Microeconomia Avançada
Objetivos
O objetivo principal da disciplina é fornecer as ferramentas mais avançadas para análise microeconómica, incluindo a análise de equilíbrio geral e de bem-estar, identificação de falhas de mercado e possíveis soluções políticas, modelagem de interação estratégica e escolha sob incerteza e aplicação dessas ferramentas a situações de informação assimétrica.
Caracterização geral
Código
1111
Créditos
7.5
Professor responsável
Paulo Côrte-Real
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
Precedência obrigatória:
- 1100. Introdução à Microeconomia
Bibliografia
Prajit K. Dutta, Strategies and Games - Theory and Practice, 1999, MIT Press Hal Varian, Intermediate Microeconomics: a Modern Approach, Norton, New York, 9th edition, 2014
Método de ensino
Em cada semana haverá duas aulas teóricas ( de 1.5 horas cada) e uma aula prática (também de 1.5 horas). Espera-se que alunas/os participem nas aulas teóricas, compreendendo conceitos, modelos e hipóteses subjacentes, e nas aulas práticas, participando ativamente na resolução de problemas e aplicações a situações reais.
Método de avaliação
O Exame Final é obrigatório e deve abranger todo o período do curso. O seu peso na nota final pode situar-se entre 30 a 70%. O restante da avaliação pode consistir em participação de turmas, exames intercalares, em provas de aulas, etc. No geral, escrito na avaliação de aulas (exame final, exame intercalar) deve ter um peso de pelo menos 50%.
A nota final no período regular de exame (incluindo a melhoria da nota) baseia-se em: Um Exame Final
B Questionários intercalares (obrigatórios) C Questionários online
A nota final será de 0,6A + 0,3B+0.1C se A ? 8.0; A se A < 8.0
A nota final no período de Exame de Resit baseia-se exclusivamente no Exame de Resit.
Período de exame regular
Elementos de avaliação contínua (e seus pesos):
Quizzes: 10%
Intercalar: 30% Exame final (e seu peso):
60%
Período de exame de resit
Avaliação contínua (e seus pesos) se diferente de 100%:
Exame final (e o seu peso):
100%
Melhoria de grau no período regular de exame
Avaliação contínua (e seus pesos) se diferente de 100%:
Quizzes: 10%
Intercalar: 30% Exame final (e seu peso):
60%
Melhoria de grau no período de exame de resit
Avaliação contínua (e seus pesos) se diferente de 100%:
Exame final (e o seu peso):
100%
Conteúdo
1. Equilíbrio Geral e Bem-Estar
2. Externalidades e bens públicos
3. Teoria do Jogo
4. Incerteza
5. Informações assimétricas
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: