponibilizadas como um serviço (“as a service”) está a fornecer um acesso mais rápido e fácil a tecnologias que estavam disponíveis apenas para algumas organizações e que aceleram novas formas de gestão, com menores custos ou investimentos.

Atualmente, na Europa, estão em discussão resoluções para implementar um Mercado Único Digital e a nível local, em Portugal, a Agenda Digital. Alinhada com o plano estratégico Europa 2020, a "transformação digital" está em crescimento, exigindo novas competências de gestão que potenciem a gestão de informação proporcionada pelas novas tecnologias e modelos de distribuição.

É neste contexto que a Pós-Graduação em Digital Enterprise Management desenvolvida em parceria com Google, SAP e IDC, surge dando assim resposta à necessidade de formação superior de gestores enquanto líderes da “transformação digital” das suas organizações. 

Dirige-se a quadros superiores e profissionais que queiram aprofundar as suas competências de gestão de projetos de transformação do negócio baseados em novos modelos de digitalização e sistemas de informação. Entre os potenciais candidatos destacam-se os gestores de 1ª e 2ª linha de médias e grandes empresas, integradores de sistemas e consultoras, e profissionais de sistemas e tecnologias de informação.

Este curso tem como objetivos principais os seguintes: 

- Preparar os gestores responsáveis pela implementação da “transformação digital” nas suas organizações, enquanto líderes da mudança ao nível de processos, organização e recursos humanos;

- Apoiar na seleção e priorização das soluções tecnológicas e modelos de distribuição mais adequados para acelerar a rentabilidade e produtividade nas organizações;

- Oferecer acesso direto ao “state of the art” e fornecedores de referência nas tecnologias e modelos de distribuição, que potenciam a transformação digital.

Candidaturas - 3ª fase
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas da NOVA IMS, fazer o upload do Curriculum Vitae, realizar o pagamento da taxa de candidatura e submeter a candidatura no final, de 4 a 26 de janeiro de 2023. O processo de seleção dos alunos é feito com base na análise do currículo académico e profissional. 

Caracterização geral

Código DGES

4969

Ciclo

Cursos de pós-graduação

Grau

Não confere

Acesso a outros cursos

Coordenador

Tiago Oliveira, Jorge Manuel Carrola

Data de abertura

fevereiro de 2023

Número máximo de admissões

Propinas

4.100€

Horários

Pós-Laboral

Idioma de ensino

Inglês

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Para a atribuição do diploma de pós-graduação em Digital Enterprise Management, os alunos têm que realizar 60 ECTS dos quais 45 em unidades curriculares obrigatórias e as restantes 15 em optativas escolhidas pelos alunos de entre uma vasta oferta de unidades curriculares. 

Condições de acesso

Os requisitos para poder efetuar a candidatura são: licenciatura em área compatível (concluída até janeiro); Análise ao currículo académico e profissional do candidato.

Regras de avaliação

Estrutura

1º ano - semestre Outono
Código Nome ECTS
400095 Adoption Models 4.0
400096 Change Management 3.5
400150 Digital Transformation Capstone Project 7.5
400041 Online Collaboration Tools 7.5
Opções
200204 Análise de Redes Sociais 3.5
200191 Análise de Séries Temporais 4.0
200185 Análise Estatística 7.5
200186 Análise Multivariada Aplicada 7.5
200159 Atuariado Vida e Não-Vida 7.5
200012 Business Intelligence I 7.5
200261 Cidades Inteligentes e Sustentáveis 7.5
200201 Ciência dos Dados para Marketing 7.5
200032 DataBase Management Systems 7.5
200163 Desenho Experimental 4.0
200195 Desenvolvimento de Sistemas de Informação 4.0
400020 Direção de Sistemas de Informação 3.5
400021 Enterprise Cloud Mobility 7.5
200187 Estratégia e Inovação em Marketing 7.5
200197 Gestão de Marca 3.5
200014 Gestão de Processos de Negócio 7.5
200071 Gestão do Conhecimento 3.5
200070 Gestão dos Serviços de Tecnologias de Informação 4.0
200073 Gestão dos Sistemas de Informação 3.5
200193 Gestão e Armazenamento de Dados 4.0
200160 Investimentos Financeiros e Gestão de Carteiras 7.5
200196 Marketing Digital e Comércio Eletrónico 7.5
200189 Métodos Analíticos Descritivos em Marketing 7.5
400082 Métodos Analíticos Digitais 7.5
200088 Métodos de Previsão 3.5
200291 Métodos Descritivos de Data Mining 7.5
200165 Métodos Descritivos de Data Mining 7.5
200101 Operações Bancárias e Seguradoras 6.0
200192 Privacidade de Dados, Segurança e Ética 4.0
1º ano - semestre Primavera
Código Nome ECTS
400094 Big Data Analytics for Business 4.0
400153 Cloud and Mobility Solutions 3.5
400152 Digital Systems for Enterprise 4.0 7.5
400151 Digital Transformation Methodologies 7.5
Opções
200198 Análise de Dados Discretos 4.0
200205 Análise de Variância 4.0
200210 Arquiteturas de Sistemas de Informação 3.5
200167 Big Data Analytics 7.5
200269 Blockchain 4.0
200013 Business Intelligence II 7.5
200135 Cibersegurança 7.5
200170 Comportamento do Consumidor 7.5
400019 Customer Relationship Management Systems 7.5
200162 Data Visualization 7.5
400055 Enterprise Resource Management Systems 7.5
200049 Estudos de Mercado 7.5
200068 Gestão de Projetos de Informação 4.0
200217 Gestão de Projetos de Informação II 3.5
200069 Gestão de Risco 7.5
200268 Graph Analytics powered by Nokia 7.5
200146 Innovation Management and Design Thinking 7.5
400023 Liderança e Gestão de Pessoas 7.5
200188 Métodos Analíticos e Engenharia de Marketing 0.0
400081 Métodos Analíticos para Redes Sociais 7.5
200190 Métodos Analíticos Preditivos em Marketing 7.5
200090 Métodos Econométricos 7.5
200166 Métodos Preditivos de Data Mining 7.5
200097 Modelos de Solvência 7.5
200200 Otimização de Motores de Pesquisa 4.0
200296 Process Mining Powered By Nokia 7.5
200161 Riscos de Mercado e de Crédito 7.5
200184 Teoria e Métodos de Amostragem 7.5
200194 Transformação Digital 3.5