Contabilidade de Gestão

Objetivos

Esta disciplina tem como objetivo dotar os alunos com conhecimentos sobre a informação que as empresas devem produzir com vista à valorização dos seus stocks, apoio a processos de decisão dos gestores e, ainda, ao planeamento, controlo e avaliação de desempenho das suas atividades. Especial atenção é dada ao desenho, uso e papel da informação contabilística na gestão das atividades organizacionais.

Caracterização geral

Código

1202

Créditos

7.5

Professor responsável

Marta Almeida

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português e Inglês

Pré-requisitos

Recedência obrigatória:

- 1201. Contabilidade Financeira

Bibliografia

Drury, C. (2018) Gestão e Contabilidade de Custos, 10ª Edição, South-?Western / Cengage Learning (ISBN 9781473748873);

Bhimani, A., Horngren, C.T., Datar, S.M. e Rajan, M. (2015) Gestão e Contabilidade de Custos, 6ª Edição, Pearson (ISBN 978-129?206?346?1);

Garrison,R., Noreen, E. e Brewer, P. (2014) Managerial Accounting, 15th Edition, McGraw-Hill (ISBN 007-8-0256-3x).

Método de ensino

O curso inclui palestras e tutoriais. As palestras (uma por semana) consistem em apresentações sobre os aspetos teóricos de cada tema, bem como aplicações a situações da vida real. Os folhetos de powerpoint serão fornecidos aos alunos que cobrem todos os tópicos. Os tutoriais (dois por semana) baseiam-se em exercícios e discussões com os alunos para que possam desenvolver os conhecimentos teóricos e práticos sobre os conceitos, os sistemas e práticas de contabilidade de gestão.
Durante o curso serão adotados os seguintes métodos de ensino e aprendizagem:
Exposição, à apresentação dos quadros teóricos de referência;
Participativo, com análise e resolução de casos e problemas de candidatura;
Ativo, com a realização de obras individuais.
Autoestudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, como está previsto no planeamento de aulas.

Estes métodos de ensino e aprendizagem destinam-se ao desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitem cumprir cada um dos objetivos de aprendizagem descritos anteriormente.

Método de avaliação

Os alunos têm de fazer um teste intermédio, a meio do semestre (30%) e um exame final (70%), que abrange todo o conteúdo da unidade curricular. Para obter a aprovação, o aluno deve obter pelo menos 8,5 valores em 20, no exame final, e, pelo menos, 9,5 valores em 20 como a nota final do curso.

Conteúdo

Introdução à Contabilidade de Gestão
Âmbito e objetivos da Contabilidade de Gestão
Termos, conceitos e classificações de custos
Conceitos de custos nas empresas de fabrico: custo das mercadorias fabricadas e custo dos bens vendidos
Conta de resultados por função
Avaliação de Inventário e Medição de Lucros
Atribuição de custos:
Taxas únicas versus múltiplas taxas de atribuição de despesas gerais
Sistemas de custos tradicionais
Sistema de custos ABC
Custo do trabalho e custo do processo
Informação para tomada de decisão
Sistemas alternativos de acumulação de custos
Descrição
Vantagens e desvantagens
Análise custo-volume-lucro
Objetivos
Ponto de rutura
Margem de segurança
Mistura de produtos
Custos e receitas relevantes
Objetivos
Exemplos
Informação para Planeamento e Controlo
Orçamentação
O processo de planeamento
Objetivos e importância da orçamentação
Custos padrão e análise de variação
Objetivos
Cálculo de variações
Identificação das causas das variações e das ações corretivas a implementar