Sistemas de Informação

Objetivos

O objetivo do curso é fornecer uma visão abrangente, porém detalhada, sobre o que é a tecnologia e organização IS / IT em qualquer pequena ou grande corporação nacional ou global, e como a tecnologia e IS pode ser usada como alavanca para promover o negócio. Focado naqueles que irão juntar-se a grandes organizações, mas também aos empresários que pretendem iniciar os seus próprios negócios e precisam de uma visão sobre como o IS / IT podem ajudá-los nesse processo.

Caracterização geral

Código

1208

Créditos

7.5

Professor responsável

Paulo Faroleiro

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português e Inglês

Pré-requisitos


Bibliografia

Kenneth C. Laudon, Jane P. Laudon, Management Information Systems, 15th Edition, Pearson, 2018 – Global Edition

Método de ensino

Palestras Teóricas e Aulas Práticas com discussão de casois IS/IT e investigação de estudantes.

Participação em Classe
Objetivo
Na aula a participação será usada para garantir que os alunos estão a acompanhar o conteúdo do curso e a avaliar a sua melhoria. Toda a participação dos alunos será contabilizada.
Nota de participação
Será responsável pela sua nota final. Mais especificamente, 5% nas aulas teóricas e 10% nas aulas práticas.

Sistema de pontuação
Aulas práticas – A cada 2 semanas terá de concluir um questionário sobre um caso no Moodle (ver secção de Exercícios Classificados). Na semana seguinte, discutirá na aula o caso de ter sido testado. Todos os alunos são convidados a participar na discussão para contar para a avaliação contínua. A ausência injustificada para qualquer caso de discussão significará uma nota zero para a participação dessa classe. As notas de participação nas aulas basear-se-ão na sua contribuição e contribuição positiva para a discussão. Por favor, use uma etiqueta de nome para tornar a classificação mais fácil durante a discussão das aulas.

Aulas teóricas – As classes teóricas terão um sistema semanal semelhante ao apresentado acima. No entanto, em vez de ter uma discussão sobre os questionários anteriormente feitos, terá de discutir um caso específico, vídeo ou texto previamente carregado que terá de ler e preparar-se para discussão nas aulas. Esta preparação significa responder a perguntas específicas sobre Moodle.
Por favor, use uma etiqueta de nome para tornar a classificação mais fácil durante a discussão das aulas.


Método de avaliação

Período de exame regular
Participação nas aulas: 15% da nota final (5% em Aulas Teóricas, 10% em Aulas Práticas)
Exercícios Classificados (quizzes) (GE 1..12): 15% da nota final (melhor 8 em 12)
Projeto: 20% da nota final (grupo)
Exame Final: 50% da nota final (individual)

Os alunos que participarem no Exame Regular terão de considerar a Nota de Avaliação Contínua.
Neste caso, um aluno aprova se tem uma nota final (média ponderada) superior ou igual a 50%, com uma nota mínima de 42,5% no exame.

Grau de exame ? 42. 5%
o Grau Final = (Grau de Exame) × 50% + (Grau de Projeto) × 20% + (melhor 8 de 12 graus GE) × 15% + (em ? Participação de Classe) × 15%
Grau de exame < 42. 5%
o Grau Final = Grau de Exame

Um aluno aprova se:

Tem uma nota de exame superior ou igual a 42,5%.
Tem uma nota final superior ou igual a 50%.

Período de exame de resit
Os alunos que assistirem ao Exame de Resit terão considerado apenas os 100% da nota de exame de resit.
Neste caso, um aluno aprova se tem uma nota final superior ou igual a 50%.

Melhoria de Grau no Período Regular
Os alunos que frequentarem o Exame Regular de Melhoria de Notas terão considerado o Exame de 100%.
Neste caso, um aluno aprova se tem uma nota final superior ou igual a 50%.

Melhoria de Grau no Período de Resit
Os alunos que frequentarem o Exame de Resit para MelhorAmento de Notas terão considerado o Exame de 100%.

Neste caso, um aluno aprova se tem uma nota final superior ou igual a 50%.

Conteúdo

Como é que os sistemas de informação estão a transformar os negócios e qual é a sua relação com a globalização. Porque é que os sistemas de informação são tão essenciais para gerir e gerir um negócio hoje em dia. O que é exatamente um sistema de informação e como funciona. Quais são a sua gestão, organização, componentes tecnológicos e ativos complementares. Por que razão os ativos complementares são essenciais para garantir que os sistemas de informação forneçam um valor genuíno para uma organização. Quais são as disciplinas académicas usadas para estudar sistemas de informação. Como cada um contribui para a compreensão dos sistemas de informação. O que é uma perspetiva sociotécnica dos sistemas.

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