Microeconomia
Objetivos
A Microeconomia ensina o uso de modelização económica, análise rigorosa e, quando possível, ferramentas analíticas para entender (i) como os agentes económicos escolhem onde empregar recursos escassos e (ii) a interacção das escolhas individuais na sociedade.
Caracterização geral
Código
1102
Créditos
7.5
Professor responsável
Antonieta Cunha e Sá | Catarina Alvarez
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
Precedência obrigatória:
- 1100. Introdução à Microeconomia
Bibliografia
O curso é baseado no livro Microeconomic Theory: Basic Principles and Extensions (Walter Nicholson and Christopher Snyder) Uma alternativa possível é Microeconomics: Theory and Applications with Calculus (Jeffrey Perloff)
Método de ensino
Cada turma tem duas aulas teóricas semanais. As aulas são dedicados à apresentação do material pelo instrutor, usando uma combinação de slides e notas no quadro. Os slides são disponibilizados antes da aula na plataforma moodle. Sempre que possível, utilizaremos FT.com e VoxEu.org materiais para motivar os conceitos e promover a discussão na sala de aula. As alunas e os alunas são encorajada(o)s a verificar o acesso ao FT antes das aulas começarem. Vamos também usar alguns jogos interativos para ilustrar alguns tópicos. Estes dão aos alunos experiência em primeira mão dos conceitos abordados no curso.
As aulas práticas têm lugar uma vez por semana e são dedicadas a resolver problemas algébricos e discutir a aplicação da vida real dos conceitos. Espera-se que a(o)s estudantes tentem resolver os problemas antes da aula, de preferência em grupos. Em cada aula prática, uma ou um estudante é selecionado pelo TA para resolver um dos problemas no quadro. Isto, juntamente com a participação na aula, permite que o TA extraia informação sobre se a preparação prévia da aluna ou do aluno para a sessão.
Método de avaliação
Teste intermédio 20%
Exame final 50%
Questionários de escolha multipla no moodle, de duas em duas semanas: 10%
Trabalho de grupo: 20%
Conteúdo
1 - Teoria do Consumidor
2 - Teoria do Produtor
3 - Concorrência Perfeita
4 - Monopólio
5 - Mercado de Trabalho
6 - Economia Política
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: