Especialização em Transformação Digital

Objetivos educativos

A especialização em Marketing Intelligence tem por principal objetivo fornecer uma formação pós-graduada equilibrada entre uma componente baseada nos instrumentos e metodologias de gestão de marketing e uma componente suportada nas metodologias e técnicas de análise e gestão de informação. Esta especialização faz agora parte do Mestrado em Data Driven Marketing - clique aqui para consultar este Mestrado.

Esta especialização visa a formação de gestores, técnicos e outros profissionais de marketing capacitados para liderar e orientar a recolha e organização, análise, exploração e disseminação de informação em marketing nas organizações.

Esta especialização dirige-se a todos aqueles que assumem funções e/ou responsabilidades na área dos Sistemas de Informação. Os gestores e técnicos que exercem funções nas áreas de Gestão da Organização e Informática, na Coordenação de Projectos de Sistemas de Informação, no Desenvolvimento de Sistemas de Informação, na Gestão da Informação, na Auditoria Informática, na Qualidade dos Sistemas de Informação ou na Gestão Estratégica dos Sistemas de Informação são, entre outros, alguns dos destinatários desta especialização.

O regime pós-laboral está particularmente vocacionado a profissionais que pretendem compatibilizar a frequência do mestrado com a sua atividade profissional.

O curso tem como objetivos específicos a formação de técnicos e gestores capazes de:

- Desenvolver estratégias, metodologias e instrumentos de gestão de marketing;

- Conhecer o comportamento dos clientes e conceber e gerir políticas de relacionamento com os mesmos;

- Dominar os processos e ferramentas utilizados para o armazenamento, organização e acesso à informação de marketing no contexto das organizações;

- Utilizar as diversas metodologias e ferramentas de exploração e análise, de forma a reduzir os níveis de incerteza associados à resolução de problemas de marketing;

- Conceber e desenvolver sistemas e tecnologias de informação que supram as necessidades de informação de marketing no contexto das organizações.

Candidaturas
Para a candidatura ser considerada completa terá de preencher o formulário disponível em Portal de Candidaturas da NOVA IMS, fazer o upload do Curriculum Vitae, realizar o pagamento da taxa de candidatura e submeter a candidatura no final, de 21 de junho a 21 de julho de 2022. O processo de seleção dos alunos é feito com base na análise do currículo académico e profissional. 

Caracterização geral

Código DGES

94343

Ciclo

Área de especialização

Grau

Mestre

Acesso a outros cursos

Coordenador

Fernando José Ferreira Lucas Bação

Data de abertura

setembro de 2022

Número máximo de admissões

Propinas

6.200€ (esta especialização faz parte do Mestrado em Data-Driven Marketing)

Horários

Pós-Laboral

Idioma de ensino

Inglês

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Para a conclusão da parte curricular é necessária a obtenção de um mínimo de 60 ECTS. A parte curricular do curso decorre durante dois semestres e corresponde ao diploma de pós-graduação na respectiva especialização.

A obtenção do grau de Mestre em Gestão de Informação, com especialização em Marketing Intelligence, implica a elaboração de uma dissertação de natureza científica ou um trabalho de projecto, originais e especialmente realizados para esse fim, ou um estágio de natureza profissional, objecto de relatório final, realizados durante o terceiro semestre do curso, a que correspondem 35 unidades de crédito adicionais.

Este percurso é um perfil de

Mestrado em Gestão de Informação

Condições de acesso

Os requisitos para poder efetuar a candidatura são: licenciatura em área compatível (concluída até setembro de 2021); Análise ao currículo académico e profissional do candidato.

Regras de avaliação

Estrutura

1º ano - semestre Outono
Código Nome ECTS
200012 Business Intelligence I 7.5
200297 Data Governance 3.5
200026 Data Mining I 7.5
200195 Desenvolvimento de Sistemas de Informação 4.0
400020 Direção de Sistemas de Informação 3.5
200288 Dissertação/ Trabalho de Projeto/ Relatório de Estágio 30.0
200299 Gestão da Mudança 4.0
200070 Gestão dos Serviços de Tecnologias de Informação 4.0
200073 Gestão dos Sistemas de Informação 3.5
200193 Gestão e Armazenamento de Dados 4.0
200301 Indústria 4.0 4.0
200192 Privacidade de Dados, Segurança e Ética 4.0
200300 Tecnologias Emergentes para a Inovação 3.5
200194 Transformação Digital 3.5
Opções
200191 Análise de Séries Temporais 4.0
200185 Análise Estatística 7.5
200307 Atuariado Não-Vida 3.5
200306 Atuariado Vida 4.0
200012 Business Intelligence I 7.5
200032 DataBase Management Systems 7.5
200026 Data Mining I 7.5
200163 Desenho Experimental 4.0
200195 Desenvolvimento de Sistemas de Informação 4.0
400020 Direção de Sistemas de Informação 3.5
200187 Estratégia e Inovação em Marketing 7.5
200299 Gestão da Mudança 4.0
200197 Gestão de Marca 3.5
200070 Gestão dos Serviços de Tecnologias de Informação 4.0
200073 Gestão dos Sistemas de Informação 3.5
200193 Gestão e Armazenamento de Dados 4.0
200301 Indústria 4.0 4.0
200160 Investimentos Financeiros e Gestão de Carteiras 7.5
400082 Métodos Analíticos Digitais 7.5
200088 Métodos de Previsão 3.5
200090 Métodos Econométricos 7.5
200300 Tecnologias Emergentes para a Inovação 3.5
200194 Transformação Digital 3.5
1º ano - semestre Primavera
Código Nome ECTS
200210 Arquiteturas de Sistemas de Informação 3.5
200013 Business Intelligence II 7.5
200135 Cibersegurança 7.5
200028 Data Mining II 7.5
200303 E-Business 4.0
200014 Gestão de Processos de Negócio 7.5
200068 Gestão de Projetos de Informação 4.0
200071 Gestão do Conhecimento 3.5
200302 Impacto Empresarial de Projetos Digitais 3.5
200298 Tomada de decisão orientada por dados 4.0
Opções
200186 Análise Multivariada Aplicada 7.5
200210 Arquiteturas de Sistemas de Informação 3.5
200167 Big Data Analytics 7.5
200269 Blockchain 4.0
200314 Blockchain & CryptoAssets  4.0
200013 Business Intelligence II 7.5
200135 Cibersegurança 7.5
200170 Comportamento do Consumidor 7.5
200028 Data Mining II 7.5
200162 Data Visualization 7.5
200308 Derivados Financeiros e Gestão de Risco 7.5
200303 E-Business 4.0
200049 Estudos de Mercado 7.5
200014 Gestão de Processos de Negócio 7.5
200068 Gestão de Projetos de Informação 4.0
200311 Gestão de Risco de Crédito 3.5
200071 Gestão do Conhecimento 3.5
200310 Gestão dos riscos de Mercado e de Liquidez 4.0
200268 Graph Analytics powered by Nokia 7.5
200302 Impacto Empresarial de Projetos Digitais 3.5
200146 Innovation Management and Design Thinking 7.5
400023 Liderança e Gestão de Pessoas 7.5
200196 Marketing Digital e Comércio Eletrónico 7.5
400081 Métodos Analíticos para Redes Sociais 7.5
200200 Otimização de Motores de Pesquisa 4.0
200296 Process Mining Powered By Nokia 7.5
400010 Recolha de Dados, Fontes Administrativas e Big Data 6.0
200184 Teoria e Métodos de Amostragem 7.5
200298 Tomada de decisão orientada por dados 4.0
2º ano - semestre Outono
Código Nome ECTS
200288 Dissertação/ Trabalho de Projeto/ Relatório de Estágio 30.0
200287 Metodologias de Investigação 5.0